23.1 C
João Pessoa
Início Site

Após Cícero deixar o PP, Daniella dispara: “falarei ao vivo e a cores”

0

A senadora Daniella Ribeiro (PP) preferiu não comentar, por enquanto, a saída do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas. Questionada nesta quinta-feira (11), durante evento no Ministério Público da Paraíba, ela afirmou apenas: “Falarei no momento oportuno, ao vivo e a cores”.

Daniella participou da assinatura de adesão do MPPB ao programa Antes que Aconteça, de sua autoria, que atua na prevenção à violência contra a mulher. O ato contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, e da coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro. A iniciativa já implantou unidades como as Salas Lilás e casas de acolhimento para mulheres, com meta de chegar a 52 salas e quatro casas em todo o estado.

O rompimento de Cícero com o Progressistas ocorre em meio à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026, quando ele deve enfrentar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), filho da senadora.

Na última segunda-feira (8), o Progressistas divulgou nota crítica à decisão do prefeito e orientou que filiados deixem cargos na Prefeitura de João Pessoa. Entre os que já entregaram os postos estão Vaulene Rodrigues, presidente do diretório municipal, além de familiares da senadora: Virgínia Velloso Borges, Marcella Ribeiro e Ana Giovana Medeiros. Já o suplente de senador Diego Tavares disse querer permanecer, mas aguarda uma definição após reunião com o prefeito.

Varejo da Paraíba mantém terceira maior taxa de crescimento no ano

0
Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado e a desaceleração das vendas do comércio, o varejo da Paraíba manteve a terceira maior de crescimento do país no acumulado dos sete meses do ano, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo a pesquisa, o volume de vendas no acumulado de janeiro a julho deste ano cresceu 5,7% sobre o mesmo período do ano passado, alcançando a terceira maior alta do País junto com Amapá (7,9%) e de Santa Catarina (6,3%), enquanto o País registra alta de 1,7% no ano.

 

Em julho, a taxa de crescimento apresentou alta de 2,9% na Paraíba sobre o mesmo mês do ano passado. Foi o sétimo mês consecutivo do ano que a Paraíba apresentou alta no varejo.

 

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba manteve a segunda maior taxa de crescimento no acumulado dos sete meses do ano com 5,6%, enquanto o País registra queda de 0,2%. Em julho, a Paraíba cresceu 2,9% sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto o País amargou queda de 2,5%.

 

SEGMENTOS QUE MAIS CRESCERAM – Na comparação com julho do ano anterior, seis das oito atividades tiveram resultados positivos. São elas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Combustíveis e lubrificantes; e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Já as duas atividades em queda nesta comparação foram Tecidos, vestuário e calçados e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

 

IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO FISCAL EQUILIBRADA – O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, revelou que “a Paraíba manter a terceira maior alta do País nos sete meses deste ano mostra a importância para o comércio do Governo do Estado fazer o seu dever de casa bem feito, ou seja, manter as contas equilibradas e ainda ter capacidade de investimento com recursos próprios para resistir ao cenário macroeconômico de juros altos que interfere no crédito e nas vendas do comércio”, destacou.

 

GOVERNO LANÇOU MEDIDAS DE APOIO AO COMÉRCIO – Segundo Marialvo, a gestão estadual de João Azevêdo tem lançado medidas importantes para melhorar o fluxo de caixa do varejo neste período de manutenção da alta da taxa de juro da Selic como, por exemplo, o Refis de ICMS realizado nos meses de julho e agosto, que teve desconto de até 99% nas multas e nos juros, o que se configurou o maior desconto de sua história da Fazenda Estadual. A gestão estadual também garantiu apoio este ano ao “Liquida Campina Grande” e ao “Liquida João Pessoa e Região Metropolitana”, com o parcelamento do ICMS do mês das vendas em duas vezes.

 

PROGRAMAS DE ESTÍMULO ÀS LOJAS FÍSICAS – “Mantemos pelo sexto ano seguido o Programa Nota Cidadã, que estimula compras presenciais no comércio varejista da Paraíba nos 223 municípios com R$ 100 mil em prêmios em dinheiro aos ganhadores todos os meses e também o aplicativo “Preço da Hora”, que mapeia as lojas físicas da Paraíba com os menores preços para o cidadão”, acrescentaram Marialvo.

 

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

IFPB contrata banca organizadora para concurso de técnicos e docentes

0

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está na fase final de preparação para o lançamento do edital de seu concurso público, que deverá ser publicado nos próximos dias. O certame será organizado pelo Instituto AOCP, contratado para o planejamento, a organização e execução das provas, que contemplarão vagas para Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e para Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Ao todo, serão ofertadas quase 100 vagas, sendo 53 vagas destinadas aos cargos técnicos administrativos em educação de níveis C, D e E, distribuídas em diversos cargos, e 43 para docentes, contemplando 22 áreas de conhecimento. As oportunidades visam atender a demandas identificadas em estudo técnico preliminar conduzido pelo IFPB, que mapeou necessidades de reposição de pessoal decorrente de diversos tipos de vacância, como aposentadorias e exonerações.

De acordo com o Diretor-Geral de Gestão de Pessoas do IFPB, Daniel Vitor, a realização do concurso e a chegada de novos servidores são de extrema importância para somar à missão do IFPB de construir e ofertar um serviço público de qualidade, capaz de transformar a vida da sociedade por meio da educação.

O Pró-Reitor de Ensino, professor Neilor Cesar, destacou que o concurso trará o fortalecimento das atividades acadêmicas, o incremento ao corpo docente e ao técnico, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente à comunidade estudantil, além de contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado pelo IFPB.

A Reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, afirmou que o concurso é essencial para fortalecer a atuação do Instituto, garantir a continuidade de projetos estratégicos e ampliar o acesso à educação pública e de qualidade em todo o estado.

Saúde de Alhandra enfrenta denúncias de abandono e falhas graves no atendimento

0

A situação da saúde pública em Alhandra tem gerado forte repercussão nas redes sociais e em grupos de mensagens. Pacientes e usuários denunciam condições precárias nas Unidades de Saúde da Família (PSFs) e no Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira, sob a gestão do prefeito Marcelo Rodrigues e do secretário de Saúde, Harvey Carvalho.

Entre os relatos mais graves está o de uma mãe que acompanhou a filha gestante em atendimentos no PSF 2 do bairro Bela Vista e no hospital municipal. Apesar do acompanhamento pré-natal e de exames realizados, os profissionais não conseguiram diagnosticar problemas de pressão arterial da paciente. Encaminhada inicialmente para um hospital em Santa Rita, foi informada de que se tratava apenas de pressão descontrolada. Inconformada, a mãe levou a filha a uma maternidade em João Pessoa, onde os exames já existentes apontaram complicações sérias: ruptura no rim, no fígado e pressão arterial elevada, quadro não detectado pela rede de saúde de Alhandra.

Secretário de Saúde Harvey Carvalho / Prefeito Marcelo Rodrigues

Outros moradores também denunciam dificuldades para transferências de pacientes a hospitais de referência na capital. Segundo os relatos, a Secretaria de Saúde não tem conseguido efetivar encaminhamentos, resultando na piora do estado clínico de alguns pacientes.

Secretário de Saúde Harvey Carvalho

Vídeos e áudios divulgados nas redes sociais mostram estruturas deterioradas em PSFs e queixas sobre o funcionamento do hospital municipal, reforçando a percepção de abandono.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra não se pronunciou oficialmente sobre as denúncias.

Lucas já trata aliança com Cícero como “página virada” e afirma que projeto é “coletivo”

0

O vice-governador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (11), em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais e POP FM 89.3, que o projeto político que representa é coletivo e construído em conjunto com diversas lideranças estaduais.

Ao comentar o afastamento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), da base governista, Lucas afirmou que a questão já está superada. “Essa aliança com Cícero é página virada. Nosso foco é seguir unidos em torno de um projeto que não é pessoal, mas coletivo, pensado para o futuro da Paraíba”, disse.

Segundo ele, a prioridade agora é fortalecer a união com aliados e apresentar propostas que atendam às demandas da população, deixando para trás eventuais divergências políticas.

Galdino acredita em apoio de Lula e defende diálogo para definir sucessor

0

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou sua pré-candidatura ao governo estadual durante entrevista nesta quinta-feira (11). Ele defendeu o diálogo como base de sua trajetória política e disse que sua atuação será marcada pela independência em relação a outras lideranças, como João Azevêdo, Ricardo Coutinho e Cícero Lucena.

Galdino destacou a educação pública como prioridade, defendendo ensino de qualidade e formação profissional para os jovens. Também afirmou que pretende governar com foco nos mais pobres: “Nosso estado só avança quando o governo olha para o povo mais humilde”.

O deputado apontou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como decisivo para sua pré-candidatura. Segundo ele, a ligação de Lula com a Paraíba pode garantir maior competitividade eleitoral. Galdino afirmou ainda que sua candidatura se diferencia por estar alinhada a pautas sociais, em contraste com adversários que classifica como “bolsonaristas”.

Apesar de manter a pré-candidatura, disse que só confirmará a decisão em dezembro, após avaliar seu desempenho nas pesquisas. Até lá, aposta no fortalecimento de alianças e no apoio de Lula para viabilizar o projeto.

Procon de Santa Rita lança Núcleo de Apoio ao Superendividado – NAS

0

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, em parceria com o Procon-SR, lançou nesta quarta-feira (10) o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS). A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte a consumidores em situação de vulnerabilidade e endividamento excessivo, garantindo atendimento humanizado e oportunidades de renegociação com credores.

O lançamento do NAS ocorre em alusão ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor, celebrado em 11 de setembro, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proteção dos direitos do cidadão.

O superintendente do Procon de Santa Rita, João José Cruz, explicou como funcionará o novo núcleo.

“Este núcleo vai ser permanente, onde o cidadão que esteja em situação de superendividamento terá um atendimento personalizado. O processo começa com um acolhimento psicológico, para entendermos a realidade daquele consumidor, e segue com atendimento técnico realizado por nossos especialistas. Vamos identificar os gargalos das dívidas e buscar alternativas de negociação junto aos credores”, destacou.

O NAS também atuará na intermediação de acordos coletivos, notificando as empresas envolvidas para que participem das audiências de conciliação. Segundo João José Cruz, as soluções podem incluir redução de juros, descontos em correções monetárias, parcelamentos facilitados e, em alguns casos, até a retirada do nome do consumidor dos cadastros de proteção ao crédito após o pagamento da primeira parcela do acordo.

Para o prefeito Jackson Alvino, a criação do núcleo representa mais um passo importante da administração municipal na defesa da população.

“Com o NAS, a Prefeitura e o Procon Municipal oferecem dignidade ao cidadão que hoje enfrenta uma situação de endividamento. É uma iniciativa que acolhe, orienta e dá uma nova chance ao consumidor santarritense”, afirmou o gestor.

O Núcleo de Apoio ao Superendividado funcionará junto ao Procon de Santa Rita, com atendimento aberto à população.

Leo Bezerra lança ‘Caminho dos Parques’, que vai interligar o da Cidade aos quatro Parahyba

0

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, lançou, nesta quinta-feira (11), o projeto ‘Caminho dos Parques’, que une infraestrutura urbana e preservação ambiental. A iniciativa vai interligar os quatro Parques Parahyba, no Bessa, por meio de asfaltamento de ruas e construção de passarelas, além de oferecer áreas destinadas à prática de atividades físicas e de bem-estar. O percurso seguirá até o Parque da Cidade, que, após superar embargos judiciais, avança em ritmo acelerado com obras no bairro Aeroclube.

Serão quatro quilômetros de extensão, que devem se transformar em um espaço para caminhadas, trilhas e diversas opções de lazer. O planejamento prevê que, após a conclusão das obras de asfaltamento nas vias que conectam os parques, a Prefeitura passe a realizar o bloqueio para veículos aos domingos, das 7h às 17h, garantindo o uso exclusivo para pedestres. Leo Bezerra inspecionou o percurso junto com os secretários Welison Silveira (Meio Ambiente), Janildo Silva (Comunicação) e Luciano Pereira (executivo de Infraestrutura).

 

“Um novo projeto para a cidade de João Pessoa. Serão interligados cinco parques, culminando na conexão com o Parque da Cidade. É motivo de grande satisfação observar a colaboração entre o Governo e a Prefeitura”, destacou Leo Bezerra, que ainda explicou que o projeto será executado pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e apresentado em breve.

A concepção do projeto ‘Caminho dos Parques’ foi idealizada pela Secretaria de Meio Ambiente, segundo o secretário da Pasta, Welison Silveira, que usou o exemplo do que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, que é fechada aos finais de semana para ser ocupada pela população com a prática de atividades físicas e culturais. Em João Pessoa, os parques Parahyba vão garantir mais opções de conexão com o meio ambiente – todos eles conectados e interligando com o Parque da Cidade.

Percurso de quatro quilômetros – “Seguiremos pela via paralela ao Parque Parahyba 4, atravessando a Rua Curchatuz, acessando o Parque Parahyba 2. Este trecho já está pavimentado. Ao final do Parque Parahyba 2, viraremos à direita para nos conectar com o Parque Parahyba 1, em uma das ruas que receberão pavimentação, estabelecendo a ligação entre os Parques Parahyba 2 e 1. A lateral do Parque Parahyba 1 também será pavimentada, dando continuidade ao trajeto, que cruzará novamente a Rua Curchatuz, interligando-se com o Parque Parahyba 3. Em seguida, acessaremos o Parque da Cidade, pela rua que também se encontra em fase de pavimentação”, detalhou o secretário.

Avanço das obras no Parque da Cidade – O projeto vai ganhando forma, com trabalhos da Secretaria de Infraestrutura em duas frentes: um estacionamento para 260 vagas e as primeiras intervenções no parque propriamente dito, com serviços de terraplanagem. O secretário executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira, detalhou o cronograma de execução.

“Atualmente, encontramo-nos na área de estacionamento da Praça da Coruja, adjacente ao Parque. Esta área triangular será destinada ao estacionamento, proporcionando acesso direto ao Parque. Estamos na fase de preparação do terreno, elevando o nível da praça e construindo a base, sub-base e base do contorno. Posteriormente, esta área será pavimentada com pisos padronizados, conforme projeto do escritório Burle Marx, e contará com ampla capacidade de estacionamento, com mais de 200 vagas disponíveis”, detalhou.

Câmara de João Pessoa aprova liberação de recursos para recapeamento asfáltico

0

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na votação desta quinta-feira (11), projeto que altera a Lei 15.481/2025 para autorizar a destinação dos recursos financeiros provenientes do financiamento pactuado com o Banco de Brasília (BRB) para calçamento de ruas na cidade, também para a execução de obras de recapeamento asfáltico dessas ruas. Ao todo, os vereadores aprovaram seis Projetos de Lei Ordinária (PLO) e quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL), além de decidirem pela manutenção de três vetos do Executivo Municipal.

O PLO 351/2025, de autoria do Executivo Municipal, altera a Lei 15.481/2025 para autorizar a destinação dos recursos financeiros provenientes do financiamento pactuado com o BRB para calçamento de ruas na cidade, também para a execução de obras de recapeamento asfáltico. O projeto também modifica as formas e os tipos de garantias exigidas na referida operação, ficando Poder Executivo Municipal autorizado a contratar e garantir o financiamento, junto ao Banco de Brasília, até o valor de R$100 milhões, que serão destinados a obras de recapeamento asfáltico, drenagem e pavimentação na cidade.

Outros três projetos de autoria do Executivo Municipal, autorizando realocações orçamentárias, também foram aprovados: o PLO 349/2025, no valor de R$ 1.505.500,00, destinados à Fundação Cultural de João Pessoa(Funjope); o PLO 458/2025, no valor de R$ 101,9 milhões destinados ao Instituto de Previdência Municipal (IPM); e o PLO 472/2025, no valor global de R$ 6,29 milhões, destinados à Câmara Municipal, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Utilidade Pública

O PLO 455/2025, de Bosquinho (PV), aprovado, reconhece como de Utilidade Pública o Instituto de Cirurgias Minimamente Invasivas Carolina Bandeira (ICB), em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade na área de atenção médica ambulatorial, viabilizando também a realização de procedimentos cirúrgicos destinados ao cuidado integral da saúde da mulher.

“Reconhecemos como de utilidade pública o ICB que, há mais de cinco anos atua na promoção de ações sociais voltadas à atenção médica ambulatorial e à realização de procedimentos cirúrgicos destinados ao cuidado integral da saúde da mulher, com foco principal no diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, com ênfase especial nas patologias que impactam significativamente na qualidade de vida feminina. O reconhecimento de utilidade pública permitirá à instituição ampliar suas parcerias, captar recursos e fortalecer suas ações em prol da saúde das mulheres”, defendeu o autor, em sua justificativa.

Homenagens

Ainda foram acatados quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL) com homenagens a personalidades locais: o PDL 41/2025, de Toinho Pé de Aço, outorga a cidadania pessoense à CEO do Grupo Delta Engenharia, Maria Aparecida De Medeiros; o PDL 60/2025, de Wamberto Ulysses (Republicanos), concede a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico Joacil de Brito Pereira ao Advogado Luiz Filipe Fernandes Carneiro da Cunha; o PDL 63/2025, de Jailma Carvalho (PSB), outorga o Título de Cidadão Pessoense ao diretor executivo de recursos logísticos e patrimônio, da Secretaria de Administração da Paraíba, André Freitas da Silva Félix; e o PDL 64/2025, da Mesa Diretora, com a concessão da Medalha Cidade de João Pessoa ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Divergência de preços na bomba leva Procon-JP a interditar posto de combustíveis

0

Um posto de combustíveis localizado no bairro de Tambaú, em João Pessoa, foi interditado no início da tarde desta quinta-feira (11) após constatação de divergência nos preços divulgados nas placas e do que estava sendo aplicado na bomba. Após recebimento de denúncia, o Procon-JP foi até o local para verificar a situação e confirmou a infração.

O secretário Júnior Pires, titular do Procon-JP, confirmou a interdição e informou que na placa, o preço da gasolina estava sendo anunciado por R$ 5,89. Enquanto que na bomba de combustível o preço estava sendo cobrado R$ 5,99.

Júnior Pires detalhou ainda que o foi interditado o Posto Select, localizado na Avenida Nego, em Tambaú. Após o recebimento da denúncia, o Procon-JP constatou que o consumidor estava sendo induzido ao erro por publicidade enganosa.

Apesar da interdição já ter sido efetuada, Júnior Pires destacou que “o posto já está fazendo os ajustes e retornará o funcionamento, porém está sendo autuado pela prática abusiva de publicidade enganosa”.

Fiscalização de postos

A atuação e fiscalização do Procon em postos de combustíveis de João Pessoa tem ganhado destaque recente em razão do preço praticado. Recentemente, no mês de agosto, alguns postos de combustíveis subiram R$ 0,40 no preço da gasolina de forma repentina. Após fiscalização, os empresário justificaram o aumento como sendo recomposição de lucro. No entanto, pouco tempo depois voltaram a baixar os preços.

Esta semana a Câmara de Vereadores de João Pessoa formalizou a criação da CPI dos Combustíveis, que deve investigar as denúncias de preço abusivo e outras decorrentes. O pedido para instalação da CPI foi feito pelo vereador Guga MoovJampa.