30.1 C
João Pessoa
Início Site

Pouso Forçado: Hugo Mota presta solidariedade ao prefeito Cícero Lucena e aos tripulantes

0

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), divulgou nota com  a imprensa prestando solidariedade ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Sem partido) e aos tripulantes.

Cícero  Lucena passou por um grande susto após o avião em que viajava ser obrigado a fazer um pouso forçado. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (27), nas proximidades do município de Alagoa Grande, no Brejo paraibano.

Veja a nota Nota de Solidariedade

Manifesto minha solidariedade ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, aos tripulantes do voo e às respectivas famílias, após o episódio do pouso de emergência ocorrido hoje.

Em contato com o deputado federal Mersinho Lucena, filho do prefeito, fui informado de que o prefeito e toda a equipe passam bem, o que nos traz alívio e tranquilidade.

Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados

Homem é preso suspeito de tentar invadir casa da ex-companheira pela terceira vez

0

Policiais Militares prenderam em flagrante na manhã deste doingo (28), um homem de 39 anos suspeito de tentar invadir pela terceira vez a casa da ex-companheira para atacar a companheira dela, no bairro Funcionários II, em João Pessoa.

A ex-companheira possui medida protetiva contra o suspeito, segundo informações da Polícia Militar e do tenente Pereira, responsável pela prisão.

De acordo com o tenente Pereira, o homem não aceitava o fim do relacionamento e já havia feito ameaças anteriores. A polícia montou uma ação para surpreender o suspeito, se escondendo dentro da residência da vítima.

O suspeito foi detido ao pular o muro da casa e conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para os procedimentos legais.

Homem morre após perder controle de moto e cair em barranco no Sertão do Estado

0

Um motociclista de 58 anos morreu em um grave acidente ocorrido nesta manhã deste domingo (28),  na BR-230, na altura do quilômetro 481, em São João do Rio do Peixe.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal,  a vítima pilotava uma motocicleta HONDA/NXR150 BROS ESD quando  perdeu o controle da moto  e  e caiu em  um barranco com cerca de 3,80 metros de profundidade.

Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal,  o acidente aconteceu  quando a vítima transitava em uma vicinal que leva ao distrito de Gravatá e tentava realizar o cruzamento com a BR-230, momento em que caiu no desnível.

As circunstâncias que levaram à queda do motociclista estão sendo apuradas. O relatório preliminar da ocorrência registra que o local é um trecho de obras.

Semob-JP promove capacitação de agentes de mobilidade urbana para reforçar patrulhamento

0

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) segue investindo na qualificação de seus profissionais para garantir um trânsito mais seguro e organizado na Capital. Nesta semana, agentes de mobilidade urbana participaram da primeira turma do curso de capacitação voltado para aprimorar a atuação nas ruas, com foco especial na utilização de motocicletas para o patrulhamento viário da cidade.

O grupo foi formado por profissionais com mais tempo de experiência e também pelos novos agentes, recentemente empossados após aprovação em concurso público. Durante o treinamento, os servidores receberam instruções práticas e teóricas sobre o patrulhamento utilizando motocicletas oficiais, recurso que possibilita maior eficiência e agilidade nas ações de fiscalização e ordenamento viário.

Entre os instrutores, Jodson Júnior, Rômulo Araújo, Rodrigo Moura e Aurélio Dias, todos são agentes de mobilidade e parte deles também atua como supervisor, especialistas em pilotagem deste tipo de veículo.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE, destacou a importância do investimento contínuo na formação da equipe. “Estamos fortalecendo nossa capacidade operacional para oferecer respostas mais rápidas às demandas do trânsito. A qualificação dos agentes é fundamental para garantir a segurança viária e prestar um serviço de excelência à população”, afirmou.

Já o diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Césário, ressaltou que a utilização de motocicletas é um diferencial importante no trabalho de campo. “Com as motos, os agentes conseguem chegar a locais de difícil acesso e atuar de forma mais ágil em situações que exigem intervenção imediata. Esse treinamento amplia a eficiência das nossas ações diárias”, explicou o diretor.

Idoso morre após ter carro roubado e ser atropelado, no Centro de João Pessoa

0

Um homem de 69 anos morreu após ter o carro roubado e ser atropelado pelo suspeito do roubo. O caso ocorreu na manhã deste sábado (27), na Avenida Tabajaras, no Centro de João Pessoa.

A vítima chegou a ser levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos.

Já o suspeito do crime foi detido pela Guarda Civil Municipal, após ser agredido por pessoas que passavam pela região. Ele foi conduzido para a Cidade da Polícia Civil, onde aguardará pela audiência de custódia.

Briga de Facções: Polícia Militar frustra ataque e detêm criminosos em cidade da PB

0

Policiais do 4º BPM detiveram um grupo de criminosos que pretendiam realizar um um ataque de facções rivais na cidade de Mulungu-PB. Com os suspeitos foram apreendidas drogas, armas, munições e coletes balísticos. O fato aconteceu neste sábado (27)

As equipes foram acionadas para averiguar disparos de arma de fogo na localidade conhecida como Cangote do Urubu. Ao chegar ao local, os policiais constataram grande quantidade de cartuchos de munições espalhadas pelo calçamento. Em seguida, as equipes localizaram uma residência onde alguns suspeitos estavam escondidos.

A ação resultou na prisão de dois homens e na apreensão de uma menor, também houve a apreensão de um revólver, calibre .38, uma espingarda, calibre .12, munições de diversos calibres, cocaína, crack, balança de precisão, dois coletes balísticos, além de uma motocicleta com restrição de roubo.

População de João Pessoa aproveita ‘Dia D’ de vacinação antirrábica e imuniza cães e gato

0

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) realizou, neste sábado (27), o ‘Dia D’ de vacinação antirrábica para cães e gatos. A medida preventiva aconteceu em quase 140 postos espalhados por toda a cidade para proteger os pets contra a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida entre animais e deles para humanos. Quem não conseguiu levar seu bichinho, pode buscar atendimento para a vacinação também durante a semana.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, todos os gatos e cachorros a partir dos 3 meses de vida devem ser vacinados todos os anos. A vacinação é gratuita e os tutores dos animais não devem deixar de vacinar, uma vez que é a principal forma de prevenção contra a raiva e também evitar os riscos de transmissão para seres humanos, pois é uma doença sem cura e que pode levar à morte.

A pinscher Sasha acabou de completar 3 meses e já enfrentou a fila de bichinhos para se vacinar. Sua tutora, Andrea Lira, aproveitou a campanha de vacinação para dar prosseguimento ao ciclo vacinal e obter mais informações sobre os cuidados com ela. “É a primeira vez que tenho um cachorrinho e vim aqui para vacinar contra a raiva e saber quais as próximas vacinas que devo dar a ela”, afirmou.

Quem também foi se vacinar foi a gatinha Mel, de seis anos. Sua tutora, Elizete Cardoso, disse que além dela, tem mais uma gatinha, a Farofa, de 11 anos, e as duas nunca ficaram sem receber a vacina antirrábica. “Cuidar delas não é só dar comida e carinho, é pensar na saúde delas também. Elas são parte de minha família”, disse.

Durante todo o ano, a vacinação segue sendo oferecida de forma gratuita no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, no bairro dos Bancários. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (83) 3214-0357.

Doença – A raiva animal é uma doença viral contagiosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordidas, arranhões ou lambidas. Os animais infectados podem apresentar mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, levando à morte.

A prevenção da raiva animal baseia-se na vacinação anual de cães e gatos e na busca por atendimento imediato após qualquer contato com animal suspeito, lavando a ferida com água e sabão e procurando imediatamente um serviço de saúde.

Mulheres vítimas de violência doméstica podem se inscrever em programa de microcrédito especial da PMJP

0

Aproximadamente 20 mulheres em busca de autonomia financeira já se inscreveram no edital ‘Elas Podem’, uma linha especial de microcrédito para mulheres em situação de violência doméstica residentes em João Pessoa. O programa oferece até R$ 20 mil em crédito e capacitação para promover independência financeira e romper ciclos de violência. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de novembro.

O edital foi lançado no último dia 19 pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

A secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres, Juliana Dantas, destaca que a procura das mulheres tem sido boa, inclusive contando com mulheres que não tinham sido beneficiadas por nenhum serviço da Prefeitura da Capital, seja no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra ou na Ronda Maria da Penha.

Ela considera o lançamento do edital muito importante para promover a quebra da dependência financeira, emocional, patrimonial, sendo estes fatores que mantêm mulheres presas aos ciclos de violência por longos períodos.

Juliana Dantas lembra, ainda, que além do crédito, o edital inclui orientação, capacitação, inclusive a formalização de negócios e assessoria durante o processo. “O nosso propósito com esse novo instrumento é auxiliar essas mulheres em seus processos de emancipação, por meio de qualificação profissional, empreendedorismo e geração de emprego e renda”, destacou.

Sobre o ‘Elas Podem’:

Quem pode participar – Mulheres assistidas pela SPPM, residentes em João Pessoa, em situação de violência doméstica.

Valores do crédito:

Até R$ 10 mil (pessoa física)

Até R$ 20 mil (pessoa jurídica – MEI/ME)

Condições de pagamento:

Até 24 parcelas, com até 6 meses de carência (capital fixo/misto)

Até 12 parcelas, sem carência (capital de giro)

Inscrições – Até 15 de novembro de 2025

Etapas – As mulheres interessadas podem fazer a inscrição, presencialmente, na Secretaria das Mulheres, que está funcionando, provisoriamente, no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (Rua Afonso Campos, 111 – Centro). Para obter informações sobre toda a documentação necessária basta acessar o site: euposso.joaopessoa.pb.gov.br.

Após a inscrição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promove uma capacitação e traça um plano de negócios. Posteriormente, haverá uma visita técnica, análise de crédito, o resultado e a liberação do crédito. Após receber o financiamento, as mulheres contam com um acompanhamento técnico para tirar dúvidas e garantir êxito no empreendimento.

Canais de denúncias sobre violência contra a mulher:

Ligue 190 – Polícia Militar

Ligue 153 – Guarda Civil Metropolitana e Ronda Maria da Penha

Ligue 197 – Polícia Civil

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

Avião de Cícero Lucena faz pouso de emergência no Brejo e prefeito passa por grande susto

0

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), viveu momentos de tensão neste sábado (27), quando o avião que o transportava precisou realizar um pouso de emergência nas proximidades do município de Alagoa Grande, no Brejo paraibano.

A aeronave apresentou uma pane técnica durante o voo, obrigando o piloto a interromper a rota planejada e descer de forma repentina. Apesar do susto, Cícero, seus assessores e o piloto saíram ilesos do incidente.

O episódio ocorreu no retorno de mais uma viagem ao interior, rotina que o prefeito retomou após voltar da tradicional caminhada pelo Caminho de Compostela, na Espanha. Além de reencontrar apoiadores, essas agendas fazem parte da articulação política em torno de sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026.

A notícia do pouso forçado, originalmente no blog de Maurilio Júnior e confirmada por O Norte Online, rapidamente circulou entre aliados, que respiraram aliviados com a informação de que ninguém se feriu. Ainda assim, o clima foi de apreensão. Um dos assessores que estava a bordo resumiu: “Foram minutos de angústia que pareceram horas”.

O incidente acontece dias depois de Cícero ter declarado que não vê mais possibilidade de retorno à base do governador João Azevêdo, reforçando a distância política e confirmando o caminho próprio que pretende seguir.

Caravana do Cuidar realiza mais de 400 atendimentos em ação para os moradores do Padre Zé

0

A Caravana do Cuidar registrou, nesta sexta-feira (26), 412 atendimentos aos moradores do bairro Padre Zé. O serviço itinerante é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e nesta edição contou com a parceria do projeto TV Correio nos Bairros.

Entre os serviços mais procurados estiveram às consultas médicas, realizadas pelas equipes das unidades de saúde da família (USFs). Foi nesse espaço que dona Célia Santos conseguiu o encaminhamento para um exame importante. “Eu busco fazer meu exame anualmente e neste ano ainda não tinha conseguido o encaminhamento. Fiquei muito grata com o atendimento que recebi aqui, a doutora me orientou muito bem. Parabéns à Prefeitura por esse serviço”, contou.

A coordenadora da Caravana do Cuidar, Raquel Feitosa, reforçou que a iniciativa é construída por muitas mãos e vem crescendo a cada edição. “Nosso compromisso é atender a população da melhor forma possível, oferecendo não só os serviços básicos de saúde, assistência social e defesa do consumidor, mas também momentos de bem-estar e lazer. Nesta edição, além dos serviços de embelezamento e cultura, tivemos em parceria com a TV Correio a entrega de pipoca e sorvete, que trouxe ainda mais alegria para as famílias”, destacou.

Atendimentos – A Caravana do Cuidar ofereceu uma variedade de serviços gratuitos aos moradores do Padre Zé. Foram eles: Cras (15), CadÚnico (25), Acessuas Trabalho (1), Procon-JP (5), emissão do Cartão SUS (70), programa Eu Posso (5), Junta Militar (9), cadastro para tarifa social junto a Cagepa (5), atendimento odontológico (13), avaliação odontológica (25), consultas médicas (45), exame de glicemia (11), aferição de pressão arterial (36), vacinação (7), mamografia (4), auriculoterapia (17), agendamento para o Castramóvel (6), Defensoria Pública (30), corte de cabelo (45), manicure (23) e atividades infantis com pintura (15).