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Wilson Santiago assume Secretaria e Raniery Paulino vai para à Câmara Federal

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O governador João Azevêdo nomeou o deputado federal Wilson Santiago como novo secretário de Representação Institucional da Paraíba. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (03) do Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Na mesma edição foi determinada a exoneração de Maria Suely Alves de Oliveira, que ocupava o cargo até então. Ela é a esposa do deputado Wilson Santiago.

Com a nomeação, Wilson Santiago assumirá o cargo, que tem como principal função atender as demandas específicas que envolvem o relacionamento com as instituições federais, junto aos órgãos representativos e com o poder Judiciário. A Secretaria de Representação Institucional é sediada em Brasília, no Distrito Federal, onde o deputado deverá atuar.

Em seu lugar na Câmara Federal, assume do suplente, Raniery Paulino.

 

 

 

Atendimentos do CadÚnico são normalizados nesta terça-feira

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Os atendimentos do CadÚnico, serviço disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), acontecem normalmente a partir desta terça-feira (02). O sistema passou por uma atualização, do dia 25 ao dia 30 de dezembro, período em que ficou inoperante.

Os beneficiários podem ser atendidos de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18h, na sede do CadÚnico, localizado na Praça Rio Branco, no Centro da cidade. Diariamente são entregues 200 fichas, por turno, para os atendimentos presenciais. Já os atendimentos online, são realizados pelos telefones (83)981612514 ;(83)981617479; (83)32136122.

Para realizar novos cadastros ou atualizar os dados do sistema, é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; comprovante de residência (preferencialmente a conta de energia); certidão de nascimento das crianças da casa; e a certidão de nascimento ou casamento.

Atendimentos – As atualizações cadastrais também podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), das 8h às 17h.

– Cristo, na Rua Universitário Rogério Benevides, s/n (3214-4912);

– Cruz das Armas, na Rua Juiz Domingues Porto, s/n (3214-5494);

– Valentina, na Rua Francisco Alves Rodrigues, n°28 (3237-4680);

– Mangabeira, na Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, n°1188 (3239-1677).

Operação Praia Limpa: Sudema e parceiros realizam ações educativas e fiscalização

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A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público Federal, realizou mais uma ação da Operação Praia Limpa em Areia Vermelha, com o objetivo de orientar banhistas a respeito das regras que devem ser observadas na unidade de conservação.

Durante a ação, os banhistas foram informados sobre as práticas proibidas e permitidas em Areia Vermelha, que constam no plano de manejo da unidade e podem ser consultadas por meio do link: https://sudema.pb.gov.br/informacoes-ao-cidadao-1/informativos-para-embarcacoes-1/areia-vermelha-e-naufragio-queimado/.

Ao longo de todo o verão, a Sudema irá intensificar suas ações de fiscalização e educação em toda a costa do estado, tendo em vista o grande número de turistas visitando as praias paraibanas neste período. Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, unir esforços dos órgãos competentes é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Temos realizado esse trabalho com o objetivo de fazer cumprir o que manda o plano de manejo da unidade, focando especialmente na orientação e educação dos banhistas e conscientização coletiva”, comentou.

 

Representando a Sudema, estiveram presentes as equipes da Divisão de Fiscalização (Difi) e das Coordenadorias de Educação Ambiental (Ceda) e de Estudos Ambientais (CEA).

Praia Limpa 2024 – Pensando em levar educação ambiental à população, o Praia Limpa é uma iniciativa da Sudema que realiza ações de conscientização voltadas a banhistas e proprietários de bares e restaurantes de toda a costa do estado. As atividades acontecem o ano inteiro, com reforço no verão, em razão do aumento no número de frequentadores nas praias do estado.

No próximo sábado (6), as equipes do Praia Limpa estarão no município de Mataraca.

Profissionais de saúde alertam sobre a importância da vacinação de pessoas restritas ao leito e idosas

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A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas principalmente porque pode evitar a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimadas. E a prevenção deve ser direcionada também às pessoas acamadas (restritas ao leito), onde seus responsáveis podem buscar um atendimento pelo número (83) 98645-7727, de atendimento apenas pelo WhatsApp, para dúvidas e agendamentos ou ainda, buscar assistência na unidade de saúde da família de referência, mais próxima da residência.

“Por meio das equipes de saúde da família, promovemos os cuidados das pessoas acamadas, restritas ao leito. Fazemos visitas e acompanhamos de forma preventiva, garantindo o cuidado assistencial. Cuidados que são realizados também pelas equipes do Serviço de Assistência Domiciliar do município, aos usuários cadastrados”, explicou Danielle Melo, gerente de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de João Pessoa.

“Alertamos também sobre a importância da vacinação das pessoas idosas, que precisam completar o esquema com as doses das vacinas disponíveis, a exemplo da segunda dose de reforço”, completou.

Nesta quarta-feira (3), seguindo a programação preventiva planejada pela Secretaria de Saúde, a atualização da caderneta com todas as doses das campanhas ativas e da programação de rotina podem ser administradas nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, o Centro Municipal de Imunização e as Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.

Estão disponíveis também três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Locais de vacinação nesta quarta-feira (3)

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Central de Transplantes registra aumento de 17% no número de doações de múltiplos órgãos

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Em 2023, a Paraíba registrou um total de 40 doações de múltiplos órgãos, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes. O número é 17% maior em comparação com o ano anterior, quando foram realizadas 34 doações. Entre os órgãos e tecidos doados estão coração, fígado, rins e córneas. Durante os últimos 12 meses, também foram registrados 252 transplantes, sendo 189 de córneas, sete de coração, 26 de rim, 26 de fígado e quatro de medula óssea.

Ainda em 2023, a Paraíba bateu recorde em doações de coração, ao todo foram doados nove e transplantados sete no Estado. Outros dois corações foram aceitos pelas Centrais de Transplantes de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Esse é o maior número de toda a série histórica, desde 2001, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de transplantes de fígado também superou o ano de 2022 em 30%. De janeiro até dezembro foram realizados 26 transplantes de fígado, enquanto no ano anterior foram 20.

Além de transformar a vida de paraibanos, a Central de Transplantes ajudou a mudar a vida de pessoas em outros estados. No ano passado, em virtude da incompatibilidade com os receptores da lista de espera na Paraíba, foram enviados 57 órgãos para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro.

Segundo a diretora-geral da Central de Transplantes, Rafaela Dias, uma soma de fatores permitiu o crescimento dos números. “Terminamos o ano de 2023 com a certeza de que avançamos muito em relação às doações de órgãos e transplantes na Paraíba. Batemos recorde no número de doações e transplantes de coração, superamos o número de transplantes de fígado em comparação a 2022 e ainda ajudamos a salvar 57 vidas em nove estados, com órgãos que foram doados aqui na Paraíba. Tudo isso é fruto dos investimentos do Governo do Estado, que disponibilizou uma aeronave para o transporte dos órgãos e equipes médicas e trouxe para o estado o laboratório HLA, sem falar nas capacitações promovidas junto às nossas equipes e da compreensão das famílias de que o ‘sim’ delas está salvando vidas,” explica.

O estado terminou o ano com 540 pessoas na lista de espera, sendo 347 de córneas, cinco de coração, 31 de fígado e 177 de rim. Para ser um doador de órgãos e tecidos, é necessário expressar o desejo para os familiares em vida, não sendo necessário deixar qualquer informação por escrito. Apenas a família pode autorizar a doação.

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

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A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) inicia na próxima segunda-feira (8), a vistoria nos veículos utilizados para o transporte escolar na Capital. No total, 435 automóveis já cadastrados serão avaliados, conforme determina o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. As inspeções para o primeiro semestre de 2024 ocorrerão até o dia 2 de fevereiro.

Os permissionários que prestam o serviço devem comparecer à sede do órgão de mobilidade, localizada no km 25 da BR-230, no bairro Cristo Redentor, entre 8h e 12h ou 13h e 16h. “Serão quatro semanas intensas de vistorias onde os responsáveis pelos veículos já estão adaptados para este momento que ocorre semestralmente”, destacou o superintendente de mobilidade urbana, Expedito Filho.

 

Itens – Durante a inspeção são observados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, bem como higiene e conforto, sendo: faroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria e pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina, pára-brisas e outros, checando no total 40 itens do veículo. Também é verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço de transporte de escolares.

Documentos – Durante o processo de renovação da vistoria também são verificados os documentos do veículo e do condutor, como a carteira nacional de habilitação, alvará de licença da permissão, certificado de registro e licenciamento, certificado de verificação do tacógrafo, certificado de curso de condutor escolar (Conforme Resolução do Contran 168/2004), crachás do permissionário e de seus auxiliares como os de acompanhante e motorista auxiliar.

Taxa – A vistoria tem uma taxa fixada em R$ 94,96. O permissionário deve seguir o período determinado pelo órgão gestor, não podendo antecipar a inspeção, cumprindo o calendário à risca. Caso perca a data programada no calendário, será cobrada uma multa no valor de R$ 35,61.
Os transportes de escolares não aprovados na inspeção podem ter um prazo, de acordo com o tipo de irregularidade encontrada no veículo, para sanar o problema. No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente. Não ocorrendo a regularização, o permissionário ficará impedido de prestar o serviço.

Selo – Ao ser aprovado, o veículo recebe um selo adesivo na cor verde, correspondente à vistoria do primeiro semestre do ano, que é afixado no pára-brisa dianteiro. A Semob recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem se informar junto à Divisão de Transportes (3213-7194) se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado.
“Alertamos pais, mães e demais responsáveis pelos estudantes que na hora de contratar este tipo de transporte confira se o veículo tem o selo oficial de vistoria da Semob-JP, que agora será na cor verde”, alertou Expedito Filho.

Quadro demonstrativo de vistorias em veículos do Serviço de Transporte de Escolares a serem realizadas durante o período de 08/01/2023 a 02/02/2024 (1º semestre):

1ª SEMANA: de 08/01 a 12/01/2024

DIA / REGISTROS
08 / 0001 a 0022
09 / 0023 a 0044
10 / 0045 a 0066
11 / 0067 a 0088
12 / 0089 a 0110

2ª SEMANA: DE 15/01 A 19/01/2024

DIA / REGISTROS
15 / 0111 a 0132
16 / 0133 a 0154
17 / 0155 a 0176
18 / 0177 a 0198
19 / 0199 a 0220

3ª SEMANA: de 22/01 a 26/01/2024

DIA / REGISTROS
22 / 0221 a 0242
23 / 0243 a 0264
24 / 0265 a 0286
25 / 0287 a 0308
26 / 0309 a 0330

4ª SEMANA: DE 29/01 A 02/02/2024

DIA / REGISTROS
29 / 0331 a 0352
30 / 0353 a 0374
31 / 0375 a 0396
01 / 0397 a 0418
02 / 0419 a 0435

Prefeito Cícero Lucena entrega chaves dos imóveis para mais duas famílias beneficiadas

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Ano novo, casa nova e vida melhor. Essa é a perspectiva que se apresenta para duas novas famílias beneficiadas pelo ‘Compra Assistida’ – programa de moradia da Prefeitura de João Pessoa, que está promovendo a mudança de moradores de áreas de risco do Complexo Beira Rio para imóveis seguros, escolhidos por eles próprios, com valor de até R$ 115 mil. O prefeito Cícero Lucena fez a entrega das chaves, nesta terça-feira (2), e reforçou o compromisso de seguir prestando assistência e cuidado com as pessoas mais vulneráveis.

“Iniciar o ano, o primeiro dia útil de trabalho, fazendo esse benefício para essas duas famílias, dentro do programa Compra Assistida, do João Pessoa Sustentável, porque temos o apoio do BID, então é algo que nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo e que Deus vai nos permitir, cada vez, fazer mais e melhor para o bem dessas pessoas que precisam do nosso trabalho. Também da nossa dedicação, da nossa ação e da nossa alegria de fazer o bem”, destacou o prefeito, durante visita às duas famílias contempladas.

Com a entrega das chaves desta terça-feira, o programa Compra Assistida chega à marca de 10 imóveis, que representam apenas o pontapé inicial do programa. De acordo com Antônio Elizeu, que coordena o João Pessoa Sustentável, outros 10 também já estão bem encaminhados no processo de compra, numa relação direta com as famílias beneficiadas. Ele explicou que a meta é superar 130 imóveis nessa modalidade, enquanto a Prefeitura de João Pessoa também avança na construção dos conjuntos habitacionais do Complexo Beira Rio, cuja primeira etapa deverá ser entregue no primeiro semestre deste ano e que vai beneficiar cerca de 200 famílias.

 

“Se você analisar que essas pessoas moravam em uma região totalmente insalubre, quer dizer, condições precárias, casas para cair a qualquer hora, e por meio dessa assistência conseguir ter um lar desse. Agora, em abril, nós vamos entregar, se Deus quiser, o primeiro lote, cerca de duzentas unidades habitacionais do residencial da Beira Rio e seguir avançando com a Compra Assistida. Mostrando que quando o trabalho é sério, o resultado chega”, enfatizou Antônio Elizeu.

Casa nova, vida nova – Maria Augusta Gomes de Araújo, mãe de três filhos, informa com orgulho o endereço que vai morar a partir deste mês de janeiro, na Rua Robson Maul de Andrade, bairro do Cuiá. Ela disse que não será apenas uma mudança, mas um recomeço de vida, podendo criar os filhos com conforto, segurança, infraestrutura – próximo de Unidade de Saúde da Família, escola e do carinho de sua mãe, a avó das crianças. Condições mais do que justas para escolha do imóvel, que está sendo pago pela Prefeitura de João Pessoa.

“Lá na Comunidade Santa Clara, onde a gente morava, numa área de risco, eu ainda não tinha o meu bebê, que é o meu filho mais novo. Mas tinha os dois pequenos, que passavam por muito sofrimento, porque, quando era tempo de chuva, a gente ficava tudo no terraço de casa, com medo de desabar”, relata emocionada a mãe antes de se alegrar com a nova realidade. “Eu estou muito feliz mesmo. E saber que eles agora estão no lugar seguro, que é meu mesmo. E perto da minha mãe, ou seja, é uma felicidade dupla – minha e dela, que vai estar próxima deles”, comemorou.

Também no Cuiá, só que na Rua Empresário Olavo dos Guimarães, Eliane Maria dos Santos já está morando desde novembro. Ela também era residente da Comunidade Santa Clara, onde vivia num cenário de incertezas, com seu imóvel comprometido e com risco de desabafar a qualquer momento. Primeiro ela recebeu assistência do aluguel social antes de concretizar a compra de uma casa nova. Agora instalada em lugar confortável, ela disse que 2024 será o ano de concretizar situações da vida profissional, porque na vida pessoal ela está realizada.

“Eu participei de tudo, ou seja, quem escolheu fui eu. Corretor não”, enfatizou. “Eu mesma corri atrás, me agradei, eu mesma falei, bati o martelo, vai ser essa e, assim, com a ajuda de todo mundo da Prefeitura eu consegui”, ressaltou Eliane, que recebeu o prefeito Cícero Lucena para um café da manhã em sua nova residência. “Muito feliz, nem tenho palavras para descrever esse momento”, concluiu emocionada.

Compra Assistida – O reassentamento de até 235 famílias das oito comunidades do Complexo Beira Rio está previsto por meio desta solução habitacional. Os beneficiários podem escolher um imóvel de até R$ 115 mil em qualquer área da cidade, com documentação regular, ruas calçadas e saneamento básico.

CMJP aprova projetos do Plano Diretor e projeto ‘Viva o Centro’

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Com mais de 17 mil matérias apreciadas e discutidas em plenário, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, no ano de 2023 diversas normas importantes para população, entre elas a revisão do Plano Diretor e o projeto ‘Viva o Centro’ com incentivos fiscais para moradores e comerciantes do Centro Histórico da capital paraibana. Ainda foram aprovadas diversas outras matérias com reflexos diretos no cotidiano da população pessoense.

A revisão do Plano Diretor Participativo da Capital foi aprovada, através do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 31 que estabelece as exigências fundamentais de ordenamento da cidade, com emendas aditivas, modificativas e supressivas. O documento aprovado estabelece princípios, diretrizes e objetivos estratégicos, como atendimento à função social e ambiental das propriedades privadas e públicas; a justa distribuição dos benefícios e ônus do processo de urbanização; e a promoção da qualidade de vida e do ambiente urbano por meio da preservação, da conservação, da manutenção e da recuperação dos recursos naturais. A matéria estabelece ainda as diretrizes setoriais para o território, que contemplam os eixos ambiental, econômico, social, de infraestrutura, de gestão, de mobilidade, de urbanismo e de habitação. Detalha também diretrizes do desenvolvimento econômico social, da infraestrutura de saneamento; da administração pública e gestão administrativa; da mobilidade urbana e acessibilidade universal; do uso do solo e habitação; da integração com os municípios limítrofes da região metropolitana, com o estado e com a União; do ordenamento territorial; e da gestão do sistema municipal de planejamento urbano.

Após diversas discussões com a população, o Plano Diretor da cidade foi atualizado e aprovado com algumas emendas. “Algumas pessoas dizem que o Plano Diretor não foi debatido. Foi debatido através de mais de 200 audiências na Prefeitura. Demorou dois anos pra esse Plano sair da Prefeitura e ir para Câmara. esse Plano passou um ano sendo avaliado na Casa. Houve audiência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na CMJP foram realizados quatro debates sobre o tema, inclusive uma só para tratar de Mobilidade Urbana. A Câmara fez o seu papel e tinha que ser votado esse Plano Diretor que estava na Casa há mais de um ano, e cuja última alteração ocorreu em 2009”, asseverou o presidente da CMJP, Dinho Dowsley (Avante). De acordo com ele, foram mais de 50 emendas apresentadas ao documento, com temas como o recuo nas calçadas e a construção dos prédios conhecidos como caixotes, além de acabar com diversas chagas da cidade como os lotes que tinham restrição para a construção. “Houve trabalho e quero parabenizar a Comissão de Revisão que bem elaborou esse documento final que foi aprovado”, ressaltou.

‘Viva o Centro’

Os vereadores da capital também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLC) 50/2023, do Executivo Municipal, prevendo incentivos fiscais para a denominada Zona Prioritária do Centro Histórico do Município de João Pessoa, para instalação e manutenção de atividades econômicas e/ou residenciais. Como condição para usufruir do incentivo fiscal, é necessário comprovação do uso efetivo do imóvel para fins de instalação e/ou manutenção de atividade econômica e/ou residencial e o estímulo previsto compreende a possibilidade de conceder, isolada ou cumulativamente, incentivos fiscais no âmbito do Imposto Sob Serviços (ISS), do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sob a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Essa mobilização do Legislativo, junto com a Prefeitura e o Governo do Estado, para revitalizar o Centro Histórico Pessoense também tem sido destacada pelo presidente Dinho que revelou, em entrevistas, que um call center com cerca de três mil funcionários deve fixar seu atendimento no Centro de João Pessoa, além da instalação de uma sede da Amazon, na região.

Após esse esforço da Câmara Municipal, Governo e Prefeitura anunciaram o projeto Viva Centro, com várias ações na segurança, infraestrutura, mobilidade urbana e incentivos fiscais para empresas que queiram se estabelecer na área e às pessoas físicas que desejem morar também na região.

Vereadores aprovam benefícios a servidores municipais

A CMJP aprovou algumas matérias com benefícios aos servidores municipais. Entre elas está o PLO 1329/2023, do Executivo Municipal, indenizando os agentes de mobilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), para o aperfeiçoamento dos serviços da Semob, através da regularização da política remuneratória dos agentes de mobilidade urbana, extinguindo a GSE – Gratificação por Serviços Especiais, e remunerando os serviços extraordinários por meio de escalas.

 

 

Foram aprovados três projetos com beneficiando os servidores da Guarda Municipal (GM). OPLC 35/2023, do Executivo Municipal, que altera a Lei Complementar 66/2011 que dispõe sobre o Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Civil Municipal de João Pessoa, padronizando as atribuições dos Guardas Civis Municipais em atenção aos parâmetros estabelecidos pela norma federal, além de fortalecer a carreira e atender aos interesses da categoria, valorizando institucionalmente e motivando os profissionais a exercer uma função pública que melhor atenda aos anseios públicos; e ainda traz mais um benefício à categoria ao estabelecer que a Gratificação de Produtividade de Atividade Fim (GPAF) passará a ter reflexos no cálculo das férias e do 13º vencimento. Além de reduzir a jornada semanal dos Guardas Municipais, o PLC 53/2023 também institui a Gratificação de Produtividade de Atividade Fim (GPAF) para os servidores que trabalharem além das 30 horas da jornada normal, assumindo plantões extras. Já o PLO 1894/2023 institui o auxílio alimentação para a categoria, equivalente a 23,5% do vencimento básico.

Outras matérias aprovadas

A CMJP aprovou, de forma unânime, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) que vai possibilitar o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem aos profissionais do Município, de acordo com a Lei nº 14.434. O PLO 1645/2023, de autoria do Executivo Municipal, autorizou a abertura de crédito especial na Secretaria Municipal de Saúde/ Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 10.560.553,00. O crédito é específico para a Fonte de Recursos 1605 (destinada à assistência financeira para complemento de pagamento ao piso de enfermagem) por conta do repasse da União destinado ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, previsto na Lei n º 14.434 de 04 de agosto de 2022 e da Portaria GM/MS nº 1.135 de 15 de agosto de 2023.

Destaques entre as matérias de autoria dos vereadores

Foram aprovados os PLCs 33/2023 e 38/2023, de autoria do vereador Thiago Lucena (PRTB), que altera a Lei Complementar 53/2008 que dispõe sobre votos de desempate no âmbito do Tribunal Administrativo Tributário ficando expresso que as decisões serão tomadas pela maioria de votos, e em caso de empate, será considerada vencedora a tese mais favorável ao contribuinte; e que altera a Lei Complementar que institui o Código Tributário Municipal (LC 53/2008), com o objetivo de estender para até 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débitos municipais, respectivamente.

Outra medida de grande relevância aprovada foi o Projeto de Lei Ordinária PLO 1141/2022, de autoria do vereador Carlão (PL). O texto estabelece um marco legal para o livre comércio sobre rodas da cidade. O objetivo é proporcionar um ambiente mais propício para pequenos empreendedores que atuam em veículos como food trucks, bicicletas adaptadas, reboques e semirreboques. Sob os novos termos, esses proprietários poderão estacionar em qualquer espaço público ou privado de estacionamento, desde que haja autorização do proprietário do estabelecimento. Em contrapartida, eles serão responsáveis pela limpeza e coleta de lixo num raio de 10 metros ao redor de seus veículos. A justificativa para essa norma ressalta: “O Marco Legal do Livre Comércio sobre rodas é uma iniciativa voltada para o cidadão comum e os pequenos empreendedores.”

Outro destaque foi o PLO 1489/23, que trata sobre a política municipal de uso de Cannabis para fins medicinais e a distribuição gratuita de medicamentos à base da planta, nas unidades de saúde pública e privada ou conveniada ao SUS, é de autoria do vereador Junio Leandro (PDT).

Mais um projeto que sobressaiu nas discussões foi o PLO 982/2022, de Tarcísio Jardim (PP), que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquela que não é identificada de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente. O colar de girassol será uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

Mais destaques: o PLO nº 831/2021, de Bosquinho (PV), que cria o “Selo Verde – Empresa Sustentável”; de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o PLO nº 1249/2022, que cria a carteira de identificação da pessoa com síndrome de down; de Marcílio do HBE, PLO nº 1351/2023, que dispõe sobre a divulgação das leis que tratam de prevenção e combate à violência contra as mulheres; nº 1525/2023, de Bruno Farias (Cidadania), que cria o “Protocolo Não é Não” de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio em estabelecimentos noturnos, discotecas, eventos festivos, bailes, espetáculos, shows, bares, restaurantes ou qualquer outro de grande circulação de pessoas; e nº 1588/2023, de Durval Ferreira (PL), que institui reserva e adaptação de espaços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas de João Pessoa com capacidade igual ou superior a 10 mil pessoas.

Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é garantida

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Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.

As ações de inclusão bancária fazem parte nas novas regras para a administração de pagamento e de cartões do Bolsa Família, publicadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Onde também foram estabelecidas as práticas proibidas na relação com os beneficiários, como imposição ou indução de compra de serviços ou produtos bancários que condicionem ou sejam vinculados ao recebimento do Bolsa Família.

Além de manter uma rede de canais de pagamento compatível com as necessidades do Bolsa Família também é atribuída à Caixa a definição anual do calendário de pagamentos.

A publicação trata das atribuições de outros atores envolvidos na administração e pagamento do benefício, como o próprio MDS, que além de estabelecer normas complementares ao programa também tem a responsabilidade de orientar estados e municípios, além de promover a articulação entre os entes participantes do Bolsa Família.

Calamidade pública

Agentes estaduais e municipais dividem a responsabilidade pela garantia na entrega de cartões do programa e no pagamento de benefícios, para que o Bolsa Família seja acessado, mesmo em situações de emergência ou calamidade pública. Nesses casos, foram acordadas medidas com a Caixa Econômica para flexibilização do calendário de pagamento e prorrogação de prazos para atualização cadastral.

As ouvidorias da Caixa e do MDS foram estabelecidas como canais para reclamações e denúncias de irregularidades sobre as novas regras.

Sem acordo entre governo e bancos, juros do rotativo passam a ser limitados a 100% da dívida

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Sem acordo entre o governo e os bancos, os juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada passam a ser limitados a 100% da dívida a partir desta terça-feira (2). Instituído pela lei do Programa Desenrola, sancionada em outubro, o teto foi regulamentado no fim de dezembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A Lei do Desenrola havia estabelecido 90 dias para que as negociações entre o governo, o Banco Central, as instituições financeiras, o Congresso Nacional e o Banco Central chegassem a um novo modelo para o rotativo do cartão de crédito. Caso contrário, valeria o modelo em vigor no Reino Unido, que estabelece juros até o teto de 100% do total da dívida, que não poderá mais subir depois de dobrar o valor.

Logo após anunciar a decisão do CMN, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que, durante esse período de 90 dias, as instituições financeiras não apresentaram nenhuma proposta. “Se vocês pensarem no Desenrola, esse era um dos grandes problemas do país. As pessoas [que renegociaram os débitos no programa] estavam, muitas vezes, com dívidas dez vezes superior à original”, disse o ministro. “Agora, a dívida não poderá dobrar”, comentou o ministro na ocasião.

Simulação

Com o teto de juros do rotativo e da fatura parcelada, quem não pagar uma fatura de R$ 100, por exemplo, e empurrar a dívida para o rotativo, pagará juros e encargos de no máximo R$ 100. Dessa forma, a dívida não poderá ultrapassar R$ 200, independentemente do prazo.

“Suponha que uma pessoa contrate uma dívida de R$ 1 mil no cartão de crédito e não pague. Ela estaria sujeita a quase 450% ou 500% de juros no ano [pelas regras anteriores]”, disse Haddad ao anunciar o teto das taxas. “Com essa medida, não vai poder exceder 100%.”

Segundo os dados mais recentes do Banco Central, em novembro, os juros do rotativo do cartão de crédito estavam, em média, em 431,6% ao ano. Isso significa que uma pessoa que entre no rotativo em R$ 100 e não quita o débito deve R$ 531,60 após 12 meses.

Portabilidade

Além de oficializar o teto de juros, o CMN instituiu a portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito e aumentou a transparência nas faturas, itens que não estavam na lei do Desenrola. Essas exigências, no entanto, só entrarão em vigor em 1º de julho.

Por meio da portabilidade, a dívida com o rotativo e com o parcelamento da fatura poderá ser transferida para outra instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos.

A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Transparência

Em relação à transparência, a partir de julho, as faturas dos cartões de crédito deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a ser cobrado no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar as informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.