A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Infância e Juventude (DRCCIJ), cumpriu, nessa terça-feira (15), um mandado de prisão em desfavor de um homem, no Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa, acusado de praticar abuso sexual contra a própria filha.
A ordem judicial foi expedida após a DRCCIJ tomar conhecimento dos abusos sexuais cometidos pelo acusado contra sua filha, de 13 anos de idade. As investigações revelaram que, além de toques íntimos indevidos, ele a obrigava a assistir vídeos de conteúdo adulto explícito. Diante da gravidade dos fatos e visando proteger a integridade física e psíquica da menor, a delegacia representou pela prisão do acusado.
A equipe da DRCCIJ dirigiu-se ao endereço do acusado, dando cumprimento ao Mandado de Prisão. O indivíduo foi conduzido ao Setor de Custódia da Cidade da Polícia Civil, de onde será levado para apresentação à Justiça, durante a audiência de custódia.
A Polícia Civil da Paraíba reafirma seu compromisso com o combate aos crimes de abuso sexual infantil e com a proteção de crianças e adolescentes. A instituição ressalta a importância da colaboração da população para a captura de criminosos, disponibilizando o Disque Denúncia 197, um serviço gratuito, 100% sigiloso e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com o objetivo de assegurar o respeito da utilização das vagas exclusivas de estacionamento apenas pelas pessoas que tenham este direito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou, nesta terça-feira (15), mais uma campanha educativa nos estabelecimentos comerciais que têm estes espaços reservados. Muitas vezes eles são ocupados por veículos de pessoas que não são autorizadas para isso e que não possuem a credencial.
O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE, destacou a importância de respeitar essas vagas. “Há muito tempo a Semob-JP realiza campanhas em estabelecimentos privados que tenham área de estacionamento aberto ao público para que respeitem essas vagas, deixando-as disponíveis para quem tem o direito a utilizá-las sendo, acima de tudo, uma demonstração de cidadania, por isso nossas campanhas são ininterruptas, para alcançar este objetivo”, destacou.
Equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP estiveram no estacionamento de um supermercado no bairro de Geisel, abordando condutores de veículos que chegavam ao estabelecimento comercial, distribuindo material educativo específico da campanha para respeitar as vagas de estacionamento reservadas para os titulares do direito ao benefício de estacionar em locais exclusivos, indicados pela sinalização. A equipe da Died vai percorrer outros estabelecimentos comerciais durante os próximos dias, dando continuidade à campanha educativa despertando essa consciência na população.
O direito para estacionar nos espaços exclusivos é assegurado às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas acometidas por Fibromialgia e pessoas com Síndrome de Down, comprovado por laudo médico, bem como às pessoas idosas (60+), que devem exibir a credencial no veículo demonstrando o direito à vaga.
Como solicitara credencial – O usuário pode comparecer à Semob-JP, no Cristo Redentor, próximo ao Almeidão (8h às 14h); Casa da Cidadania, na Av. Primeiro de Maio, 146, em Jaguaribe (8h às 17h); Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping (8h às 17h). Outra opção prática é pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e, também, pelo portal da Semob-JP: https://portal.semobjp.pb.gov.br/.
Documentação – Para realizar o cadastro, são exigidos RG e CPF, comprovante de residência de João Pessoa e laudos médicos atualizados.
Penalidade – O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração gravíssima, punida com multa de R$293,47 e 7 pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor que estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição. O veículo estacionado irregularmente nas vagas especiais poderá ser rebocado para o pátio da Semob-JP.
Os olhos do mundo da tecnologia estão voltados para Salvador, na Bahia, onde acontece, desta terça-feira (15) até o dia 21 de julho, a RoboCup 2025, maior evento internacional de robótica e inteligência artificial. E a Paraíba está sendo representada com orgulho por quatro equipes de estudantes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, selecionadas por seus projetos inovadores e impacto social.
Com uma delegação composta por 15 integrantes, entre alunos e professores, custeados pela Prefeitura de João Pessoa, as equipes participam da competição mundial após uma jornada de destaque. Segundo Elisson Abreu, diretor do Departamento de Informática Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), as equipes conquistaram a vaga ao apresentarem seus projetos na Mostra Nacional de Robótica (MNR) durante a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2024. “Os trabalhos foram tão bem avaliados que receberam menção honrosa e, no início de 2025, foram contemplados com bolsas do CNPq para continuidade dos projetos”, destacou.
Essa é a primeira vez que quatro equipes simultâneas de João Pessoa participam da RoboCup, reforçando o avanço da rede municipal no uso da tecnologia educacional. “A participação dos nossos estudantes na RoboCup 2025 é uma conquista que mostra o potencial da educação pública. Eles estão vivenciando, na prática, o uso da robótica, programação e inovação, desenvolvendo habilidades para o futuro”, afirma Tiago Araújo, membro da coordenação da delegação.
Conheça os projetos representantes de João Pessoa:
Escola Municipal Luiz Vaz de Camões – E-book Digital: ferramenta tecnológica voltada à alfabetização de crianças.
Escola Municipal Índio Piragibe – Colete Inclusivo Inovador: dispositivo que facilita a comunicação de pessoas com deficiência.
Escola Santa Ângela – Amigo Guto: robô animatrônico com foco em inclusão e ludicidade no ambiente escolar.
Escola Municipal Augusto dos Anjos – Robô Monitorador de Corais: voltado à preservação ambiental, com foco na proteção de recifes de coral.
A RoboCup reúne estudantes, pesquisadores, entusiastas e empresas de diversos países em um ambiente de inovação, aprendizado e conexão. Além das competições, o evento oferece uma programação rica com mostras, workshops, palestras e exposições que promovem a integração entre academia, indústria e sociedade.
Experiência transformadora – Os depoimentos dos alunos refletem a dimensão transformadora da participação no evento. João Kevynn Trigueiro, 15 anos, da Escola Índio Piragibe revela: “Minha expectativa é que meu projeto funcione bem. A estrutura daqui é impecável. Vi projetos incríveis que nunca tinha imaginado. Estou adorando o evento”, disse.
Vinícius Gabriel, 8 anos, da Escola Luiz Vaz de Camões: “Está sendo uma experiência muito boa. Conheci um cachorro robô, um humanoide, e muitas pessoas novas. Um lugar maravilhoso, cheio de coisas fantásticas”.
Milena, 10 anos, da Escola Augusto dos Anjos: “É incrível. Tem gente de vários países. A estrutura do evento é impressionante”.
Bianca Hellen, 7º ano, da Escola Santa Ângela: “Vou guardar para sempre no meu coração. Está sendo uma honra participar da RoboCup 2025 e conhecer pessoas de tantos lugares”.
Tecnologia que transforma a educação – A presença da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa em um evento dessa magnitude comprova o compromisso com a inovação educacional e o incentivo ao protagonismo juvenil. Além de proporcionar novas experiências, a participação na RoboCup abre portas para parcerias, visibilidade nacional e internacional e aproxima a educação pública das transformações tecnológicas em curso no mundo.
Com a robótica e a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas da sociedade, iniciativas como essa preparam os estudantes para o futuro, e mostram que, com investimento, dedicação e criatividade, a escola pública pode estar na vanguarda da inovação.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, viveu nesta terça-feira (15) um momento de forte simbolismo político e humano. Em visita ao município de Caetés, no Agreste pernambucano, ele esteve na casa onde nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, símbolo da superação das desigualdades no Brasil. Acompanhado da prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, o parlamentar destacou o legado e a força da trajetória de Lula, que saiu de um casebre de taipa para se tornar um dos líderes mais influentes do país.
“É um local pequeno, com chão de terra batida, sem banheiro, com apenas duas janelas e pouco mais de 20m². Mas ali nasceu um gigante, um homem que transformou a dor em força e a pobreza em propósito. Essa visita foi especial e muito simbólica para mim”, disse Adriano Galdino.
O deputado ressaltou que revisitar as origens do presidente Lula é também relembrar as raízes de milhões de brasileiros que enfrentam fome, seca e desigualdade, mas que acreditam na transformação por meio da política. “A história de Lula nos inspira a nunca baixar a cabeça. É a prova de que com coragem, fé e luta, é possível mudar destinos e construir um país mais justo para todos”, completou.
Lula viveu até os quatro anos de idade na zona rural de Caetés, então distrito de Garanhuns. A casa onde nasceu era uma estrutura simples de estuque, com um quarto e uma sala. Os banhos aconteciam em açudes distantes entre seis e oito quilômetros. Um cenário de privação que moldou o líder sindical e presidente que, décadas depois, daria voz às minorias e visibilidade ao Nordeste no cenário nacional.
Um homem de 20 anos morreu, na noite dessa terça-feira (15), após cair da moto que conduzia e ser atropelado por um carro. O acidente ocorreu em um trecho da BR-230, na altura do bairro Castelo Branco, em João Pessoa.
A vítima foi identificada como o analista de redes Ítalo Pereira. De acordo com as investigações preliminares, a moto vinha no sentido Cabedelo-João Pessoa da via, quando um carro teria batido na moto e arremessado Ítalo para a pista do sentido contrário, por cima do guard-rail que divide as pistas. Foi quando um outro veículo, que vinha nessa pista, atropelou o motociclista, que morreu na hora.
Segundo um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que esteve no local, a vítima teve lesões graves no crânio, no braço esquerdo e na coxa. Na chegada do atendimento médico, ele já não apresentava sinais vitais.
A Polícia Civil realizou perícia no local e vai investigar as circunstâncias que causaram o acidente.
Dois homens, pai e filho, foram presos nesta segunda-feira (14) na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, suspeitos de arquitetar uma tentativa de feminicídio contra a cabeleireira Maria Irilene de Sousa Melo, de 43 anos. O crime, segundo a Polícia Civil, foi cometido em 29 de março deste ano e teria sido disfarçado como um acidente de trânsito.
Na ocasião, Maria Irilene conduzia uma motocicleta pela rua Ana Cartaxo da Nóbrega, no bairro Raquel Gadelha, quando foi atingida por trás por um carro. Câmeras de segurança registraram o momento da colisão. Nas imagens, é possível ver o condutor do veículo descendo após o impacto, observando a vítima caída e, em seguida, fugindo do local a pé, sem prestar socorro.
A cabeleireira foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Regional de Sousa (HRS), onde foram constatadas lesões graves, incluindo Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Diante da gravidade do quadro clínico, a paciente precisou ser transferida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ela passou 10 dias em coma, mas sobreviveu.
Durante as investigações, a polícia descobriu que a tentativa de homicídio teria sido planejada pelo próprio filho da vítima, com o apoio do pai. A motivação, segundo a apuração, estaria relacionada à disputa por bens da família, uma vez que Maria Irilene e o ex-companheiro estavam em processo de separação.
Pai e filho foram detidos por força de mandados de prisão preventiva e são apontados como autores intelectuais do crime. Ambos estão recolhidos e devem passar por audiência de custódia nos próximos dias.
O autor material da tentativa de homicídio ainda não foi identificado pela polícia, que segue investigando o caso.
Uma ossada foi encontrada dentro da mata de Jacarapé, próximo ao Centro de Convenções, em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (15).
Segundo a Polícia Civil, há indícios de que seja uma ossada humana. Uma perícia está sendo realizada no local, pela Polícia Científica.
O material foi encontrado por trabalhadores de uma obra que está acontecendo no local. A ossada estava dentro de um saco com uma camiseta, uma calça jeans e cordas.
Um homem foi assassinado na tarde desta terça-feira (15) dentro de um lava-jato nos Funcionários II, em João Pessoa. Ele estaria indo buscar o seu veículo quando foi surpreendido pelos criminosos.
De acordo com a polícia, os suspeitos teriam chegado ao local pilotando uma motocicleta e efetuado os disparos contra a vítima, que não teve tempo de reagir e morreu no local.
O perito criminal que esteve na cena do crime relatou que, ao todo, quatro disparos atingiram o corpo do homem.
Até o momento, não se sabe a motivação do crime e a polícia segue investigando o caso para tentar identificar os suspeitos.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba, deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) uma nova operação na Paraíba.
A Operação Afetação, visando desarticular organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro no estado da Paraíba.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão criminal, 6 medidas de prisão temporária e determinações judiciais de sequestro de imóveis, veículos e valores, todos expedidos pela Justiça Estadual da Paraíba.
As diligências ocorrem em João Pessoa — nos bairros do Valentina Figueiredo, Oitizeiro e Muçumagro —, além dos municípios de Conde e Cruz do Espírito Santo.
As investigações apontam que os envolvidos não apenas se dedicavam ao tráfico de drogas, mas também estruturavam ações para a lavagem de dinheiro, empregando os valores ilícitos na aquisição de bens de alto valor, em clara tentativa de mascarar a verdadeira origem do patrimônio.
Sobre o nome da operação
O nome da operação — Afetação — remete à ideia de ausência de naturalidade, comportamento artificial ou forçado.
A escolha do termo se relaciona diretamente ao perfil dos investigados, que ostentavam carros de luxo e imóveis em condomínios fechados, simulando uma vida de riqueza e status social que não corresponde à sua real condição econômica, sustentada por atividades criminosas.
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) disse nesta segunda-feira (15), que existem diversos critérios para escolher um nome para disputar o governo do Estado em 2026. “Não é pesquisa que vai decidir, pois é retrato de momento”, disse.
João reforçou que a definição do nome que disputará sua sucessão será feita de forma interna, dentro da base aliada. Segundo ele, será necessário analisar o desempenho de cada possível candidato além de outros fatores. “A possibilidade de crescimento, o nível de rejeição, tudo isso será levado em consideração”, declarou o governador.
“Existe, claro, inúmeros critérios para definir uma candidatura. Tudo isso será discutido internamente”, enfatizou.