23.1 C
João Pessoa
Início Site

“Prefeitas do Futuro” reúne gestoras e debate transformação digital, sustentabilidade e inovação

0

O “Prefeitas do Futuro”, evento realizado nesta terça-feira (2) em João Pessoa, reuniu 48 prefeitas paraibanas, além de vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais, com o objetivo de debater transformação digital, desenvolvimento sustentável e inovação na gestão pública. A iniciativa é da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com a TrêsBê Delas e a ILHAtech, e marcou também o início das discussões sobre o processo de renovação da direção do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) no estado.

O encontro foi um espaço de troca de experiências e aprendizado, com palestras e debates sobre temas como Diversidade & Desenvolvimento, Liderança feminina no setor público, Tecnologias e Gestão, Agenda 2030 e gamificação na educação, entre outros. As participantes também conheceram novidades tecnológicas apresentadas em estandes de parceiros como: Banco do Nordeste, Marcos Inácio, VDV Editora, Fonte de Preços, Cip Soluções, Instituto Linear, Monteiro Tech, ClassGame, CBAItyhy Inteligência em Gestão Pública e Smartspace.

George Coelho, presidente da Famup, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer as administrações municipais lideradas por mulheres. “O evento Prefeitas do Futuro é fundamental para valorizar, sobretudo, a presença feminina nos espaços de poder e à frente das administrações municipais. A Famup é uma parceira e está à disposição das gestoras para contribuir com ações que fortaleçam as cidades, sobretudo com a utilização da tecnologia e a digitalização de processos, que são essenciais para uma gestão eficiente e moderna. Essa segunda edição foi um sucesso. Já deixo aqui nosso convite para a próxima edição em 2026”, disse.

A vice-presidente da Famup, Anna Lorena, aproveitou o encontro com as prefeitas para destacar a importância da troca de experiência entre as gestoras e realizar um resgate histórico do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba. “O MMM nasceu aqui na Paraíba, em 2017, e desde então vem sendo um espaço importante de fortalecimento das gestões lideradas por mulheres. No próximo dia 3 de outubro, realizaremos um encontro com prefeitas para formar a nova coordenação do movimento no estado, reafirmando nosso compromisso com o protagonismo feminino na política municipal. Quero agradecer a presença de todas as gestoras nesse evento que nos une e fortalece as administrações e o municipalismo feminino na nossa Paraíba”, frisou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anfitrião do evento, colocou a administração da capital à disposição das prefeitas para compartilhamento de boas práticas. “João Pessoa está aberta para colaborar com as gestoras municipais, apresentando nossas experiências nas mais diversas áreas. A tecnologia tem sido uma aliada indispensável na gestão pública, e queremos contribuir para que essas soluções cheguem a todos os municípios”, afirmou.

Já Thayane Belchior, CEO da TrêsBê Delas, agradeceu a participação das prefeitas e reforçou o papel do encontro para o empoderamento feminino. “O Prefeitas do Futuro é um espaço para troca de experiências, aprendizado e fortalecimento das mulheres que comandam os municípios. É um momento de empoderamento e de construção de redes que impulsionam gestões inovadoras e eficientes. Por isso foi importante e muito gratificante a presença de prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras e assessoras de diversos municípios paraibanos”, disse.

Participações – Estiveram presentes ainda Maria Rodrigues, ex-prefeita de Alagoinha e diretora da Famup; a segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz; a secretária de Estado das Mulheres e Diversidade Humana, Lídia Moura; Sevy Ramo, gestor da ILHAtech; e o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Renato de Andrade.

Polícia desarticula e investiga esquema de receptação de veículos roubados na Capital

0

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou nesta quarta-feira (3), uma operação contra uma organização criminosa que receptava veículos roubados em João Pessoa. O delegado Rinaldo Nóbrega conduz a investigação, que começou há quatro meses e se concentra em um condomínio no bairro da Esplanada, usado pelo grupo para dar apoio logístico às mercadorias ilícitas.

Primeira fase da operação

De acordo com a polícia, a ação marca apenas a primeira fase da investigação. Os agentes apreenderam celulares dos suspeitos para aprofundar a apuração e identificar outros envolvidos.

Atuação do grupo

O delegado explicou que os criminosos atuavam principalmente na receptação de motos, mas também recebiam automóveis e cargas variadas.

“Eles funcionavam como receptadores. Agora buscamos encontrar os ladrões”, declarou Rinaldo Nóbrega.

Próximos passos

Com o material recolhido, a polícia pretende identificar os autores dos roubos e mapear toda a rede de apoio da organização criminosa. O delegado adiantou que novas fases da operação devem ocorrer nos próximos meses.

Polícia Federal deflagra oitava fase da Operação Kori em cidade do Brejo Paraibano

0

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (03) a oitava fase da Operação Kori, voltada ao combate ao armazenamento de material de exploração sexual infantojuvenil em Areia, no Brejo paraibano. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 59 anos, investigado por manter arquivos ilícitos, com autorização judicial para quebra de sigilo telemático expedida pela 3ª Vara Regional de Garantias de Campina Grande.

A investigação indicou que o suspeito armazenava, em ambiente digital, 26 arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, prática que configura violação à legislação penal e afronta direta aos direitos fundamentais de menores.

O investigado poderá responder pelos delitos de aquisição, armazenamento e eventual compartilhamento de material pornográfico infantil, previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), cujas penas podem ultrapassar 10 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações que possam surgir a partir da análise do material apreendido.

O nome “Kori” faz referência a uma divindade protetora da infância, simbolizando a missão da PF no enfrentamento a crimes contra a dignidade sexual de menores.

Assessoria

Operação policial apreende meia tonelada de drogas e prende dois homens, em João Pessoa

0

Duas pessoas foram presas e meia tonelada de drogas foi apreendida durante uma operação da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil. A ação, ocorreu nesta terça-feira, dia 2, numa casa do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Foram apreendidos maconha, cocaína e substanciais sintéticas.

Nesta terça-feira, o proprietário da casa foi flagrado deixando a residência com um recipiente suspeito. Os policiais civis o abordaram na rua e encontraram droga no recipiente. Diante do flagrante, a Justiça autorizou a realização de uma busca no imóvel, onde foi localizado o restante das drogas.

O segundo suspeito preso, de acordo com informações da Polícia Civil, passava pelo local no momento da operação. Ele portava uma mochila com maconha dentro.

O// material apreendido e também os dois presos foram levados para a Central de Polícia, em João Pessoa.

Os policiais civis monitoraram a casa há cerca de dois meses. As investigações apontaram que o proprietário da residência tinha um mandado de prisão em aberto contrata ele. A polícia não informou o crime a que o investigado já respondia.

Carro de influenciadora paraibana é atingido por tiros em João Pessoa; ex-marido é suspeito

0

O carro da influenciadora digital conhecida como “Ruivinha” foi alvo de disparos de arma de fogo, na noite dessa terça-feira (2), no bairro de Mangabeira I, João Pessoa. A vítima acusa o ex-marido de ser o responsável pelo ataque e divulgou, em suas redes sociais, vídeo de agressão e fotos de hematomas que teriam motivado a separação.

Segundo a influenciadora, a violência doméstica foi o estopim do fim do relacionamento. Nas imagens publicadas, ela aparece com marcas de agressão, que reforçam as denúncias contra o ex-companheiro.

Mulher é presa suspeita de comercializar vídeos sexuais da própria filha na Paraíba

0

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos (DECC), realizou, nesta quarta-feira (3), a prisão em flagrante de uma mulher investigada por comercializar vídeos sexuais da própria filha, ainda criança. A captura aconteceu na cidade de Gurinhém.

A Operação Madre teve como objetivo realizar o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa da suspeita, que já era investigada por produzir e comercializar vídeos de cunho sexual da própria filha. No momento do cumprimento do mandado, os investigadores da DECC encontraram outros vídeos da mesma natureza envolvendo outras duas menores de idade que residiam próximo à casa da investigada. Em face disso, a mulher foi presa em flagrante.

As investigações seguem em andamento pois existe a possibilidade de haver outras vítimas que eram utilizadas para produção de vídeos sexuais e posterior venda deste material de forma on-line. A suspeita foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Gurinhém para os procedimentos legais. A Polícia Civil reforça o compromisso no combate aos crimes que acontecem no ambiente virtual, em especial os que envolvem crianças e adolescentes. A população pode contribuir com o trabalho da Polícia Civil por meio do Disque Denúncia 197.

Federação União Progressistas anuncia saída da base e passa a ser oposição ao governo Lula

0

A recém-formada federação União Progressita, formada  pelos partidos União Brasil e PP,  anunciou nesta terça-feria (02) a saída da base do governo no Congresso Nacional. O grupo determinou que todos os filiados com mandato que possuem algum cargo na administração federal renunciem à suas funções, incluindo os ministros de Estado. O União Brasil tem 59 deputados, e o PP tem 50.

Pertecem aos partidos da federação os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA); do Esporte, André Fufuca (PP-MA); do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Frederico Siqueira. Em nota, a Federação avisa que em caso de descumprimento poderão ser adotadas as punições disciplinares previstas no estatuto de seus partidos.

Lideranças da federação se reuniram no Salão Verde da Câmara para anunciar a decisão. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, leu uma nota ao lado do  presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

“Essa decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”, diz a nota.

Show de William Sanfona marca entrega da reforma da Igreja de Lourdes em João Pessoa nesta sexta (05) de setembro

0

A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida Trincheiras, celebra nesta sexta-feira, 05 de setembro, a entrega oficial de sua reforma. A programação terá início com a Santa Missa, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, às 19h, seguida do show do cantor William Sanfona, em um palco montado entre as avenidas Trincheiras e João Machado.

Com um estilo autêntico que mistura o forró nordestino à espiritualidade cristã, William Sanfona vem conquistando destaque no cenário do forró católico. Suas canções, como “Segurei no Manto de Maria”, “Deus Dá o Chão” e “Terra Seca”, já emocionam fiéis e forrozeiros em várias regiões do país. Para o artista, o momento será de fé e celebração:

“Unir a música ao louvor é algo poderoso. Estar presente nesse evento tão especial para a Igreja de Lourdes, com minha sanfona e meu coração cheio de gratidão, é uma honra imensa”, afirma William.

A Igreja de Lourdes é um dos templos mais tradicionais da capital paraibana, com origem na primeira metade do século XIX. A paróquia foi criada oficialmente em 27 de setembro de 1913, pelo então bispo Dom Adauto, desmembrando-se da Paróquia de Nossa Senhora das Neves.

Dois anos depois, em 1915, foi construída a gruta que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ponto de devoção e visitação até hoje. Este ano, o templo completa 112 anos de história, recebendo uma pintura e restauração que resgatam sua beleza arquitetônica e espiritual.

A reforma só foi possível graças ao apoio do ICMS Cultural e Patrimonial da Paraíba do grupo Armazém Paraíba, que viabilizou a recuperação do templo. “A Igreja de Lourdes carrega 112 anos de história e de fé, sendo referência espiritual para gerações de paraibanos. Esta reforma devolve à comunidade um espaço renovado, preservando a memória e fortalecendo nossa missão de evangelizar. É um presente para todos nós.” concluiu o pároco, Padre Marcelo Arruda.

O evento integra as celebrações do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco para 2025, um Ano Santo que convida fiéis de todo o mundo a refletirem sobre a graça divina, a reconciliação com Deus e com o próximo, e a renovação da fé. Durante este ano especial, templos e paróquias promovem ações de evangelização, encontros de espiritualidade e celebrações que reforçam a importância da vida cristã em comunidade.

CRM-PB interdita eticamente duas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rita

0

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente os médicos que trabalham no PSF Farmacêutico Antônio Azevedo e no PSF Aldeny Montenegro, na cidade de Santa Rita (PB), após fiscalização realizada nesta segunda-feira (01). Desta forma, os atendimentos médicos nas duas unidades estão suspensos, até que as inconformidades apontadas pelo Conselho sejam corrigidas.

Na unidade Aldeny Montenegro, no bairro Popular, a equipe do CRM-PB constatou que não há privacidade para o ato médico e para o paciente, já que o consultório possui apenas “meia parede”. Desta forma, não há confidencialidade do ato médico, já que a consulta pode ser ouvida e vista pelas pessoas presentes na recepção do local. Estas irregularidades já tinham sido apontadas em vistoria realizada em julho deste ano e não foram tomadas providências.

Já o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo vem funcionando há cerca de 1,5 ano em imóvel da UBS Padre Paulo Koellen de forma insalubre para o exercício da medicina, com mofo e infiltrações nas paredes do consultório médico, além do teto do consultório de enfermagem e do banheiro dos funcionários estar com grave comprometimento estrutural. As inconformidades, já apontadas em fiscalização realizada em julho deste ano, oferecem risco à saúde dos usuários e dos profissionais.

“A interdição ética de uma unidade de saúde é o último recurso adotado pelo CRM-PB. Infelizmente, as UBSs apresentam problemas sérios que precisam ser resolvidos o mais breve possível, como apontamos desde o mês de julho. Como não foram tomadas as providências necessárias, fizemos a interdição”, afirmou o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

Assessoria

Tribunal de Justiça muda decisão de juiz e abre caminho para absolvição de Ruy Carneiro

0

O Tribunal de Justiça da Paraíba mudou completamente, nesta terça-feira (2), em favor do deputado federal Ruy Carneiro, a decisão anterior que havia condenado o parlamentar na primeira instância. Em reunião, os desembargadores membros da Câmara Criminal do TJPB foram unânimes em modificar as três decisões anteriores, inclusive extinguindo de imediato uma delas.

De acordo com os magistrados, parte das solicitações apresentadas pela defesa do parlamentar foram aceitas e permitiram reformas profundas no julgamento anterior, com extinção e redução significativa das penas previstas.

Confiantes na absolvição plena, inclusive porque um processo semelhante já havia sido anulado pelo próprio Tribunal de Justiça em 2020, os advogados afirmam que vão recorrer, via embargos de declaração, dos pontos que representam questões relevantes de omissão, contradição e obscuridade do processo.

Os advogados de Ruy Carneiro consideram que na próxima oportunidade, haverá um reconhecimento integral do direto apresentado pelo deputado federal. “O próximo passo neste processo, estamos confiantes nisso, é a absolvição”, diz Ruy.

Fonte 83