23.1 C
João Pessoa
Início Site

Juíza paraibana tem carro alvejado a bala; marido reage e mata um dos suspeitos

0

A juíza  Andreia Silva Matos, da Comarca de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, passou por um grande susto na manhã desta sexta-feira (23)  ao ter o carro atingido por vários disparos.

O marido da magistrada, , que é policial militar, reagiu e acabou matando um dos suspeitos, outro foi socorrido e um terceiro conseguiu escapar.

O carro  da magistrada ficou com marcas de pelo menos oito tiros no para-brisa. Não há informações de ferimentos nas vítimas.

A Polícia Civil deve investigar o caso e ainda são desconhecidos os motivos do atentado.

Conferência do Espírito Santo será aberta nesta sexta-feira (23) na Arena Cidade Viva

0

Um tempo de comunhão, de oração, de louvor e adoração, de aprendizagem sobre a terceira pessoa da Trindade e de milagres. A “Conferência do Espírito Santo: Unidade na Diversidade”, que será aberta nesta sexta-feira (23), na Arena Cidade Viva, chega com muitas expectativas de renovação e de transformação para as centenas de pessoas que se inscreveram. O evento acontece na Arena Cidade, que fica na Sede Nacional Cidade Viva, localizada na BR-101, logo na saída de João Pessoa sentido Recife.

A Conferência, que teve as inscrições já encerradas na última quarta-feira (21), será aberta nesta sexta-feira, às 19h, com a ministração do pastor Sérgio Queiroz e uma apresentação especial com a banda Rubis, formada apenas por mulheres.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO – No sábado, dia 24, a conferência é retomada às 16h com momentos de oração, louvor com o Coral e Orquestra, oficina com o jurista, professor e escritor best seller William Douglas sobre o Espírito Santo na vida profissional, além de uma apresentação da banda Cidade Viva Music. Mais informações no https://eventos.cidadeviva.org/conferencia-do-espirito-santo/

SERÃO DOIS DIAS ESPECIAIS – Segundo o presidente da Cidade Viva, pastor Sérgio Queiroz, a Conferência do Espírito Santo, que acontece no período de Pentecostes, conforme o calendário litúrgico cristão, “será uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre a terceira pessoa da Trindade, a Sua ação no mundo, a Sua ação na igreja, a Sua ação na vida de cada cristão, distribuindo dons, fazendo com que nós estejamos em missão. Vamos compreender também que o Espírito da Verdade que estava conosco, que o Deus da vida, Emanuel, Jesus, que estava conosco e, a partir de Pentecostes, o Espírito Santo passaria a habitar e a viver em nós. E isso é algo maravilhoso, conhecer os dons do Espírito, clamar pelo avivamento do Espírito Santo sobre a nossa vida, pelo fruto do Espírito em nossa vida, pelas nove expressões do fruto do Espírito em nossa vida, entre eles amor, alegria, fé, bondade, benignidade e domínio próprio”, explicou.

COMUNHÃO, ORAÇÃO E AGIR DO ESPÍRITO – Segundo o pastor Sérgio Queiroz, “a expectativa e as orações em prol da Conferência são para que seja um tempo de comunhão, de aprendizado, de oração e de milagres. Que o Senhor se compadeça do seu povo e nos visite com muito poder e com muita graça e que possamos, através das Escrituras, guiar toda não apenas a nossa expectativa, mas ao mesmo tempo a nossa busca”, apontou.

SERVIÇO

TEMA: “Conferência do Espírito Santo: Unidade na Diversidade”,
DIAS: 23 e 24 de maio (sexta à noite e sábado tarde e noite)
LOCAL: Arena Cidade Viva (Sede Nacional da Cidade Viva, localizada nBR-101, logo na saída de João Pessoa sentido Recife)

REALIZAÇÃO: Cidade Viva

Assessoria

Expapi promove debate sobre os prejuízos da microplasmose à caprinocultura, neste sábado

0

A programação deste sábado (24) da 55ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), evento realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), em Campina Grande, terá uma roda de conversa sobre “Microplasmose, prejuízos”. A doença ataca o rebanho de caprinos e reduz em até 20% a produção leiteira. Durante o debate, será apresentada a chegada da vacina que previne o problema.

A roda de conversa ocorrerá no auditório de palestras, às 10h, no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho. O evento é destinado aos produtores rurais e toda a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.

“A micoplasmose é uma doença que assola os caprinos e ovinos. Deixar bem claro que é uma doença que não é transmitida para o ser humano, mas que reduz em quase 100% a produção dos caprinos leiteiros”, frisa o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Júnior Nóbrega. Ele acrescenta que o problema pode levar à queda da produtividade e até à morte do rebanho.

Júnior Nóbrega avalia que, no mínimo, a micoplasmose reduz em 20% a produção de leite de caprinos e ovinos. “O Cariri hoje produz 45 mil litros de leite. A gente estima que, sendo bem otimista, cerca de nove mil litros de leite são comprometidos, por dia”, avalia. Por mês, as perdas representam R$ 1,35 milhão e ultrapassam R$ 15 milhões anualmente.

O presidente da Apacco aponta que a chegada da vacina que previne a micoplasmose “é fruto de um trabalho que começamos a fazer há quase dois anos” e que está sendo comemorado pelos produtores da ovinocaprinocultura. O imunizante é importado da Espanha e será utilizado no Brasil primeiramente na Paraíba. “Entendemos que não dá para criar caprinos e ovinos sem ter uma sanidade garantida. Essa vacina vai garantir que se tivermos um protocolo e um reforço, nós vamos conseguir atingir, pelo menos, 90% do nosso rebanho com cobertura vacinal”, relata.

A roda de conversa “Microplasmose, prejuízos” terá a participação, além de Júnior Nóbrega, a dos médicos veterinários Guilherme Santana e Renato Vaz, com apresentação de Paulo Rodrigues. O evento também será transmitido pela TV do Bode/Rede Agro.

A 55ª Expapi também conta com o apoio da Sociedade Rural de Campina Grande, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil na Paraíba, da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Jhony rebate Pedro e expõe “memória seletiva” da oposição: “Esquece do caos nas UPAs e do rombo na FAP”

0

O superintendente da PB Saúde, Dr. Jhony Bezerra, não deixou sem resposta uma provocação feita por Pedro Cunha Lima, ex-deputado federal e novo presidente do recém-criado Partido Socialista Democrático (PSD) na Paraíba. Em comentário nas redes sociais, Pedro criticou o uso de medicamentos vencidos em um mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado no Hospital das Clínicas, em Campina Grande. Jhony, porém, respondeu em tom direto — e não poupou o grupo Cunha Lima.

“Pedro, você tá igual Copa do Mundo, aparece de quatro em quatro anos e esquece de opinar sobre o desgoverno do seu primo BCL”, disparou Jhony. Em uma resposta longa e recheada de verdades, o médico relembrou a promessa não cumprida do ex-governador Cássio Cunha Lima, pai de Pedro, de entregar o Centro de Convenções de Campina Grande — promessa que virou meme político no estado. Jhony também apontou o silêncio seletivo de Pedro sobre a situação crítica da saúde municipal: UPAs sucateadas, falta de medicamentos básicos como para hipertensão, e casos graves de negligência no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), referência em atendimento materno-infantil.

“Você não opinou quando a Prefeitura deixou de repassar e atrasou o dinheiro da FAP e do HELP. Esqueceu de comentar o caso de negligência no ISEA. Sua indignação é seletiva”, completou o secretário.

Sobre o episódio envolvendo medicamentos vencidos, Jhony classificou o caso como pontual, explicou que todos os pacientes foram assistidos e confirmou que a empresa responsável foi descredenciada, com o contrato encerrado pela Secretaria Estadual de Saúde. O Conselho Regional de Medicina (CRM) também foi acionado para apurar a conduta dos profissionais envolvidos.
Segundo o secretário, o programa Opera Paraíba já realizou mais de 40 mil cirurgias oftalmológicas, e essa foi a primeira intercorrência grave registrada, com total suporte oferecido pelo governo estadual aos pacientes.

A troca de farpas vem poucos dias após Pedro Cunha Lima assumir oficialmente o comando estadual do PSD, se colocando de forma sutil como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026. Resta saber se, até lá, o ex-deputado deixará a “opinião seletiva” de lado e terá coragem de olhar para os problemas reais da gestão do seu grupo político.

Desembargador Ricardo Porto mantém continuidade das obras do Parque da Cidade, em João Pessoa

0

O desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, decidiu na sexta-feira (23) manter a continuidade das obras de implantação do Parque da Cidade, em João Pessoa. A decisão monocrática foi proferida no Agravo de Instrumento nº 0827281-64.2024.8.15.0000 e negou o pedido do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que buscava a suspensão do projeto. Com isso, foram restabelecidos os efeitos da decisão de 1º Grau anteriormente proferida.

A entidade ambientalista havia solicitado a anulação de decisão anterior, alegando a ausência de intimação do Ministério Público na 1ª Instância, além de defender a obrigatoriedade de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O Instituto também apontava um possível conflito de interesses na concessão da licença ambiental por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e solicitava a realização de audiência pública.

Em sua decisão, o desembargador-relator disse que a questão em discussão consiste em quatro pontos centrais: a validade processual frente à ausência de intimação do Ministério Público; a competência do município para conceder licenciamento ambiental; a exigência (ou não) de EIA/RIMA para a obra; e a análise sobre eventuais irregularidades ou conflitos no processo licitatório.

Segundo o desembargador José Ricardo Porto, sua decisão está fundamentada nos princípios constitucionais que regem a proteção ao meio ambiente, como os da prevenção, precaução, supremacia do interesse público ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável. Ele também solicitou e considerou um laudo técnico circunstanciado da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), registrado sob o ID nº 33703536, incluído como prova relevante no processo.

O desembargador destacou que a análise técnica feita pelos órgãos ambientais competentes, Sudema e Semam-JP, aliada aos estudos apresentados pelo Município e ao parecer do Ministério Público, comprovam de forma clara e fundamentada a viabilidade ambiental do projeto.

“Com base em todas as provas citadas e produzidas por órgãos públicos ambientais e amparado em amplo e bem fundamentado parecer ministerial, enxergo a ausência da probabilidade do direito invocado na Ação Civil Pública intentada em primeiro grau, requisito esse que, inexistente, inviabiliza a concessão da tutela de urgência perquirida naquela instância, tornando pertinente a manutenção do decisum ora vergastado”, disse o relator.

Assessoria do TJPB

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de mais de R$ 14 no preço do quilo do pão francês

0

A diferença no preço do quilo do pão francês está em R$ 14,04, constata pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor para preços do produto, que oscila entre R$ 9,95 (Pão da Vida – Mangabeira) e R$ 23,95 (Pão & Companhia – Manaíra). A variação chega a 141,1% e a média a R$ 16,04. O levantamento traz preços, ainda, do pão para cachorro quente, do pão para hambúrguer e do pão de caixa. Confira aqui a tabela de preços.

O Procon-JP esteve em 38 padarias da Capital no dia 22 de maio, cobrindo mais de 30 bairros. Os outros menores preços registrados no pão francês são R$ 11,00 (Panificadora e Lanchonete José Américo – José Américo e Mercadinho e Panificadora Vale do Sonho – Valentina); a R$ 12,00 (São Severino – Jardim Cidade Universitária e Vasconcelos – Cruz das Armas).

O Procon-JP registra, ainda, que o pão para cachorro quente está sendo comercializado entre R$ 11,00 (Panificadora e Lanchonete José Américo – José Américo) e R$ 33,99 (Pão & Companhia – Manaíra), diferença de R$ 22,38, variação de 203,5% e média de R$ 20,22. O segundo menor preço do produto foi encontrado a R$ 12,99 (Cavalcanti – Torre), seguido de R$ 13,00 (Trigopan – Jardim Planalto).

Hambúrguer – Quanto ao pão para hambúrguer, o produto oscila entre R$ 11,00 (Panificadora e Lanchonete José Américo – José Américo) e R$ 35,99 (Pão & Companhia), mostrando uma diferença de R$ 24,99, variação de 227,2% e média de R$ 22,72. Os outros dois menores preços do produto foram encontrados a R$ 12,99 (Cavalcanti – Torre) e R$ 13,00 (Trigopan – Jardim Planalto).

Pão de caixa – Já os preços do pão de caixa estão sendo praticados entre R$ 11,00 (Panificadora e Lanchonete José Américo – José Américo) e R$ 31,48 (Pão & Companhia – Manaíra), com variação de 186,2%, diferença de R$ 20,48 e média de R$ 20,46. O segundo menor preço está em R$ 12,99 (Cavalcanti – Torre), seguido de R$ 13,00 (Trigopan – Jardim Planalto).

Consulte a pesquisa completa nos portais da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjoaopessoa.pb.gov.br

Enem 2025: publicado resultado de recurso para isenção de taxa

0

As pessoas que entraram com recurso contra a negativa aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir a resposta final do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante, com o login único do portal de serviços digitais do governo federal Gov.br.

Os candidatos isentos da taxa de inscrição do Enem 2024, que também entraram com recursos pela reprovação das justificativas de ausência nos dias das provas, já têm as respostas disponíveis para consulta.

Os resultados dos recursos relativos às duas situações foram divulgados na noite desta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep.

O edital que trata deste tema explica que mesmo com a isenção ou com a justificativa de ausência confirmada, é necessário fazer a inscrição na Página do Participante.

Por outro lado, quem teve os recursos reprovados em definitivo e deseja se inscrever no Enem 2025 deverá se inscrever e pagar a taxa de inscrição.

Em rede social, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o edital do Enem 2025 será publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite deste sexta-feira. O documento trará o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento aceitas.

Inscrições
As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira (26) e se estendem até 23h59 do dia 6 de junho.

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela Página do Participante do Enem, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no portal Gov.br.

O MEC tem alertado que qualquer outra plataforma ou canal não está autorizado a fazer as inscrições dos interessados, nem cobrar a taxa de inscrição, o que configura tentativa de fraude.

Neste ano, os concluintes do ensino médio em escolas públicas terão a pré-inscrição feita para o Enem 2025, adiantou o ministro da Educação.

Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico

0

A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, na internet.

A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19), por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.

Assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, o documento estabelece que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas estava bloqueada desde o último dia 8.

Anunciado em meio às investigações de irregularidades na cobrança de mensalidades associativas e empréstimos consignados, o bloqueio atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), de junho do ano passado.

Ao apurar denúncias de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e encontrar indícios de irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitisse as cobranças em folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. No entanto, um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

O INSS alerta que não realiza atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, nem pede aos beneficiários enviem documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação. Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

Vice-governador Lucas Ribeiro lidera missão internacional no Oriente Médio em busca de investimentos para a Paraíba

0

O vice-governador Lucas Ribeiro embarca, nesta sexta-feira (23), junto à comitiva do Consórcio Nordeste, com destino ao Oriente Médio, em busca de investimentos para a Região. Governadores e vice-governadores cumprirão agenda no Catar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos.

A missão internacional segue até o dia 30 de maio, com o objetivo de fortalecer relações comerciais e diplomáticas, além de buscar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura, energias renováveis e inovação tecnológica, abrindo portas para novas oportunidades internacionais.

“É uma missão extremamente importante para todos nós, da Região, em que vamos apresentar várias potencialidades do Nordeste, para que possamos transformar essas possibilidades em investimentos. Estou muito orgulhoso de representar nosso estado, designado pelo governador João Azevêdo, buscando parcerias e novidades que vão se somar aos grandes investimentos que já temos na Paraíba, e que têm chamado a atenção tanto no Brasil quanto no mundo”, declarou o vice-governador.

Durante a missão, a Paraíba apresentará seis projetos estratégicos que refletem seu potencial econômico e sustentável. Entre os destaques estão o Polo Turístico Cabo Branco, maior complexo turístico planejado do Brasil; a PPP Paraíba Saneada, que visa universalizar água e esgoto em 93 municípios; e projetos na área de energias renováveis, com foco na produção de hidrogênio verde.

A comitiva também busca investidores para o projeto de Estaleiro de Reparos Navais, além de fortalecer a agroindústria, com foco na exportação de carnes e derivados da cana, e promover o projeto Paraíba Mais Verde, voltado à geração de créditos de carbono por meio da restauração ambiental.

Também integra a comitiva o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. “Cada estado irá apresentar dois projetos, previamente selecionados, no evento denominado Nordeste Day. A Paraíba irá apresentar o Polo Turístico Cabo Branco e a PPP Paraíba Saneada. Paralelamente, serão realizadas reuniões bilaterais, nas quais poderemos apresentar os demais projetos de interesse dos investidores”, explicou o secretário.

 

Potencial de consumo dos paraibanos chega a R$ 111,7 bilhões em 2025, revela nova pesquisa do IPC Maps

0

Nem a inflação tampouco os juros mais altos deverão impedir o crescimento do consumo das famílias paraibanas ao longo deste ano. A nova pesquisa do IPC Maps 2025, o mapa do Índice do Potencial de Consumo das famílias, mostra que os gastos dos paraibanos devem chegar a R$ 111,7 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 9,3% sobre o ano anterior.

A pesquisa do mapa do consumo é realizada pela empresa IPC Marketing Editora de São Paulo, que há 30 anos calcula e mapeia os índices de potencial de consumo dos estados e das cidades brasileiras, com base em dados oficiais.

Acréscimo de R$ 9,5 bilhões – De cada R$ 100 gastos pelos brasileiros em 2025, R$1,37 será dos paraibanos. Em números absolutos, isso representa mais R$ 9,5 bilhões de consumo a mais neste ano das famílias paraibanas em relação ao ano passado (R$ 102,2 bilhões). Esse acréscimo de consumo em 2025 equivale, por exemplo, aos gastos total de três cidades paraibanas: Santa Rita, Patos e Cabedelo, que estão entre as 10 maiores consumo do estado. O acréscimo de consumo traz também interesse de abertura de novos negócios e ampliação de investimentos nos segmentos de maior crescimento, com base na pesquisa.

Do total do consumo dos paraibanos em 2025, R$ 97,768 bilhões (87,5%) serão gastos pelas famílias da zona urbana, ou seja, que moram nas 223 cidades, enquanto R$ 13,976 bilhões por famílias da zona rural (13,5%).

Maiores consumos em 2025 – Entre os maiores gastos estão nas áreas de habitação (R$ 21,1 bilhões); com alimentação no domicílio (R$ 11,9 bilhões); com veículos próprios (R$ 9,2 bilhões); com higiene e cuidados pessoais (R$ 4,3 bilhões); com alimentação fora do lar (R$ 4,081 bilhões); e em 6º lugar com materiais de construção (R$ 3,974 bilhões).

Otimismo – Segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, mesmo com a elevada taxa de juros e a alta da inflação, o cenário é de otimismo para o consumo, com níveis percentuais bem acima aos da economia. “A melhoria dos níveis de emprego com carteira assinada proporcionou uma garantia de renda ao trabalhador, refletindo diretamente na escalada dos valores de consumo,” comentou Pazzini.

Emprego e renda – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o crescimento do consumo da Paraíba com acréscimo de R$ 9,5 bilhões em 2025, é fruto, sobretudo, da geração de novos empregos e da renda dos paraibanos no Estado.

“Os dados oficiais do Ministério do Trabalho e do Emprego, que contabilizam o Caged, mostram que a Paraíba no ano passado gerou um saldo de 27.614 postos com carteira assinada, o que representou um crescimento de 44,24% na comparação sobre 2023. O ano de 2024 também foi o 2º maior saldo de empregos formais dos últimos 12 anos do estado, atrás apenas do ano de 2022 (35.217), que aconteceu devido à retomada da atividade econômica, no período pós pandemia.

Menor taxa de desemprego – Para se ter uma ideia, o estoque acumulado de empregos formais ativos da Paraíba, envolvendo os cinco setores da economia privada (serviços, comércio, indústria, construção e agropecuária), até dezembro do ano passado, era de 514.919 empregos com carteira assinada. O crescimento de empregos reflete em consumo nos diversos setores da economia, sobretudo no varejo e serviços, que demandam mais da indústria e da agropecuária. Outro fator importante é também o índice de desocupação da Paraíba que em dezembro de 2024 atingiu a menor taxa dos últimos 10 anos (8,3%).

Investimentos – Além do fator geração de emprego e renda, que tem sido potencializado pela parceria do Governo da Paraíba com o setor privado com atração de novas empresas e um programa arrojado de incentivos, o Estado tem fomentado a economia local com a ampliação dos investimentos com recursos próprios.

“A gestão fiscal equilibrada nos últimos seis anos do Estado multiplicou os investimentos com recursos próprios em 330%. O governo João Azevêdo saiu de um investimento de R$ 585 milhões, em 2019, para R$ 2,5 bilhões por ano, em 2024. Isso quer dizer mais empregos criados, com a construção e reformas de hospitais e escolas, adutoras, estradas, portos, viadutos, arcos metropolitanos, aeroportos regionais e pontes”, detalhou Marialvo Laureano.

Consumo dos municípios – A pesquisa IPC Maps 2025 mostra ainda que o número de cidades paraibanas com consumo acima de R$ 1 bilhão cresceu de nove, em 2024, para 11 municípios, em 2025. O mapa de consumo bilionário incluiu as cidades de Queimadas (R$ 1,1 bilhão) e Sapé (R$ 1,070 bilhão).

Ranking – As outras nove cidades estão espalhadas pelas regiões e microrregiões do Estado. As duas maiores cidades do estado lideram o consumo em 2025: João Pessoa (R$ 34,182 bilhões) e Campina Grande (R$ 14,113 bilhões). Na Grande João Pessoa, outras três cidades têm consumo acima de R$ 1 bilhão: Santa Rita, 3º maior consumo (R$ 3,589 bilhões), além de Cabedelo (R$ 2,588 bilhões), 5º lugar do ranking, e a cidade de Bayeux (R$ 2,266 bilhões), no 6º lugar.

Destaque no Sertão – Outras três cidades do Sertão se destacam no volume de consumo: Patos, com R$ 3,539 bilhões em consumo, teve forte expansão de 2024 para 2025, em 4º lugar, mas muito próximo de ganhar a terceira posição de Santa Rita, além de Cajazeiras (R$ 1,935 bilhão) e Sousa (R$ 1,905 bilhão), que estão na 7ª e 8ª colocações do ranking. Completando a lista dos 11 maiores consumo acima de R$ 1 bilhão estão as duas cidades do Brejo: Guarabira (R$ 1,490 bilhão), na 9ª posição, e a cidade de Sapé, em 11º lugar, com R$ 1,070 bilhão. (Veja o mapa completo no quadro).

IPC Maps – Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo do Brasil, das Regiões, dos estados e dos municípios, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento.

Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.