24.6 C
João Pessoa
Início Site

Em 72 horas: Chove 244,6 mm em João Pessoa e Defesa Civil mantém equipes de prontidão

0

Choveu em João Pessoa 244,6 milímetros (mm) no intervalo de 72 horas, desde a quinta-feira (15) até a manhã deste sábado (17). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou 112 chamadas – a maioria sobre alagamentos e risco de quedas de árvores–, que foram resolvidas ou encaminhadas para os órgãos responsáveis.

Na manhã deste sábado, a Defesa Civil interditou quatro imóveis que apresentaram risco estrutural. As quatro famílias residentes nos espaços foram realocadas para casa de parentes enquanto aguardam a inserção no programa Auxílio Moradia, pago pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que as equipes vão continuar de prontidão enquanto perdurar o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cuja previsão é de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h da terça-feira (20).

“A Defesa Civil não para. Nós estamos percorrendo os bairros da cidade desde as primeiras chuvas. Nossas equipes vão continuar monitorando as áreas de risco para que, em caso de necessidade, possamos responder de forma célere e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que residem nesses locais”, pontuou Kelson Chaves.

O coordenador destacou ainda a importância das medidas de segurança a serem adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Defesa Civil para que as providências sejam tomadas.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.Chove 244,6 mm em João Pessoa

João Azevêdo abre 55ª Expapi em Campina Grande neste domingo e evento deve reunir 200 mil pessoas

0

O governador João Azevêdo abre, neste domingo, às 17h, a 55ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi) no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande. A expectativa é que o evento receba durante os seus oito dias de programação um público de 200 mil pessoas, com negócios fechados na casa dos R$ 20 milhões.

Até o próximo dia 25, a 55ª Expapi terá exposição de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, de equipamentos e implementos agrícolas, além da realização de torneios, de leilões e programação de formação profissional do setor do agronegócio. A visitação estará aberta diariamente para o público das 8h às 22h, com entrada franca. A Expapi é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB); do Sebrae-PB; e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). A Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) também está presente no evento.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, avalia que a expectativa é que durante a exposição sejam fechados muitos negócios. “A Expapi é grande, consolidada, referência do sucesso do agro paraibano, uma vitrine para o produtor rural da Paraíba e de outros estados. O sucesso da Expapi é resultado do apoio do governador João Azevêdo ao evento ao longo dos anos. A previsão é que este ano o sucesso se repita com muitos negócios para os participantes, movimentando a economia paraibana”, avaliou.

Joaquim Hugo lembra que a 55ª Expapi, além dos animais e equipamentos expostos e dos negócios fechados, que são importantes, também é espaço para aprendizado, capacitação e debates. Ele ressalta que a programação terá na manhã desta segunda-feira (19) a realização da IV Reunião Ordinária do Fòrum Estadual de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba (Fessagri), da qual ele é o presidente. “Será um momento para debatermos temas relevantes para a agropecuária e a pesca junto aos municípios paraibanos”, comentou.

Outro evento importante promovido pela Sedap-PB ocorrerá na terça-feira (20), quando acontecerá o Encontro das Mulheres do Agro, evento que enfatiza o protagonismo das mulheres também no campo. O evento terá como palestrante a advogada Camila Mariz Ribeiro, esposa do vice-governador Lucas Ribeiro, e coordenadora estadual do programa “Antes que Aconteça”, que atua no combate à violência contra as mulheres, que enfocará justamente a atuação do programa.

A 55ª Expapi terá exposições de animais como a Nordestina do Minigado, a Nordestina de Mini Pônei, a Copa Cabrito da raça caprina Anglo-Nubiana, raça de dupla aptidão usada para produção de corte como de leite. Haverá ainda exposição da raça Mangalarga, o concurso da raça Guzerá e a participação do Núcleo Nelore da Paraíba, concurso da Raça Guzerá.

De acordo com o presidente da Apacco, Júnior Nóbrega, a Expapi se consolidou como grande evento. “A Expapi é um evento consolidado devido à continuidade, à sua qualidade, às parcerias e aqui fica o meu agradecimento ao governador João Azevêdo e do secretário Hugo Joaquim, da Sedap-PB”, comentou.

A 55ª Expapi tem programado a realização de vários cursos, palestras e debates, como o  que aborda o Projeto Algodão Orgânico no Semiárido e o curso Nacional para Formação de Inspetor Técnico da Espécie Caprina. A Expapi também conta com o apoio Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB).

Prefeito e lideranças políticas de Gado Bravo declaram apoio a Adriano Galdino

0

O prefeito de Gado Bravo, Marcelo Jorge, oficializou nessa sexta-feira (16) seu apoio ao projeto político do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino. O anúncio foi feito durante uma solenidade em homenagem ao Dia das Mães, realizada no município do Agreste paraibano.

A recepção a Adriano Galdino na cidade foi bastante calorosa, contando com a presença de diversas lideranças locais. Além do prefeito Marcelo Jorge, o vice-prefeito Zé Filho e todo o grupo político da situação também declararam apoio ao parlamentar, fortalecendo ainda mais sua base na região.

Durante o evento, Adriano Galdino agradeceu o apoio e destacou a importância de Gado Bravo no cenário político paraibano. “Receber o apoio do prefeito Marcelo Jorge, do vice-prefeito Zé Filho e de todo o grupo político é motivo de honra e responsabilidade. Estou muito feliz em estar aqui pela primeira vez e poder contribuir com o desenvolvimento desta cidade”, afirmou o deputado.

“Estamos felizes em passar a contar com a força política do deputado Adriano Galdino, um dos políticos mais influentes da Paraíba, que agora também vai lutar pelo desenvolvimento de Gado Bravo”, comentou Marcelo Jorge.

Cuidado com o povo: Dr. Jhony realiza atendimento médico em pleno sábado na comunidade do Aratu, em João Pessoa

0

Mesmo em pleno sábado, Dr. Jhony Bezerra, fez questão de estar ao lado da população e colocar a mão na massa — ou melhor, no jaleco. Ele participou diretamente da ação do projeto Dia D+ Saúde, realizada neste dia 17, na comunidade do Aratu, em Mangabeira VIII, e atendeu pessoalmente os moradores, reforçando seu compromisso com quem mais precisa.

A atividade contou com uma força-tarefa de profissionais voluntários da PB Saúde e com a presença do programa PROCON no Seu Bairro, numa articulação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa que mostra que, quando a política se coloca a serviço das pessoas, vidas são transformadas.

Consultas médicas com clínico geral, pediatra, ginecologista e cirurgião, além de exames laboratoriais, agendamento de cirurgias e orientações jurídicas, foram levadas para dentro da comunidade. Para muitos moradores, foi a primeira vez que tiveram acesso tão direto a esses serviços, com acolhimento, respeito e escuta.

“Nosso objetivo nessa parceria é levar serviços de saúde, também serviços em ação social, serviços jurídicos, serviços comunitários para atender a comunidade. Aqui no Aratu, nosso objetivo é justamente estar atendendo a população, levando serviços de saúde, como atendimentos médicos, com pediatra, cirurgião, ginecologista, clínico geral, atendendo também na parte de exames, aqui a gente está fazendo exames laboratoriais, já agendando consultas, agendando cirurgias, fazendo com que o sistema de saúde possa estar mais próximo da comunidade”.

A mobilização garantiu atendimento médico com diversas especialidades e reforçou a atuação integrada entre os entes públicos. Para o secretário da Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP), Júnior Pires, a parceria mostra o poder da união: “Uma comunidade agraciada com uma ação que leva direito, consumidor, saúde, bem-estar da população. Bem, aqui hoje, nessa parceria, Prefeitura e Governo, Procon e PB Saúde, trazendo serviço para a população, aproximando o poder público de quem mais precisa, isso aqui é o mais importante. E celebrar essa parceria aqui hoje, trazendo atendimento jurídico, bem-estar social, atendimento de saúde numa parceria muito importante que está trazendo muitos benefícios”.

O secretário executivo da Participação Popular de João Pessoa, Thiago Diniz, também celebrou a iniciativa como um marco: “A importância é muito grande. Eu diria que é um marco histórico isso que tá acontecendo hoje. Essa sintonia entre Governo do Estado e Prefeitura sendo demonstrada na prática, através de serviços do PROCON, atendimento ao consumidor, a PB Saúde vindo com toda a sua estrutura a atender as pessoas dessa comunidade, uma comunidade carente de João Pessoa. Eu fico muito feliz de observar o Dr Jhony, de ver essa parceria com o secretário Júnior Pires, nós também fazendo a mobilização popular e eu tenho certeza que esse tipo de projeto é o que engrandece a política e eu tenho certeza que ele vai percorrer a cidade de João Pessoa muito em breve para que a gente possa atender muito mais pessoas”.

O Dia D+ Saúde segue como uma ação que ultrapassa o cuidado médico: é sobre presença, compromisso e escuta — especialmente com quem mais precisa. E é esse o tom que Dr. Jhony Bezerra vem imprimindo em sua atuação: um gestor público que vai além dos gabinetes e caminha com o povo.

PMJP tem plano aprovado e vai receber mais de R$ 25 milhões do Minc para investir em cultura

0

O Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) enviado pela Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) para o Ministério da Cultura (MinC) foi aprovado, nesta sexta-feira (16), o que torna a Capital apta a receber, do Governo Federal, recursos na ordem de R$ 25.247.441,88 para fomento a produção cultural. O montante será dividido em cerca de R$ 6,3 milhões por ano – período 2025 a 2029.

De acordo com o plano, a Funjope será responsável pela implementação da política no município de João Pessoa. Os recursos serão distribuídos através de editais de chamamento público, construídos através de diálogos com a sociedade civil representada pelos Fóruns Setoriais de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural.

“Nós capacitamos a Funjope e a cidade de João Pessoa para receber os recursos continuados da Política Nacional Aldir Blanc. Isso é uma coisa muito importante, porque mostra que a Funjope tem capacidade administrativa de planejamento. A Política Nacional Aldir Blanc, desenvolvida pelo Ministério da Cultura, sob a gestão da nossa ministra Margareth Menezes, dá claros sinais do avanço e das conquistas que nós temos nessa área”, comentou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, que fez um balanço de 2024.

“Eu lembro que já no ano passado, em 2024, nós executamos a primeira fase da Aldir Blanc. Até o dia 30 de dezembro, nós tínhamos realizado os pagamentos de mais de 250 projetos de culturas de artistas, produtores e comunidades culturais de João Pessoa. Isso significa que em 2025 nós teremos um longo circuito produtivo e criativo intenso na cidade. A partir de agora, a Funjope vai realizar o seu projeto de ação, que é discutido, é debatido por todos os fóruns de cultura, as comunidades, os coletivos e os artistas individualizados. E no início de junho, nós faremos uma grande plenária para fecharmos esse planejamento. Mas o fundamental é esse, que a cidade de João Pessoa está capacitada para receber os recursos da lei”, explicou.

Beneficiados – Ao longo dos próximos quatro anos, serão cerca de 500 beneficiados entre mestres e mestras, artistas, técnicos, produtores e demais trabalhadores da cultura, coletivos e grupos culturais, espaços e pequenas empresas do setor, pontos e pontões de cultura, além de outros empreendimentos e iniciativas culturais.

Estes incentivos serão concedidos em forma de fomento a projetos culturais, premiações, bolsas para estimular a pesquisa, a formação e qualificação do setor, subsídios para manutenção de espaços e empresas do setor cultural e projetos continuados de pontos e pontões de cultura, CAF’s e educação agroecológica.

Homem é executado a tiros enquanto almoçava em granja na Paraíba

0

Um homem foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (16) enquanto almoçava em uma granja no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Segundo testemunhas, o atirador se aproximou por trás e efetuou pelo menos quatro disparos contra a vítima

De acordo com o perito criminal Tony Máximo, o crime tem características de execução, com disparos à queima-roupa e sem chance de defesa para a vítima.

Ainda conforme a perícia, os tiros atingiram principalmente as costas e a nuca do jovem. Ele ainda teria tentado se defender instintivamente, sendo ferido por um disparo que atravessou a palma de sua mão.

O suspeito de praticar o homicídio e a motivação do crime serão investigados pela Polícia Civil.

T5

Polícia Militar apreende arma de fogo e drogas após confronto em cidade da Paraíba

0

Na noite dessa sexta-feira (16), policiais do 3º Esquadrão do ROTAM apreenderam arma e drogas na cidade de São José da Lagoa Tapada-PB. Na ação houve um confronto e um dos suspeitos não resistiu aos ferimentos.

A equipe policial estava em rondas na localidade conhecida como “Buraco da Gia”, em razão do crescimento da criminalidade na região, quando dois indivíduos foram interceptados pela equipe. Ao perceberem a presença dos policiais, a dupla efetuou disparos de arma de fogo, que houve rápida resposta.

Um dos indivíduos foi atingido e com ele encontrado um revólver, calibre .32, com 06 munições, sendo duas deflagradas. No local também foram encontradas 24 porções de maconha, 17 porções de crack, 298,00 reais em espécie e três celulares. O suspeito atingido foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, já o segundo suspeito conseguiu fugir do local.

Todo o material foi conduzido à Delegacia de Sousa-PB, para as providências legais. As buscas ao segundo suspeito continuam.

Sine-PB disponibiliza mais de 1,1 mil vagas de emprego nesta segunda-feira

0
Foto: Reprodução TV Cabo Branco

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, nesta segunda-feira (19), 1.128 vagas de emprego em 11 municípios do Estado: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Patos, Bayeux, Guarabira, Princesa Isabel, São Bento, Conde e Cabedelo. O maior número de vagas se concentra em Campina Grande, com a oferta de 439 vagas, sendo a maioria para os cargos de operador de processo de produção com exigência do ensino fundamental completo (300) e carregador de descarga de caminhões (30).

Entre as oportunidades para Campina Grande, há ainda opções para auxiliar de cozinha (15), garçom (15), auxiliar de linha de produção (10), encanador (5), agente de portaria, atendente de lanchonete, copeiro, cumim e auxiliar de pizzaiolo (3 cada cargo).

A Capital paraibana vai oferecer 420 vagas para quem se interessa em trabalhar como operador de telemarketing ativo e receptivo (200), atendente de lanchonete (20), pedreiro (9), motorista carreteiro (6), carpinteiro (5), calceteiro (4), técnico eletrônico (1), entre outras funções.

Em Santa Rita, serão 91 vagas, entre as quais estão: operador de máquinas fixas – em geral, mecânico de máquinas agrícola (vaga para aprendiz), eletricista de instalações – edifícios (15 vagas para cada cargo), auxiliar de logística e auxiliar de linha de produção (5 vagas cada), soldador (2) e jardineiro (2).

Na cidade de Conde, o posto estadual do Sine vai ofertar 40 vagas de emprego, contemplando as funções de armazenista (15), auxiliar de logística (6), vendedor interno, garçom e auxiliar de cozinha (2 vagas cada função), camareira de hotel (1), entre outras.

No município de Sapé, serão disponibilizadas 33 vagas de emprego para servente de obras (20), ferreiro armador na construção civil (5), advogado (1), além de outras funções; enquanto na cidade de Patos serão 15 vagas, dentre as quais: recepcionista atendente (4), costureira de roupas (3) e nutricionista (1).

Bayeux vai oferecer 32 vagas de emprego para a população. Seis delas são para pedreiro, mas há vagas também para servente de obras (5), vidraceiro colocador de vidros, operador de Máquinas fixas – em geral e costureira em geral (4 vagas cada cargo), gerente de produção (1), entre outras.

Em Guarabira, o Sine Estadual ofertará 15 vagas, sendo 10 para costureira em geral. Dezenove vagas de emprego estarão disponíveis no município de Princesa Isabel, das quais duas para personal trainer e uma para advogado generalista, etc. E em São Bento, serão 18 vagas de emprego, sendo a maioria para auxiliar de linha de produção (12).

Por fim, o Sine-PB oferece seis vagas de emprego em Cabedelo para auxiliar de limpeza (3), eletricista de alta tensão, garçom e lubrificador de veículos automotores (uma vaga cada cargo).

O Sine-PB orienta os trabalhadores interessados a comparecerem às unidades de atendimento portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, são 16 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimentos nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel.

O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (83) 3218-6600.

Aviões não conseguem pousar em João Pessoa por causa das chuvas e são desviados para Recife

0

Duas aeronaves da Gol Linhas Aéreas, que tinham pouso previsto para esta sexta-feira (16) no Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto, tiveram que ser desviadas para Recife. A informação foi confirmada ao site Turismo em Foco, pela Aena Brasil, concessionária que administra os terminais de João Pessoa e de outras cinco capitais do Nordeste.

Segundo a Aena, o aeroporto da capital paraibana segue tecnicamente aberto e operando por instrumentos, mas, por decisão da própria companhia aérea, os voos foram alternados para a capital pernambucana devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de João Pessoa.

“A decisão foi da companhia aérea. O aeroporto encontra-se aberto para pousos e decolagens, operando por instrumentos”, informou a concessionária em nota.

Além do impacto direto para os passageiros dos voos desviados, o episódio acende o alerta para o fim de semana em João Pessoa — a capital mais turística do Nordeste neste período do ano, com ocupação hoteleira elevada. A previsão meteorológica indica chuvas constantes até pelo menos a noite de domingo, o que pode frustrar os planos de quem buscava sol e mar.

Embora os transtornos sejam pontuais, a situação chama atenção para a infraestrutura aeroportuária em dias de tempo severo e para a capacidade de resposta das companhias e do próprio sistema de aviação regional.

Passageiros impactados devem procurar a GOL para informações sobre realocações, assistência e demais providências.

João Pessoa registra mais de 190 milímetros de chuvas no período de 48 horas

0

A cidade de João Pessoa recebeu mais se 190 milímetros de água nas últimas 48 horas de chuva intensa, condições climáticas que deixam em alerta toda a estrutura de Defesa Civil até a próxima terça-feira (20). Segundo o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), o índice corresponde a 66% de todo o volume médio histórico esperado pra todo o mês de maio (287,7mm) e a capital paraibana, só com o registro de hoje, é o município no Brasil com a maior precipitação acumulada no período.

Equipes dos diversos órgãos municipais estão em prontidão para atender as demandas ocasionadas por esse quadro, estando junto da população no momento em que precisam de atendimento e acolhimento.

O prefeito em exercício Leo Bezerra está participando pessoalmente desse esforço para assegurar o pronto atendimento para minimizar os efeitos do temporal que cai sobre a capital paraibana. “Vamos seguir em alerta, com toda a equipe mobilizada, para ir onde a população necessitar. Com fé em Deus e a ajuda de todos vamos trabalhar por quem precisar”, comentou.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, afirmou que o trabalho segue intensamente para minimizar danos e acolher os necessitados e orienta paea cuidados básico. ” Sempre é importante lembrar a necessidade de evitar correr riscos desnecessários, como tentar atravessar vias que apresentem acúmulo de água ou estejam alagadas, para não ser surpreendido por rachaduras, fissuras ou fendas abertas no solo e procurar abrigo seguro em casos de elevação de leitos de rios ou deslizamentos de encostas”, destacou.

A orientação da Defesa Civil é que, em casos de chuvas fortes, as pessoas evitem o uso de eletroeletrônicos ao relento, não abrigar-se sob árvores, evitar atravessar vias com acúmulo de água, abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Compdec-JP para relatar a ocorrência.

Alertas do Inmet – Além do alerta em vigor até as 23h59 desta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo Aviso Meteorológico, válido a partir de zero hora do sábado (17) até as 10h da terça-feira (20), com previsão de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.