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Mersinho Lucena descarta saída de Cícero do PP e cita Jhony Bezerra como um bom nome para vice do pai em caso de candidatura para governador

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O deputado federal Mersinho Lucena (PP), dispensou a possibilidade de Cícero Lucena sair do Partido Progressista para concorrer ao Governo da Paraíba em 2026. Segundo ele, o partido nunca colocou essa imposição e essa será uma discussão do grupo.

O parlamentar disse que a discussão sobre filiação ao PSB nunca foi tratada como condição ou exigência para uma possível disputa majoritária.

Mersinho colocou o nome a disposição para ser candidato a vice-governador ou a senador. Questionado qual seria a opção do grupo entre ele e seu pai, o deputado disse “que tanto faz, não temos vaidade por cargo”. Mas ressaltou que é importante que o seu nome ou do pai estarem no grupo em 2026.

Mersinho enfatizou que acha importante que o rumo das eleições de 2026 seja “desenhado” antes do São João, mesmo que não seja já a chapa majoritária e citou o caso da senadora Daniela Ribeiro. “Se a senadora Daniela Ribeiro é candidata a reeleição ou não”.

O deputado comentou sobre as visitas que o prefeito Cícero Lucena tem feito em diversas cidades da Paraíba ao lado de  Jhony Bezerra e respondeu se os dois poderiam formar uma chapa para 2026.

“Sem dúvidas, como eu falei, todo o processo de montagem de uma chapa, tem que ter a questão partidária e também geopolítica”. Mersinho afirmou que o médico seria um bom nome para vice de Cícero.

PolêmicaPB

Vigilância Sanitária alerta população e dá dicas para escolha do melhor pescado

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A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) chama a atenção da população para os cuidados que devem ser tomados na hora da compra do pescado, onde a procura pelo alimento tem um aumento considerável neste período da Semana Santa. Não só a característica do pescado deve ser levada em conta, mas também o ambiente onde o produto é comercializado e como ele é exposto para a venda.

Victor Viana, gerente da Vigilância Sanitária, explicou que ao comprar peixes em feiras livres, é essencial que o consumidor observe com atenção o estado do alimento, como cor e cheiro. “Peixes frescos devem ter guelras vermelhas, brilhantes e com aparência saudável. Também é importante verificar o cheiro: se estiver muito forte ou azedo, é sinal de que o peixe não está próprio para o consumo. No caso dos peixes secos, é preciso garantir que estejam totalmente secos, com carne firme, clara e sem manchas ou pintas. Já os peixes congelados devem estar com aparência preservada, sem alterações de cor, manchas ou sinais de deterioração”, alertou.

De acordo com o chefe de Inspeção da Vigilância Sanitária de João Pessoa, Ítalo Nóbrega, o consumidor deve levar em conta também as condições de higiene e limpeza do estabelecimento onde está sendo comercializado o pescado. É necessário observar os expositores onde os produtos estão armazenados e se os alimentos estão sob refrigeração.

“O pescado deve ser mantido numa câmara fria ou com uma espessa camada de gelo, no sentido de que seja mantida a temperatura adequada do produto. O consumidor deve estar sempre atento aos detalhes que foquem nas boas condições de higiene e limpeza, lembrando que as recomendações valem tanto para os peixes como também camarões, crustáceos, entre outros pescados, inclusive do bacalhau”, pontuou.

Orientações básicas – As orientações básicas para uma boa compra de pescado vão desde a observação da limpeza e organização do local de venda, até a checagem se o manipulador está bem asseado (com touca, unhas cortadas, sem enfermidades, adornos), conferindo ainda se há lavatório de mãos no local.

Sobre o pescado em si, quando fresco, devem estar armazenado sob refrigeração ou disposto com uma espessa camada de gelo para manter a temperatura adequada. Os peixes devem apresentar olhos brilhantes e salientes, pele úmida com escamas e guelras bem aderidas, brânquias com cor que pode variar da cor rosa ao avermelhado. O odor deve ser típico do pescado, indicando que está fresco.

No caso de produtos embalados, devem possuir a designação do produto de forma clara e de fácil leitura, contendo o tipo ou a espécie. As embalagens devem possuir selos de inspeção SIF, SIE ou SISB. A embalagem também deve estar íntegra, sem amassados, rasgos ou furos.

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para concurso público com mais de 400 vagas na área da Educação

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A Prefeitura de João Pessoa abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público na área da Educação. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link próprio do certame no endereço eletrônico www.idecan.org.br, até as 23h59 do dia 14 de maio de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.

Estão sendo ofertadas 403 vagas, sendo 376 para ampla concorrência e 27 para Pessoas com Deficiência (PcD). O salário é de R$ 4.567,31. Há vagas para os cargos de professor de Educação Básica I; professor de Educação Básica II; assistente social escolar; psicólogo escolar; pedagogo e bibliotecário. As provas serão objetiva e de títulos.

“A Prefeitura de João Pessoa realiza mais um grande concurso, desta vez na área da Educação para ampliar seu quadro de servidores efetivos com profissionais qualificados, para que a cidade avance com uma educação cada vez mais de qualidade. O prefeito Cícero Lucena segue construindo mais escolas e creches, ampliando a rede, e os profissionais que tiverem interesse em participar deste concurso devem aproveitar a oportunidade, fazer a inscrição e se preparar para as provas”, afirmou o secretário de Administração (Sead), Valdo Alves.

Provas – As provas objetivas serão realizadas no dia 29 de junho deste ano. A duração da prova será de quatro horas e o gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte. A publicação do resultado definitivo das provas objetivas será no dia 11 de agosto.

A banca organizadora do concurso é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Confira o edital completo no link.

Confira as informações sobre cargos e vagas:

Assistente social escolar – 9 vagas

Bibliotecário – 2 vagas

Pedagogo – 55 vagas

Psicólogo escolar – 9 vagas

Professor da Educação Básica I – 155 vagas

Professor da Educação Básica II Artes Visuais – 5 vagas

Professor da Educação Básica II Ciências – 18 vagas

Professor da Educação Básica II Dança – 5 vagas

Professor da Educação Básica II Educação Física – 18 vagas

Professor da Educação Básica II Ensino Religioso – 20 vagas

Professor da Educação Básica II Geografia – 14 vagas

Professor da Educação Básica II História – 12 vagas

Professor da Educação Básica II Inglês – 30 vagas

Professor da Educação Básica II Matemática – 21 vagas

Professor da Educação Básica II Música – 5 vagas

Professor da Educação Básica II Português – 20 vagas

Professor da Educação Básica II Teatro – 5 vagas

Inscrições: 14/04 a 14/05/25

Site inscrição: www.idecan.org.br

Total de vagas: 403 (376 ampla concorrência e 27 PcD)

Dia da prova: 29/06/25

Salário: 4. 567,31

Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio. Veja o que muda

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações que serão feitas em 2026. O Congresso Nacional tem agora 120 dias para analisar a medida.

De acordo com a norma publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14 de abril, brasileiros que ganham até dois salários mínimos por mês (R$ 3.036) seguirão isentos de Imposto de Renda. Para quem ganha acima de R$ 3.036, a tributação começa a incidir em “faixas” – que chegam a um imposto de 27,5% sobre a renda mensal que ultrapassar os R$ 4.664,68.

As pessoas que ganham até dois salários mínimos já eram isentas em anos anteriores. No entanto, o governo precisou atualizar a tabela do IR em razão do novo mínimo de R$ 1.518, estabelecido com a publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. Sancionada pelo presidente Lula no último dia 10 de abril, a LOA estabeleceu aumento real de 2,5% em comparação com o valor que vigorou no ano passado, mantendo o compromisso do governo Lula de reajuste do mínimo acima da inflação.

INFOGRÁFICO | Veja a Tabela Progressiva Mensal do IR

ISENÇÃO ATÉ R$ 5 MIL — Para 2026, o Governo Federal já havia enviado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL nº 1087/25) que eleva a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. No entanto, o texto ainda vai tramitar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

DECLARAÇÃO — Até as 10h desta segunda, a Receita Federal havia contabilizado a entrega de cerca de 12,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024. A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o fim do prazo. O envio da declaração após 30 de maio estará sujeito a multa.

ACESSO RÁPIDO
– Fazer online
– e-CAC
– App da RFB
– Baixar programa do IR

A declaração é obrigatória para pessoas físicas que receberam em 2024 rendimentos tributáveis acima de R$33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$169.440; operações em Bolsa de Valores acima de R$40 mil, ou menor, se houver ganho sujeito ao Imposto de Renda; e rendimentos isentos ou exclusivos acima de R$200 mil. Pessoas que receberam até dois salários-mínimos mensais durante 2024 (salvo se enquadradas em outro critério de obrigatoriedade) estão isentas da declaração.

Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 está totalmente disponível para os contribuintes. A declaração apresenta informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, garantindo mais rapidez e segurança no envio. Para acessá-la, é necessário possuir conta gov.br nos níveis ouro ou prata.

OUTRAS MUDANÇAS — A declaração terá poucas mudanças em relação à do ano passado. As principais são as situações em que o contribuinte está obrigado a entregar o documento, por causa do reajuste da faixa de isenção no ano passado.

Em relação às obrigatoriedades, as mudanças foram as seguintes:

Valor de rendimentos tributáveis anuais que obrigam a entrega da declaração subiu de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00
Limite da receita bruta de obrigatoriedade para atividade rural subiu de R$ 153.999,50 para R$ 169.440,00
Quem atualizou valor de bens imóveis e pagou ganho de capital diferenciado em dezembro de 2024 terá de preencher a declaração
Quem apurou rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos passou a declarar anualmente
As demais obrigatoriedades foram mantidas.

Outra mudança é a maior prioridade para quem simultaneamente utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix. Até o ano passado, a prioridade era definida apenas com base na utilização de uma das duas ferramentas.

Três campos na declaração foram extintos:

título de eleitor;
consulado/embaixada (para residentes no exterior);
número do recibo da declaração anterior (em declarações on-line).
MULTA — Quem enviar a declaração fora do prazo deverá pagar multa de 1% sobre imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou de 20% do valor devido, prevalecendo o maior valor.

RESTITUIÇÕES — De acordo com documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), as restituições (ano-base 2024) serão efetuadas em cinco lotes, no período de maio a setembro de 2025, conforme as seguintes datas:

primeiro lote: 30 de maio
segundo lote: 30 de junho
terceiro lote: 31 de julho
quarto lote: 29 de agosto
quinto e último lote: 30 de setembro
Ao considerar as prioridades determinadas por lei, o pagamento das restituições seguirá a seguinte ordem:

idade igual ou superior a 80 anos
idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas com doença grave
pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram por receber a restituição por PIX
pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

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Os golpes do WhatsApp, das falsas vendas e da falsa central/falso funcionário de banco foram as principais armadilhas aplicadas em clientes de bancos no ano passado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a criatividade dos criminosos não conhece limites. A cada dia, novas tentativas de golpes surgem, visando enganar e prejudicar a população”, alerta a entidade.

Em 2024, os clientes relataram terem sofrido com maior frequência os golpes de:

Golpe do WhatsApp, com 153 mil reclamações
Falsas vendas, com 150 mil reclamações
Falsa central, com 105 mil reclamações
Pescaria digital, o chamado Phishing, com 33 mil reclamações
Falso investimento, com 31 mil reclamações
Troca de cartão, com 19 mil reclamações
Envio de falso boleto, com 13 mil reclamações
Devolução de empréstimo, com 8 mil reclamações
Mão fantasma, com 5 mil reclamações
Falso motoboy, com 5 mil reclamações
Golpe do Whatsapp
O golpe do WhatsApp acontece quando criminosos tentam clonar a conta de WhatsApp da vítima. A Febraban orienta a habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas”. Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo.

Nesse tipo de golpe, o criminoso tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em outro aparelho. Para obter o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo, o falsário envia uma mensagem se fazendo passar por algum tipo de serviço de atendimento ao cliente. Nessa mensagem é solicitado o código para a vítima.

Falsa venda
No golpe de falsa venda, os criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.

A orientação é ficar atento a falsas promoções ou a preços praticados muito abaixo dos cobrados pelo comércio. Também é importante tomar cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens e dar preferência aos sites conhecidos para as compras.

Falsa central bancária
Já no golpe da falsa central bancária ou falso atendente, os criminosos se passam por funcionários do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo. Geralmente, nesse contato, o estelionatário diz haver algum tipo de problema na conta ou relata alguma compra irregular.

A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e orienta que realize transferências alegando a necessidade de regularizar problemas na conta ou no cartão.

Nesses casos, a Febraban orienta o cliente a sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados.

“Os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, ou ainda que o cliente realize transferências ou pagamentos alegando estornos de transações. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, e de outro telefone, deve entrar em contato com os canais oficiais de seu banco”, diz a entidade.

Phishing
No caso do phishing, ou pescaria digital, a fraude é praticada mediante o envio de links suspeitos contendo vírus que capturam os dados pessoais das vítimas. Esse envio pode ser feita por meio de e-mails de mensagens falsas que induzem o usuário a clicar em links suspeitos.

A orientação é nunca clicar em links recebidos por mensagens e manter os aplicativos de antivírus sempre atualizados.

Falso Investimento
O golpe do falso investimento geralmente é praticado por meio da criação de sites de empresas de fachada e perfis em redes sociais para atrair as vítimas e convencê-las a fazerem investimentos altamente lucrativos e rápidos. Por isso, é importante desconfiar de promessas de rendimentos ou retornos muito acima daqueles praticados no mercado.

Troca de cartão
O golpe da troca de cartão geralmente ocorre quando golpistas que trabalham como vendedores trocam o cartão na hora de devolvê-lo, após uma compra. Eles prestam atenção na senha digitada na maquininha de compra e depois fazem compras com o cartão do cliente.

Agência Brasil

Prefeito de Caldas Brandão anuncia saída do MDB e filiação ao PSB

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O prefeito de Caldas Brandão, Fábio Rolim, anunciou, nesta segunda-feira (14), sua saída do MDB e filiação ao PSB. A decisão do gestor municipal aconteceu após reunião com o governador João Azevêdo (PSB), oportunidade em que reforçou as parcerias político-administrativas.

O ato de filiação de Fábio Rolim irá ocorrer no próximo dia 28, durante Congresso Estadual do PSB, na Marriage Recepções, em João Pessoa, a partir das 16h, ocasião em que o governador João Azevêdo assumirá a presidência estadual do partido.

Na reunião, o prefeito Fábio Rolim evidenciou a importância da união com o governador João Azevêdo e fez uma avaliação positiva da audiência. “Nós trouxemos demandas importantes para o desenvolvimento de Caldas Brandão e fortalecemos a parceria com o governador nessa caminhada que a Paraíba tem trilhado de muito sucesso, de um momento histórico em que o nosso município tem acompanhado ao lado de João Azevêdo para o bem do nosso povo”, avaliou.

Por sua vez, o governador João Azevêdo destacou a presença do governo em Caldas Brandão e reforçou o compromisso de manter e ampliar as ações no município. “Vamos continuar trabalhando pelo povo de Caldas Brandão, que tem várias ações do Governo do Estado e estamos demonstrando para a população do município e de toda Paraíba que vamos continuar com as nossas parcerias para que possamos continuar cuidando da população. Vamos seguir nessa caminhada de políticas públicas, de obras que fazemos para transformar cada vez mais o estado da Paraíba”, falou.

A reunião foi acompanhada pelo deputado estadual Felipe Leitão (PSD).

Atendimento do CadÚnico fica suspenso durante a Semana Santa

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O atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para diversos programas do Governo Federal, será suspenso durante o feriado da Semana Santa, comemorado nesta sexta-feira (18). Os horários serão alterados a partir da quinta-feira (17), seguindo o decreto da Prefeitura de João Pessoa que torna facultativo o expediente.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico, Margô Galvão, os atendimentos agendados para o dia 17 já foram remarcados para a próxima semana. “Nossos atendimentos vão acontecer normalmente até a quarta-feira, das 7h às 17h. Já reagendamos os atendimentos que aconteceriam na quinta-feira, já que não sabíamos que seria ponto facultativo. Então nosso atendimento só volta na terça-feira, porque na segunda-feira, dia 21, também temos o feriado nacional de Tiradentes”, informou.

O expediente nas repartições públicas municipais será interrompido a partir das 14h da quarta-feira (16) e só será retomado às 8h da terça-feira (22). Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que também realizam atendimentos do CadÚnico, seguem esse mesmo horário.

Serviço – A sede do CadÚnico fica na Rua Braz Florentino, n 138, no Centro, em frente à Praça Barão do Rio Branco. Com o horário de atendimento das 7h às 17h.

Alguns atendimentos também podem ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que também têm acesso ao sistema do Bolsa Família, localizados em diversos bairros da Capital.

Para facilitar o acesso, basta verificar o Cras de cada região e agendar o atendimento, no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/centro-de-referencia-de-assistencia-social-cras/

PBPrev vai realizar censo previdenciário na Paraíba, revela presidente

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O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira, recebeu, em audiência, na manhã desta segunda-feira (14), o presidente da Paraíba Previdência – PBPrev, José Antônio Coelho Cavalcanti, que aproveitou a oportunidade para comunicar a realização de um censo previdenciário no Estado, envolvendo a participação dos três Poderes, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas e UEPB.

Participaram da reunião, além do conselheiro Fernando Catão, os diretores Severino Claudino Neto (Executivo Geral), Eduardo Albuquerque (Auditoria e Fiscalização) e Ed Wilson Santana (Tecnologia da Informação). Também o Assessor Jurídico, Sérgio Dantas.

O conselheiro Fábio Nogueira considerou a iniciativa importante, até porque, o órgão previdenciário passará a ter um controle mais efetivo, a partir do recadastramento de todos os servidores do Estado. José Antônio explicou que nessa primeira etapa está conversando com os dirigentes dos órgãos. Adiantou que o processo será deflagrado em breve, pois aguarda apenas a publicação do decreto governamental para iniciar os trabalhos.

 O censo previdenciário dos segurados e beneficiários permitirá a realização de um levantamento dos dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores ativos civis e dos militares, inativos, reformados e pensionistas do Estado da Paraíba, visando atualizar as bases de dados administrativos e previdenciário, fazendo assim, uma radiografia do quadro.

“Queremos saber quem somos, onde estamos e para onde estamos indo”, disse ele, ao acrescentar que essas perguntas poderão ser respondidas com o recadastramento e a atualização das bases de dados.

Agevisa adota chave QR Code PIX como opção para pagamento de taxas e outros encargos financeiros

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A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) adotou a chave QR Code PIX como mais uma opção para os usuários pagarem taxas e outros encargos financeiros em favor da instituição. A funcionalidade de emissão de documentos de arrecadação da agência reguladora com a opção de pagamento via PIX já está disponível no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/PB).

Com o cadastramento do PIX para o convênio da Agevisa/PB, os usuários podem, agora, emitir boleto por QR Code PIX nos documentos de arrecadação do órgão.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, além do pagamento via PIX, os usuários também podem optar por fazer seus pagamentos na forma tradicional de emissão de Documento de Arrecadação (DAR) para pagamento direto nas agências bancárias do Banco do Brasil e/ou do Banco Itaú.

Conforme Geraldo Moreira, a adoção da chave PIX como forma de pagamento em favor da Agevisa traz inúmeros benefícios aos cidadãos e contribuintes paraibanos, além de contribuir para a frequente modernização dos serviços públicos na Paraíba. “O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, revolucionou a forma como realizamos transações financeiras no Brasil. Sua praticidade, segurança e instantaneidade o tornaram a principal escolha dos consumidores”, comentou.

“Ao adotar o PIX como forma de pagamento – continuou Geraldo –, a Agevisa está facilitando a vida dos cidadãos, uma vez que o pagamento de tributos e taxas se tornará mais simples e rápido, podendo ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar, mediante utilização de apenas um aplicativo de celular. Além disso, a forma de pagamento via PIX contribui para o aumento da arrecadação, pois a facilidade de pagamento pode estimular o cumprimento das obrigações tributárias”.

Outros benefícios citados pelo diretor-geral da Agevisa/PB estão relacionados à redução dos custos para a administração pública, por meio da eliminação de gastos com papel, impressão e processamento de boletos, e, também, ao aumento da eficiência, considerando que a automatização dos processos de pagamento agilizará a conciliação bancária e reduzirá o tempo de processamento das informações.

“Além disso, ao adotar a forma de pagamento via PIX, a Agevisa/PB está se alinhando às tendências do mercado e, também, demonstrando o seu compromisso com a modernização e a eficiência dos serviços públicos na Paraíba”, enfatizou.

Desaprovado por quase 70%, Bruno é alvo de críticas de Dr. Jhony: “Caos administrativo em Campina”

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O termômetro popular começa a pesar para o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil). De acordo com levantamento do Instituto Data Ranking divulgado nesta segunda-feira (14), a gestão é desaprovada por 46,6% dos campinenses. Somando os 20,8% que preferiram não opinar, o número de insatisfeitos se aproxima de 70% da população de Campina Grande.

A resposta política veio rápida. O presidente do PSB na cidade e ex-candidato a prefeito, Dr. Jhony, afirmou que os dados confirmam o que a população sente na pele: uma administração marcada por desorganização, promessas não cumpridas e ausência de resultados concretos.

“O que a gente observa no dia a dia, na rua, nos serviços públicos ou conversando com as pessoas na feira, por exemplo, é o retrato de uma gestão que há quatro anos não tem feito uma administração de resultados”, disparou.

A pesquisa mostra ainda que apenas 32,6% dos entrevistados aprovam a atual administração. Para Dr. Jhony, o cenário reflete descaso com os serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde e educação, com destaque para a falta de acesso às creches.

Além das críticas à falta de entrega de obras e ações, o ex-candidato — que teve 42,06% dos votos no segundo turno de 2020 — apontou problemas graves de gestão e planejamento:

“A gente tem visto uma sequência de atrasos salariais. Uma gestão que, com 100 dias de mandato, não entregou nada de relevante à cidade e já teve que pedir suplementações orçamentárias à Câmara. Isso mostra uma total desorganização”, afirmou.

Segundo Jhony, a baixa aprovação é ainda subestimada, já que muitos campinenses evitam se posicionar publicamente por pressão ou medo de retaliação: “Essa aprovação baixa condiz com o nível da gestão do atual prefeito. Uma gestão que tem resultado no caos administrativo e numa clara deficiência dos serviços públicos.”

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de abril, com 782 eleitores de Campina Grande. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança da amostra é de 95%. O Instituto Data Ranking, com sede em Brasília, teve índice de acerto de 86,3% nas eleições de 2024, em 25 cidades de cinco estados.

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