25.1 C
João Pessoa
Início Site

Dr. Jhony critica Bruno Cunha Lima e afirma: “ao contrário de Cícero, ele não tem o que mostrar à Paraíba”

0

O presidente da Fundação PB Saúde e ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Dr Jhony Bezerra (PSB), rebateu nesta segunda-feira (28) as declarações do atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), que, tentando se comparar ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou que estaria sendo convidado a percorrer o interior da Paraíba.

Para Dr. Jhony, que foi o entrevistado Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de  Comunicação desta segunda-feira (8),  a tentativa de Bruno de se equiparar a líderes que têm serviços prestados à Paraíba é “desproporcional” e “descolada da realidade”. “Enquanto Cícero tem obras, entregas e uma história de compromisso com o povo, Bruno, infelizmente, não tem o que mostrar. Sua gestão é marcada pelo abandono e pelo desprezo às demandas da população de Campina”, disparou.

A fala de Bruno ocorreu durante o lançamento do São João da Advocacia, evento realizado nesta segunda-feira (28). No evento, Bruno anunciou que pretende viajar pelo estado para “ouvir a população”, mas Dr. Jhony ironizou: “O que adianta anotar os pedidos da população se, no caminho de volta, tudo vai parar no lixo? Campina já conhece esse modelo de gestão: promessas jogadas ao vento e ações que não chegam.”

O pré-candidato destacou ainda que Bruno tenta, agora, pegar carona na imagem de líderes que realmente constroem resultados. “Falta trabalho, sobra propaganda. E Campina Grande, que é uma cidade vibrante, cheia de história e de força, não merece continuar sendo conduzida por quem não respeita sua grandeza”, concluiu Dr. Jhony.

BastidoresPB

Viaduto de Água Fria será liberado para o tráfego no Km 24 da BR-230 em João Pessoa, nesta quarta

0

A partir das 9 horas desta quarta-feira (30), será liberado o tráfego de veículos sobre o viaduto conhecido como Viaduto de Água Fria, localizado na BR-230, zona sul de João Pessoa. Esta liberação acontece no contexto de obras de mobilidade urbana na capital paraibana, que impactam diretamente no fluxo da BR 230. A informação é da Polícia Rodoviária Federal.

O viaduto, oficialmente denominado Viaduto Luciano Agra, é uma obra estratégica que trará mais fluidez e segurança ao trânsito na BR-230, uma das principais rodovias que cortam o estado da Paraíba. A liberação parcial do fluxo permitirá maior dinamismo no deslocamento urbano, especialmente entre os bairros da zona sul e o centro da cidade.

Com a abertura do tráfego sobre o viaduto, a próxima fase das obras terá início: a construção das alças viárias sob a estrutura, que serão fundamentais para melhorar ainda mais a distribuição do trânsito na região.

A PRF reforça que, mesmo com a liberação do tráfego, a área permanece em obras e requer atenção redobrada dos condutores. É fundamental respeitar a sinalização e as orientações das equipes de trânsito para garantir a segurança de todos.

A liberação do Viaduto de Água Fria representa um passo importante para a melhoria da infraestrutura viária na Paraíba, contribuindo para o fortalecimento da segurança no trânsito e a qualidade de vida da população.

João Azevêdo destaca investimentos e políticas publica na Primeira Infância em toda a Paraíba

0

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, do lançamento do Pacto Paraibano pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) que envolve diversos órgãos da administração pública, além de instituições representativas do setor privado. Na oportunidade, o gestor estadual destacou ações promovidas pelo governo para garantir o bem-estar social e emocional das crianças paraibanas.

Em seu discurso, o chefe do Executivo elencou ações na Educação, Saúde, Desenvolvimento Humano, Esporte e Lazer voltadas para assegurar o acesso às políticas públicas e melhor qualidade de vida para crianças de 0 a 6 anos. “A Paraíba implantou políticas públicas que têm transformado vidas a partir de programas como o Alfabetiza Mais Paraíba, o Paraíba Primeira Infância com a construção de 213 creches em parceria com os municípios, destinação de mais de 650 ônibus escolares; na Saúde, iremos entregar em breve o Hospital da Mulher de João Pessoa, estamos construindo o Hospital da Mulher em Campina Grande, iniciaremos o de Sousa e abrimos a Oficina Ortopédica de João Pessoa; no Esporte, vamos construir a Vila Olímpica de Sousa, o Centro Paralímpico, além de centros esportivos em diversos municípios”, frisou ao parabenizar o TCE pela iniciativa e reforçar a importância da Educação para a realização de sonhos e a garantia de um futuro melhor para as crianças e jovens.

No evento, as autoridades assinaram o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, envolvendo representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministérios Público e do Trabalho, Ordem dos Advogados, meios acadêmicos, setores da indústria e do comércio e segmentos organizados da sociedade.

O presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, evidenciou o esforço coletivo de todas instituições envolvidas para cuidar das crianças paraibanas. “Nós sabemos dos desafios das políticas públicas na Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social e é importante o compartilhamento de ações integradas entre os Poderes, instituições e sociedade civil para assegurar que cada criança cresça com estrutura de proteção e amor, com pleno acesso aos direitos fundamentais. Eu tenho certeza de que juntos vamos melhorar o cenário da primeira infância no âmbito da Paraíba, assegurando um futuro mais justo e promissor”, declarou.

Além do Governo da Paraíba, são parceiros da iniciativa  a Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa, a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, as Defensorias Públicas da União e do Estado, a Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), a Unicef, o Instituto Federal da Paraíba, as Universidades Federal (UFPB), Estadual (UEPB) e de Campina Grande (UFCG), o Sebrae, a Faepa/Senar, a Federação das Indústrias da Paraíba e a Fecomércio.

O Pacto tem o objetivo de consolidar políticas públicas destinadas ao bem-estar físico, emocional e educacional de crianças de zero a seis anos de idade.

A solenidade foi prestigiada pelos deputados federais Wilson Santiago, Damião Feliciano, Ruy Carneiro e Luiz Couto; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Felipe Leitão, Francisca Motta e Taciano Diniz; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo presidente do Tribunal de Justiça, Frederico Coutinho; dentre outras autoridades.

Mais um suspeito de integrar facção criminosa na Paraíba é preso em outro Estado

0

A Polícia Civil da Paraíba segue expandindo seu trabalho de atuação investigativa e capturando integrantes de facções criminosa em outros estados. Desta vez, o homem preso estava escondido em Fortaleza (CE) e foi capturado por equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), em ação conjunta com a Polícia Civil cearense.

O alvo das investigações – T.G.S., 34 anos – foi preso nesse sábado, 26 de abril, no bairro do Pici, em Fortaleza. Ele tem ligações com uma das facções criminosas responsáveis por crimes graves na cidade de Santa Luzia (PB). A Polícia Civil paraibana iniciou as investigações e conseguiu, na justiça, o mandado de prisão em seu desfavor, cumprindo a ordem judicial no Ceará.

Trata-se da 19ª prisão no contexto da “Operação Colosso”, sendo a sétima prisão dessa operação realizada fora das divisas paraibanas, uma vez que outros alvos já foram capturados nos estados de Pernambuco, Goiás, Ceará e Rio Grande do Norte – além da Paraíba.

O inquérito policial relativo à Operação Colosso já se encontra relatado e com a oferta de denúncia pela Promotoria de Santa Luzia, sendo 26 pessoas arroladas como réus por integrarem a Organização Criminosa.

Governo do Estado divulga tabela de pagamento do servidores referente a abril; Confira as datas

0
Prefeitura de Campina paga nesta quinta-feira aposentados e pensionistas do Ipsem

O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de abril será efetuado nesta terça (29) e quarta-feira (30). No primeiro dia, recebem os aposentados e pensionistas e, no segundo dia, os servidores da ativa das administrações direta e indireta.

O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, nesta segunda-feira (28), durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

“Nós iremos injetar R$ 770 milhões na economia do estado com o pagamento da folha de abril, reforçando o nosso compromisso de pagar sempre dentro do mês trabalhado, o que movimenta o comércio e gera emprego e renda”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Calendário de pagamentos:

29/04 – pagamento dos salários dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

30/04 – pagamento dos salários dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Jhonny defende protagonismo do PSB na disputa de 2026: “Temos excelentes quadros”

0

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhonny Bezerra, defendeu, nesta segunda-feira (28), durante entrevista uma emissora de rádio da Capital, que o PSB assuma o protagonismo das eleições 2026 no estado.

Durante a entrevista, Jhonny lembrou que o PSB possui excelentes quadros, a exemplo de Pollyanna Dutra e Deusdete Queiroga para disputar o governo.

Jhonny Bezerra também disse que se o governador João Azevêdo decidir disputar o Senado, o PSB vai costurar os espaços com os partidos aliados. “O partido tem que ser protagonista, temos Pollyanna e Deusdete, mas caso o governador dispute o Senado teremos que conversar os espaços de cada partido”, disse.

Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

0
Foto: Reprodução internet

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Com a Portaria nº 3.114 publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (25), 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados em cargos que não têm o curso de formação inicial como etapa do certame. Caberá a cada órgão fazer a nomeação e dar posse aos novos servidores.

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio. As vagas com provimento autorizado são para os cargos de nível médio e também os de nível superior dos oito blocos temáticos. Entre eles estão os de analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.

>>“Nem felicidade descreve”: aprovados no concurso unificado comemoram

Para conferir os cargos e órgãos que tiveram autorizações para convocar os aprovados, clique aqui.

Entre os órgãos contemplados estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e do Planejamento, além de instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU).

A portaria do MGI se baseia na Lei Orçamentária Anual de 2025 sancionada, que garante os recursos necessários para as nomeações.

Concurso unificado
O chamado Enem dos Concursos é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil. Em 2024, o número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

A primeira edição do certame foi realizada em 18 de agosto do ano passado, simultaneamente em 218 cidades de todas as unidades das federações, mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição no certame. Cerca de 1 milhão de candidatos realizaram as provas objetivas e discursivas. O objetivo do governo federal foi democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

A segunda edição do CPNU deve ser realizada no segundo semestre deste ano. Nesta segunda-feira (28), conforme previsto pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Agência Brasil

Governo da Paraíba promove workshop sobre o Cadastur em municípios paraibanos

0

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, promove uma série de workshops itinerantes sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em cinco municípios do estado. A ação tem como foco orientar e mobilizar os profissionais e empreendimentos do setor turístico para a importância da formalização por meio do cadastro no sistema do Ministério do Turismo.

As cidades que receberão o evento, até o fim de abril, são Lucena, Santa Luzia, Araruna, Cabedelo e Sousa. A iniciativa visa facilitar o acesso dos prestadores de serviços turísticos ao Cadastur, que é obrigatório para diversas categorias e oferece benefícios como, por exemplo, acesso a financiamento por meio do Fungetur.

De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a proposta é levar informações e apoio técnico diretamente aos municípios, incentivar a legalização dos serviços e fortalecer a cadeia turística em todas as regiões do estado.

O Cadastur é voltado para profissionais e empresas como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, entre outros.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, comenta que, com essa ação, o Governo da Paraíba reforça o compromisso com a profissionalização do setor e com o desenvolvimento do turismo no estado.

 

Cícero Lucena entrega USF Doce Mãe de Deus, o 76º equipamento de saúde requalificado pela gestão

0

Com o objetivo de melhorar o cuidado na assistência básica de João Pessoa, a Prefeitura está requalificando toda a rede de Unidades de Saúde da Família. Nesta segunda-feira (28), o prefeito Cícero Lucena entregou a USF Doce Mãe de Deus, no Valentina Figueiredo, chegando a 76 o número de equipamentos requalificados, desde 2021, que estão oferecendo espaços climatizados, infraestrutura nova, sala fria e melhores condições de atendimento.

Durante solenidade, o gestor da Capital adiantou que a Prefeitura vai instalar uma farmácia na USF Doce Mãe de Deus e disse que a área da saúde está entre as prioridades da sua gestão, incluindo o aprimoramento dos serviços, requalificação de equipamentos, construção de novas unidades, do Hospital Dia, reforma do Complexo Hospitalar de Mangabeira, entre outras ações.

“Não só reformando unidades, dotando de novos equipamentos, mas também criando a cultura do cuidar junto aos servidores, da dedicação para que as pessoas sejam respeitadas. A volta das farmácias, a exemplo da que vai ter aqui nessa, é motivo de alegria, porque enfrentamos as grandes dificuldades, mas conseguimos planejar e estamos em ação desse planejamento para entregar uma rede que dê cobertura de 100% com padrão e com qualidade de atendimento”, projetou o prefeito.

Maior projeto de requalificação – O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, informou que os 76 equipamentos já requalificados, incluindo também policlínicas, UPAs e hospitais, é o maior já executado na história da saúde pública da Capital. Ele disse que, na saúde básica, o esforço se reflete em um atendimento mais humanizado.

“Quando você climatiza todas as salas, quando você disponibiliza coisas simples como um bebedouro com água gelada, quando você disponibiliza banheiros limpos, renovados, pisos completamente trocados. Quando você troca a manta e não chove mais dentro da unidade, isso demonstra respeito com a população. Se fosse um ambiente privado, se você pagasse para ir no ambiente privado, se o ambiente privado estivesse todo deteriorado, você não iria”, afirmou o secretário.

Cobertura de 100% – Enquanto reestrutura as unidades já existentes, a Prefeitura também avança na construção de novas USFs, para cobrir 100% da cidade com serviços básicos de saúde, com equipes multidisciplinares. Das 10 novas que tiveram obras iniciadas no ano passado, cinco já foram inauguradas, enquanto as demais serão entregues até o final do ano, segundo informou o secretário Luis Ferreira.

Ísis Costa, gerente da USF Doce Mãe de Deus, agradeceu o cuidado da Prefeitura com o bairro Valentina Figueiredo, disse que a reforma da unidade garante melhores condições de atendimento aos usuários e de trabalho para os profissionais. Ela informou que são cerca de quatro mil pessoas beneficiadas com os serviços ofertados. “Foi um presente para todos nós. Um benefício que a gente percebe no dia a dia, na satisfação da população e na qualidade dos serviços”, pontuou.

Fotos: Sérgio Lucena

Semana do trabalhador começa com 649 vagas de emprego ofertadas pelo Sine-JP

0

Para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho é bom ficar atento, porque a semana do trabalhador vai começar com 649 vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP). Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine com documentos como o RG, CPF, currículo atualizado, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.

A função de operador de telemarketing é a que mais oferece oportunidade. São 100 vagas abertas, incluindo oferta para primeiro emprego. Para concorrer a uma das vagas, basta ter ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática. Não é exigida experiência.

O setor da construção civil também está empregando. Há 43 vagas para pedreiro, 16 para ajudante de obras e 64 para servente de obras. As exigências variam de acordo com a empresa solicitante.

Profissionais com experiência em fibra ópticas e suas aplicações, sabem preparar e lançar cabos ópticos para fusão, instalar caixas de emenda, terminais e distribuidores podem concorrer a uma das 17 vagas ofertadas para técnico de telecomunicações. O profissional que conquistar a oportunidade realizará reparo em redes e manutenção corretiva. É necessário ter habilitação e disponibilidade para viagens.

Pessoas com Deficiência (PcD) também podem concorrer as várias vagas como assistente administrativo, assistente de vendas, atendente de loja, operador de caixa e servente de obras.

Serviço – Para concorrer a uma das vagas, basta ir até a sede do Sine-JP na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 9 8654-8978.