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Jair Bolsonaro veta renegociação de dívidas para MEIs, micro e pequenas empresas

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O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto que previa a criação de um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (7).

De acordo com a assessoria do relator do texto na Câmara, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), o projeto beneficiaria cerca de 16 milhões de empresas que, juntas, poderiam renegociar uma dívida de R$ 50 bilhões.

Bolsonaro justificou que a proposta incorre em vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, uma vez que, ao instituir o benefício fiscal, implicaria em renúncia de receita.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em dezembro. Vetos de presidente são analisados pelo Congresso, que tem o poder de derrubá-los. Se isso acontecer, o projeto vira lei.

As discussões sobre o veto motivaram uma disputa interna no governo. A expectativa era pela sanção, o que não ocorreu. A equipe econômica, que acabou vitoriosa, era a favor do veto, enquanto a ala política da equipe do presidente defendia a sanção.

Na live de quinta-feira (6), o presidente comentou com assessores que queriam que ele “vetasse o Simples Nacional”.

O que diz o projeto

O programa foi batizado de Renegociação em Longo Prazo de débitos para com a Fazenda Nacional ou devidos no âmbito do Simples Nacional (Relp). Pelo texto, o prazo para adesão se encerraria um mês após a sanção da proposta.

O projeto beneficiaria, inclusive, empresas que estivessem passando por recuperação judicial. Pela proposta, as empresas poderiam dar uma entrada em até oito vezes. O valor da entrada variava de acordo com a queda de faturamento dos empresários.

O prazo para pagamento das dívidas era de 180 meses após o pagamento da entrada. As parcelas teriam vencimento entre o último dia do mês seguinte à publicação da lei e o último dia do oitavo mês após a publicação.

Os descontos poderiam chegar a 90% nas multas e nos juros e a 100% no caso dos encargos legais, a depender das perdas das empresas no ano passado.

Produção de veículos tem alta de 11,6% em 2021, diz Anfavea

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Imagem: Reprodução internet

A produção de veículos cresceu 11,6% em 2021, segundo o balanço divulgado hoje (7) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Foram fabricadas no ano passado 2,24 milhões de unidades, enquanto em 2020 as montadoras produziram 2,01 milhões de veículos. Em dezembro a produção teve leve alta (0,8%) em relação ao mesmo mês de 2020, com a montagem de 210,9 mil unidades.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, destacou que no final do ano as montadoras fizeram um esforço para contornar os problemas enfrentados nos últimos meses com a falta de componentes em todo o mundo.

“A gente conseguiu puxar a produção em dezembro, trazendo peças, falando com fornecedores, ligando para as nossas matrizes para disponibilizarem semicondutores, de tal forma que a gente pudesse entregar o máximo possível para atender a fila de espera”, disse.

Vendas

As vendas tiveram alta de 3% ao longo do ano passado, com a comercialização de 2,12 milhões de unidades. Em dezembro, no entanto, foi registrada uma queda de 15,1% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2020, com o licenciamento de 207,1 mil unidades.

Automóveis

A produção de automóveis e veículos comerciais leves teve alta de 8,7% em 2021, com a fabricação de 2,07 milhões de unidades. Em dezembro, a produção teve uma ligeira retração (0,4%) em relação ao mesmo mês de 2020, com a montagem de 197,1 mil unidades.

As vendas desses segmentos registram uma pequena queda (1%), com a comercialização de 1,72 milhão de automóveis e veículos comerciais leves. Em dezembro, a retração nas vendas chegou a 22,3% em comparação com o mesmo mês de 2020.

Caminhões

A produção de caminhões teve alta de 74,6% em 2021. Foram fabricadas ao longo do ano passado 158,8 mil unidades. Em dezembro, a produção de caminhões ficou em 12,4 mil unidades, 18,2% a mais do que o mesmo mês do ano anterior.

As vendas de caminhões cresceram 43,5% ao longo do ano passado, com a comercialização de 128,7 mil unidades do segmento. Em dezembro, os licenciamentos tiveram expansão de 20,8%, com a venda de 11,8 mil unidades.

Exportações

As exportações de veículos cresceram 16% em 2021 em comparação com o ano anterior, com a comercialização de 376,4 mil unidades para o exterior. Em dezembro, o crescimento ficou em 8,3% em relação ao mesmo mês de 2020, com a exportação de 41,6% unidades.

Emprego

A indústria automotiva chegou ao final do ano passado com 103,3 mil funcionários, uma retração de 1,5% em relação a novembro de 2020 e de 0,2% comparando com o nível emprego no final de 2020. Moraes atribuiu a redução a adoção de planos de demissão voluntária em algumas empresas e ao encerramento de contratos temporários de trabalho.

Previsões

A previsão da Anfavea é de que as vendas de veículos cresçam 8,5% em 2022 e a produção tenha uma alta de 9,4% neste ano. Para as exportações, a expectativa é de expansão de 3,6%.

O presidente da associação patronal lembrou que as incertezas causadas pela pandemia de covid-19 continuam a dificultar as estimativas sobre o futuro, mas que a indústria espera um crescimento “moderado” para este ano.

Fiocruz produzirá vacinas 100% nacionais contra covid-19

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Foto: Leonardo Oliveira/FioCruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão na fabricação da vacina contra covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pela própria fundação. A publicação está na Resolução RE 35/2022 da Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa, desta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. “Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil”, informou a agência em nota.

A vacina contra covid-19 oferecida pela Fiocruz será produzida com todas as etapas realizadas no Brasil com o IFA nacional. “Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricada no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”, acrescentou o órgão.

Em maio de 2021 a Anvisa já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde então a Fiocruz vinha realizando a produção de lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina covid-19 (recombinante).

Com a decisão desta sexta-feira (7) a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado foi concluída. A vacina está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.

Anvisa libera o décimo produto medicinal à base de cannabis

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Imagem: Reprodução internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta sexta-feira (7), a resolução com a autorização sanitária do décimo produto medicinal à base de cannabis – extrato de cannabis sativa Greencare 79,14 MG/ML, da Greencare Pharma. 

A autorização foi dada com base na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que avalia se podem ser disponibilizados à população brasileira produtos fabricados por empresas certificadas quanto às boas práticas de fabricação, que foram totalmente analisados em relação à sua qualidade e adequabilidade para uso humano.

Até o momento, os produtos medicinais à base de cannabis aprovados pela Anvisa são: Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL); Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL); Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL); Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL); Canabidiol Verdemed (50 mg/mL); Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/mL); Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/mL); Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL); Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/mL), e Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/ml).

Projeto de Nilda Gondim prevê implantação de ciclovias nas rodovias estaduais e federais do País

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Tramita na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal o Projeto de Lei nº 3084/2021, de autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), que dispõe sobre a implantação de infraestrutura cicloviária de caráter não-municipal nos trechos das rodovias federais e estaduais brasileiras onde haja tráfego expressivo de ciclistas, ou que apresentem forte potencial de realização de deslocamentos por bicicletas.

 

Apresentado no dia 08 de setembro de 2021 e aguardando designação de relator na CSI para que seja dada sequência à sua tramitação, o PL 3084/2021 foi idealizado com a finalidade de viabilizar a garantia de maior segurança e infraestrutura adequada ao transporte por bicicletas, que além de se constituir num meio de transporte barato e limpo do ponto de vista ambiental, ainda contribui para a promoção da saúde física e mental dos seus usuários.

 

Para viabilizar a implantação das ciclovias nas rodovias federais e estaduais, o projeto altera a Lei nº 12.587/2012 (Lei da Mobilidade Urbana) para determinar que as competências nela estabelecidas também se aplicam ao planejamento, fiscalização e implantação de infraestrutura cicloviária de caráter intermunicipal, interestadual ou internacional. Também está prevista alteração na Lei nº 12.379/2011 (Lei do Sistema Nacional de Viação), determinando-se que “compete à União implantar infraestrutura cicloviária nos trechos sob sua responsabilidade”.

 

Nos termos do PL 3084/2021, “o Subsistema Rodoviário Federal compreenderá todas as rodovias e infraestruturas cicloviárias administradas pela União, direta ou indiretamente, cabendo-lhe implantar infraestrutura para ciclovias nos trechos sob sua responsabilidade que tenham tráfego expressivo de ciclistas, ou que apresentem forte potencial de realização de deslocamentos por bicicletas.

 

Lacuna – Justificando a iniciativa, a senadora Nilda Gondim explicou que a Lei da Mobilidade Urbana deixa uma lacuna ao restringir as ciclovias à responsabilidade municipal, sem exigência relativa às rodovias federais ou mesmo estaduais. “É necessário apontar que, embora a Lei da Mobilidade Urbana já destaque a importância da construção dessa infraestrutura no interior do Distrito Federal e dos municípios, a situação é menos clara nas ligações sob competência estadual e federal. Trata-se, portanto, da lacuna que este projeto pretende preencher”, explicou.

 

A senadora observou que a bicicleta é um veículo com inúmeras vantagens: baixo custo de aquisição em relação aos veículos automotores; baixíssimo impacto ambiental; melhoria das condições de saúde do ciclista; ausência de ruído; pouca captura de espaço urbano para vias e estacionamentos, baixíssima letalidade decorrente dos acidentes quando não envolvem veículos automotores etc.

 

“O uso do transporte por bicicletas, entretanto, está aquém das possibilidades do Brasil, país que não apresenta frio extremo e tem longos períodos de seca em grande parte do seu território”, comentou Nilda Gondim, acrescentando que “um dos maiores limitantes à popularização da bicicleta como meio de transporte, e não apenas lazer, diz respeito à baixa disponibilidade de infraestrutura cicloviária que possa oferecer a segurança e o conforto que o ciclista espera encontrar em seu deslocamento diário”.

Prefeitura disponibiliza testagem de Covid-19 em quatro pontos estratégicos da Capital neste sábado

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover, neste sábado (8), a campanha Diagnostica João Pessoa, ofertando testagem de Covid-19 em quatro pontos estratégicos da Capital. Ao todo, serão disponibilizados cerca de 2 mil testes, distribuídos no Busto de Tamandaré, Mangabeira Shopping, UPA Oceania e UPA Valentina.

De acordo com o secretário executivo de Saúde, Luís Ferreira Filho, o objetivo da campanha é manter o controle dos casos de Covid-19, evitando o avanço do coronavírus. “Vamos estar em quatro pontos da nossa cidade, inclusive as duas unidades de pronto atendimento com maior procura. Nossa intenção é flagrar casos assintomáticos ou sintomáticos e, no caso da testagem nas UPAs, identificar dentre as pessoas com síndrome gripal, quem está com Covid-19”, afirmou.

Nas UPAs Oceania e Valentina, a testagem acontecerá das 8h às 16h. No Mangabeira Shopping, o atendimento ao público será das 15h às 20h. Já no Busto de Tamandaré, em Tambaú, os testes estarão disponíveis à população das 16h às 22h.

Durante a ação, serão utilizados os testes Rt PCR Antígeno e, para os casos positivos, serão utilizados também os testes Rt PCR para fazer o seqüenciamento viral. Os casos positivos para Covid-19 serão orientados por médicos da rede municipal de saúde.

Horários e locais da testagem:

UPA Oceania – 8h às 16h
UPA Valentina – 8h às 16h
Mangabeira Shopping – 15h às 20h
Busto de Tamandaré – 16h às 22h

Sine-PB disponibiliza 139 vagas de emprego em sete cidades paraibanas

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Imagem: Reprodução internet

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (10), 139 oportunidades de emprego em sete municípios paraibanos. Há vagas disponíveis em João Pessoa (82), Campina Grande (34), Santa Rita (15), além de Guarabira (cinco), Bayeux, Cabedelo e São Bento com  disponibilidade de uma vaga cada uma dessas cidades.

Em João Pessoa está o maior número de vagas, com ofertas para os cargos de costureira de máquina industrial, encanador, vendedor de serviços e vendedor pracista, sendo 10 vagas para cada uma das ocupações. Na cidade de Campina Grande estão disponíveis 34 oportunidades, destaque para os cargos de vendedor porta-a-porta (cinco) e recepcionista atendente (quatro).

Já em Santa Rita, o posto de Sine/PB disponibiliza 15 vagas para diversos cargos. No município de Guarabira são cinco vagas, sendo três para o cargo de assistente administrativo.

Atualmente, o Sine-PB possui 14 postos de atendimento em funcionamento, dos 15 existentes. Estão em funcionamento as unidades dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita e Cabedelo. Apenas o Sine Estadual de Patos segue fechado.

O atendimento no posto Sine localizado na Duque de Caxias, em João Pessoa, ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, por ordem de chegada.

São distribuídas 150 fichas para consulta de emprego e 50 para o seguro desemprego. Os atendimentos nos postos Sine das Casas de Cidadania seguem o horário de funcionamento dessas unidades.
O Sine-PB realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Serviço:

Sine-PB

Endereço: Rua Duque de Caxias, 305 – Centro – João Pessoa (próximo ao Shopping Terceirão).

Telefones de contatos:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 3253-2818
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Auxiliares de Governo que irão disputar as eleições serão substituídos, revela Cícero; assista

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O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, mandou um recado para seus auxiliares de governo nesta sexta-feira (7). Segundo o gestor, esses auxiliares que tem pretensão em disputar as eleições deste ano, serão substituídos dos quadros da prefeitura.

O prefeito disse que vem mantendo conversas com estas pessoas e que eles já tem o conhecimento de que serão substituídos. O prefeito só não revelou quando fará essa substituição.

Há poucos dias Cícero reuniu todo o seu secretariado para fazer uma avaliação da sua gestão em 2021 e programa metas para 2022.

Abaixo o vídeo da entrevista com o prefeito Cícero Lucena.

 

Cícero cancela carnaval de rua em João Pessoa e cita aumento de internações em hospitais; ouça

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O prefeito Cícero Lucena anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), que os eventos carnavalescos da cidade serão realizados em espaço restrito em 2022. A ideia é reduzir o público de forma que se possa haver controle, fiscalização e testagem de vacinados e dos protocolos sanitários. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“A Prefeitura tem trabalhado sempre com planejamento e responsabilidade. A chegada da nova cepa tem nos levado a ter maior cautela. Já há casos na Paraíba, a propagação dessa variante é rápida e achamos prudente levantar nossa preocupação no que se refere ao Folia de Rua e Carnaval Tradição. São eventos abertos, onde seria difícil qualquer tipo de controle. Conversamos com este setor e foi um consenso que deveríamos remodelar estas festividades”, declarou.

O primeiro espaço pensado pelo grupo para as festas foi o Espaço Cultural, cuja viabilidade será avaliada junto ao Governo do Estado. Os locais, datas e a programação oficial serão informados posteriormente.

No que se refere aos decretos que regulamentam a flexibilização de forma geral na cidade, o prefeito destacou que é cedo para antecipar. “Temos tomado as precauções para evitar mais restrições. Temos 25 mil testes Covid que estarão disponíveis amanhã em quatro pontos da cidade, avançamos na vacina e estamos planejando um aumento de leitos caso venha ser preciso”, destacou Cícero.

O novo formato do Folia de Rua deve remeter aos antigos carnavais de clube. “Teremos a mesma alegria e a mesma irreverência. A nossa expectativa é que tenhamos bailes voltados para a pessoa com deficiência, para os idosos, para as crianças e outro para o público geral”, explicou o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega.

O presidente da Liga do Carnaval Tradição de João Pessoa, Pedro Cândido, ressaltou que esta é a primeira vez que uma decisão tão importante é tomada de forma coletiva, envolvendo a Liga. “Esse entendimento é inédito na nossa história. Pela primeira vez a coisa não partiu de cima. Ele ouviu nossas propostas e acatou. Será um carnaval diferenciado e que vai ficar marcado”, afirmou.

Estiveram presentes no anúncio os secretários municipais da Saúde, Margareth Diniz, do Turismo, Daniel Rodrigues, e o diretor da Funjope, Guga MoovJampa.

 

Banco Bradesco é condenado a pagar indenização por contrato de empréstimo

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Por considerar que houve defeito na prestação do serviço, não tendo sido comprovada a celebração do contrato de empréstimo, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba reformou sentença oriunda da 1ª Vara Mista da Comarca de Itaporanga para condenar o Banco Bradesco ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 5 mil. A relatoria do caso foi do juiz convocado Aluízio Bezerra Filho.

No processo nº 0802014-49.2018.8.15.0211, a cliente relatou jamais ter realizado qualquer negócio com o banco, no entanto, existia um empréstimo consignado, em seu nome, descontados diretamente na sua conta salário, no valor de R$ 160,41.

O Banco Bradesco, por sua vez, alegou que o empréstimo foi devidamente solicitado pela parte autora e que não há comprovação dos danos morais.

No exame do caso, o relator observou que “restando comprovada a conduta ilícita e comissiva por parte do apelado, bem como demonstrado o seu nexo de causalidade com o nítido prejuízo de cunho moral sofrido pela autora/apelante, existente o dano moral e, consequentemente, o dever de indenizar”.

No Primeiro Grau o valor da indenização foi fixado em R$ 2 mil. No entanto, o relator decidiu majorar para R$ 5 mil “considerando a gravidade do ato ilícito praticado contra a autora, o potencial econômico da ofensora, o caráter punitivo compensatório da indenização e os parâmetros adotados em casos semelhantes”.

Da decisão cabe recurso.