23.1 C
João Pessoa
Início Site

Quase 3 mil pessoas já fizeram a regularização de sepulturas, túmulos e ossuários dos cemitérios públicos da Capital

0

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), segue realizando a regularização e atualização cadastral de todas as sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus existentes nos cemitérios municipais: Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Nossa Senhora da Penha, Cristo Redentor e São José. Até o momento, 2.952 pessoas realizaram o procedimento.

Para fazer esta regularização e atualização cadastral, todas as pessoas responsáveis por sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus dos cemitérios municipais ou que tenham parentes sepultados nesses locais, devem comparecer na Divisão de Cemitérios (Dicem), localizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, no José Américo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Ninguém precisa chegar de madrugada. Basta chegar às 8h, pois há fichas suficientes para atender a todos”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.

Prazo ampliado – Segundo o edital de convocação (https://x.gd/1l2V1), o prazo para o recadastramento, que seria até o dia 8 de setembro, agora será entre 15 de setembro e 15 de outubro. “Como estava previsto no edital, ampliamos o prazo para a regularização e atualização cadastral. O novo prazo será do dia 15 de setembro a 15 de outubro. Entre os dias 9 e 12 de setembro não haverá atendimento ao público, pois faremos um balanço do trabalho realizado e ajustes para qualificar e dinamizar ainda mais o serviço”, explicou o secretário da Sedurb.

Documentos – Os documentos necessários para o recadastramento são os seguintes:

a) Documentos do proprietário da sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário, se estiver vivo: RG, CPF, comprovante de residência, termo de concessão perpétua ou recibos de aquisição do terreno em determinado cemitério público. Caso o concessionário esteja vivo, mas impossibilitado de comparecer ao local do recadastramento, seu representante deve apresentar também uma procuração pública ou curatela.

b) Certidão de óbito do proprietário da sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário; termo de concessão perpétua e os documentos pessoais e originais do requerente (RG, CPF e comprovante de residência) – que deve ser parente de 1° grau do titular falecido e comprovar o parentesco documentalmente.

No momento da regularização e atualização cadastral também é necessário o pagamento de duas taxas, relacionadas aos serviços de manutenção e vigilância, para fins de regularização das concessões. Estas tarifas são regulamentadas pela Lei 14.262/2021 e o valor total é de R$ 91,78.

Vale salientar que são distribuídas na Cecaf, diariamente, 400 fichas para o atendimento ao público, levando em consideração grupos prioritários como idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com alguma comorbidade. Uma equipe multiprofissional tem realizado o serviço, contando com apoio de assistentes sociais e uma enfermeira.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano ressalta que a pessoa interessada deverá informar, no momento do recadastramento, onde está localizada a sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário. O lote e a quadra, por exemplo. Caso não saiba, deve ir ao respectivo cemitério para obter essa informação. Em seguida, poderá concluir o procedimento na Cecaf.

Sine-JP oferta 390 vagas de emprego com destaque para a função de atendente de telemarketing

0

Quer uma vaga de emprego, mas ainda não tem experiência no mercado de trabalho? No Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) dá para resolver esse problema. A partir desta segunda-feira (1°) estão sendo ofertadas 390 vagas para quem tem ou não experiência. E a função de atendente de telemarketing é a que tem maior destaque, com 50 vagas.

Para se candidatar a uma delas, basta ter o ensino médio completo e se dirigir até a sede do Sine-JP, na Avenida João Suassuna, nº 49, no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Leve documentos como o RG, CPF, currículo atualizado, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.

Quem tem interesse em trabalhar como operador de máquinas fixas também é bom ficar de olho, porque o Sine-JP está com oferta de 46 vagas. É importante prestar atenção às exigências para ocupar a função. Para algumas vagas não é exigida experiência, já para outras, é necessário.

Outras funções com vagas abertas para quem não tem experiência: ajudante de carga e descarga, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, dedetizador, garçom, promotor de vendas, técnico de oficina ortopédica e vendedor pracista.

Construção civil – É um setor que também está aquecido. Para esta semana, por exemplo, o Sine-JP oferece vagas para pedreiro, com pelo menos 6 meses de experiência. Estão abertas, ainda, 18 vagas para servente de obras, duas para mestre de obras e uma para técnico de manutenção de obras.

Mais setores – O Sine-JP oferece emprego em muitas outras áreas como: auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, balconista, camareira, carpinteiro, serviços gerais, motorista, costureira, designer de moda, eletricista e jardineiro.

Serviço – As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade). Mais informações pelo telefone (83) 9 8654-8978.

Prefeitura de João Pessoa ganha em duas categorias prêmio ‘Selo de Mérito’ com programas habitacionais

0

A Prefeitura de João Pessoa foi premiada, pelo quarto ano seguido, com o prêmio ‘Selo de Mérito’, concedido pela Associação Brasileira de Companhias de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Este ano, os prêmios foram com dois projetos de interesse social: um pela construção do Residencial Dubai e o outro com o projeto de regularização fundiária com melhorias habitacionais.

A Secretaria de Habitação Social (Semhab) concorreu em três categorias e venceu em duas, disputando com projetos habitacionais realizados em outros estados e municípios brasileiros. As premiações serão entregues ao prefeito Cícero Lucena durante a realização do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que vai acontecer de 17 a 19 de setembro, em Cabedelo. O evento vai reunir representantes de todo o Brasil.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que os prêmios são resultado do esforço e da atenção que a gestão tem dado ao setor habitacional, com ênfase para as moradias de interesse social. “Na categoria Habitação de Interesse Social, ganhamos o prêmio na produção de unidades habitacionais com a construção do Residencial Dubai, que vai atender 416 famílias retiradas de uma ocupação numa área de preservação ambiental permanente, insalubre e de risco. Essas famílias passaram a ser assistidas pela Prefeitura com o auxílio moradia. E também é preciso lembrar que o terreno foi doado pela Prefeitura com aprovação da Câmara de Vereadores. Dentro do empreendimento vai ter uma creche e o residencial fica a cerca de 400 metros de uma escola municipal para atender as crianças”, comentou.

Sobre o segundo prêmio, Socorro Gadelha informou que a Semhab venceu com o programa de regularização fundiária com melhorias habitacionais, projeto que já atendeu mais de três mil famílias em diversos bairros da cidade. A secretária lembrou que o programa é feito com recursos próprios da Prefeitura, sendo feita a recuperação do imóvel e, ao final, a família beneficiada recebe a escritura registrada em cartório sem ter nenhuma despesa.

Socorro Gadelha destacou que são quatro anos seguidos em que a Prefeitura de João Pessoa recebe o prêmio ‘Selo de Mérito’, a premiação mais importante do Brasil no reconhecimento a programas habitacionais de interesse social. “Nós já ganhamos o prêmios do Selo de Mérito com o Programa Cuidar do Lar, que hoje serve de modelo para programas semelhantes desenvolvidos em outros estados do Brasil; com a urbanização da Comunidade do S no baixo Roger; dois prêmios com o trabalho feito junto a comunidade Quilombola de Paratibe – um pela construção do Residencial Hélio Miguel e o outro pelo trabalho social; e também com novos projetos de habitação pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, elencou.

Mais moradias – A Semhab, de acordo com a secretária, encaminhou 13 projetos habitacionais para apreciação do Governo Federal e da Caixa Econômica e todas as propostas foram aprovadas, representando a construção de mais de duas mil moradias nos próximos anos.

João Azevêdo abre o Paraíba World Beach Games nesta segunda-feira

0

O governador João Azevêdo vai abrir, nesta segunda-feira (1º), às 8h, na arena localizada no Busto de Tamandaré, o Paraíba World Beach Games edição 2025, maior evento de esportes de praia do Brasil idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. As competições reunirão 10.500 atletas de 14 modalidades, que deverão ser prestigiadas por mais de 190 mil pessoas.

O calendário de competições – que terá duração de 70 dias – será aberto pelos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), com a participação de mais de 2 mil atletas de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, disputando as modalidades de Águas Abertas, Beach Wrestling ,Vôlei De Praia, Aquathlon, Cross Training, Vôlei Misto 3×3, Basquete 3×3, Futevôlei, Beach Hand, Futmesa, Beach Soccer, Skate, Beach Tennis e Surf.

Em seguida, o Paraíba World Beach Games recebe o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e o Circuito Mundial. De acordo com a programação, ainda haverá o Campeonato Nacional de Beach Soccer, o Circuito Mundial de Handebol de Praia, o “Rei e Rainha do Mar” e mais diversas competições de outras modalidades.

Data: 01.09.2025 – Segunda-feira
Hora: 8h
Local: Busto de Tamandaré

Secretaria de Saúde de JP realiza programação especial em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ a partir desta segunda

0

O mês de setembro marca a conscientização para a importância do cuidado com a saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização à vida. Nesse sentido, na rede municipal de saúde, a campanha ‘Setembro Amarelo’ será trabalhada de forma integral nos serviços, com foco nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).

“Cuidar da saúde mental é fundamental para manter uma vida saudável e equilibrada nos aspectos biopsicossociais. Nesse contexto, o ‘Setembro Amarelo’ dá visibilidade a importância do cuidado de saúde mental, despertando reflexões na sociedade sobre o tema. Por isso, na rede municipal de saúde, o tema será trabalhado de forma integral não apenas nos serviços específicos, mas em toda a rede, em todos os serviços, seja unidade de saúde, policlínica ou hospital”, destaca a gerente do departamento de saúde mental da SMS, Alessandra Gomes.

Para abrir a programação do mês, nesta segunda-feira, dia 1° de setembro, o CAPS Caminhar, no bairro Jardim Cidade Universitária, realizará a partir das 14h uma atividade de musicoterapia onde abordará sobre a importância da esperança e de apoio, por meio de técnicas de composição e poesia. Ao longo do mês os demais Centros também realizarão atividades com ações de autocuidado, reflexão acerca de temas relacionados a saúde mental, rodas de conversas com usuários, familiares e população em geral, além de oficinas terapêuticas com música, pintura e poemas.

Além dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de João Pessoa, os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão realizando ações ao longo do mês de setembro para falar sobre saúde mental. Nas unidades de saúde da família (USFs) e policlínicas municipais, as salas de espera contarão com a realização de rodas de diálogo e palestras acerca do tema. Hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) também realizarão atividades alusivas ao Setembro Amarelo.

Setembro Amarelo – O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Atualmente, essa é a maior campanha antiestigma do mundo e, este ano, o lema permanece sendo “Se precisar, peça ajuda!”.

Confira a programação dos CAPS:

  • CAPS AD III – DAVID CAPISTRANO – TAMBAUZINHO:

Atividade com equipe de psicologia com reflexões sobre a vida e o viver (02/09); Oficina de autocuidado e valorização da vida (16/09); ao longo do mês, oficinas de musicoterapia.

  • CAPS GUTEMBERG BOTELHO – BAIRRO DOS ESTADOS:

Roda de diálogo e leitura de poemas com as equipes de psicologia, residentes e educadores sociais (10/09).

  • CAPS INFANTO JUVENIL CIRANDAR – TAMBIÁ:

Oficinas e palestras em escolas da rede municipal de ensino: Escola Celestim Malzac (11/09), Tharcilla Barbosa da Franca (18/09), Monsenhor João Coutinho (19/09).

  • CAPS CAMINHAR –CIDADE UNIVERSITÁRIA:

Oficina de musicoterapia (01 e 09/09); oficina artística (09/09); rodas de conversa com familiares dos usuários (09/09); roda de conversa e dinâmica reflexiva com foco no papel da enfermagem para o cuidado com a saúde mental (15/09); atividade externa com visita à Usina Cultural Energisa (16/09); oficina artística e musical (17/09); roda de conversa sobre autocuidado e autoestima (18/09); oficina de musicoterapia (18 e 26/09); dinâmica com usuários e familiares (18/09); palestra voltada aos profissionais dos serviços de saúde mental (25/09, 8h, local ainda sendo definido).

Paraíba apresenta experiências turísticas no Festival de Turismo de Alagoas

0

O Destino Paraíba esteve presente na quarta edição do Festival de Turismo de Alagoas (Festur), que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, em Maceió (AL). Exclusivo para profissionais do setor, o evento reuniu agentes de viagens, operadores de turismo, representantes de destinos e empresas do trade turístico de todo o Brasil.

Representado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), o estado participou com um estande próprio em parceria com a ABIH PB, onde são apresentadas as principais regiões turísticas da Paraíba, seus atrativos naturais e culturais, além da infraestrutura preparada para receber visitantes durante todo o ano.

Para o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, a participação da Paraíba no Festur representou uma ação estratégica dentro da política de fortalecimento da imagem do estado como um destino turístico consolidado e em franca expansão no mercado nacional. Ele destacou que a diversidade de paisagens, a autenticidade da cultura paraibana e os investimentos contínuos em infraestrutura, capacitação e promoção têm elevado significativamente a atratividade do estado, tanto para operadores de turismo quanto para o público final.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressaltou a importância do festival como espaço de promoção e geração de negócios. Segundo ela, a participação no evento contribuiu diretamente para o fortalecimento da imagem do estado junto aos principais profissionais do turismo brasileiro.

Tradição se mantém com grande público prestigiando desfile cívico no bairro de Mangabeira

0

Nem mesmo a chuva registrada na manhã deste domingo (31) tirou o brilho do tradicional desfile cívico no bairro de Mangabeira. O evento reuniu um grande público, que acompanhou com muito entusiasmo as apresentações de escolas, bandas marciais e entidades que desfilaram na Avenida Josefa Taveira, abrindo a programação comemorativa da Capital pela Independência do Brasil – 7 de setembro.

O desfile foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares, tendo o apoio de outros órgãos municipais e da Polícia Militar. América Castro, secretária de Educação do município, acompanhou o desfile e ressaltou que as apresentações são resultados de um trabalho de mais de seis meses realizado nas unidades de ensino.

“Hoje é a culminância do trabalho que é realizado nas escolas, onde a gente traz uma revivência sobre a história do Brasil, mas também a importância de quem está fazendo a escola, trazendo o protagonismo dos alunos para a nossa rede, com a escuta diária, para a gente fazer uma educação bacana, que as crianças, os adolescentes se sintam bem na escola. É justamente nesse dia do desfile que a gente traz a reflexão que é trabalhada pelos nossos professores. Vai a gratidão a cada um que está lá, o gestor, o diretor, para a gente fazer essa grande festa. É uma grande confraternização, onde a gente tem na reflexão a melhoria da qualidade do ensino do município de João Pessoa”, destacou.

O desfile foi iniciado pela Polícia Militar, seguido dos alunos do Colégio da Polícia Militar da Paraíba e do Bombeiro Civil, com o acompanhamento da Banda Marcial da Escola Municipal Santos Dumont. Em seguida, desfilaram as Bandas Marciais da Rede Municipal de Ensino, alunos de escolas municipais, estaduais e privadas, além de grupo de escoteiros, organizações não-governamentais, associações, entre outras.

Público entusiasmado – Wéllida Kameli da Silva tem 22 anos e revelou que desde criança vem assistir aos desfiles no bairro de Mangabeira. “Vim prestigiar, já é costume. Gostei muito do Coral da Melhor Idade, de ver que são pessoas que já têm uma idade mais avançada e ainda estão no ritmo de uma pessoa jovem. Também gosto dos desfiles nos bairros porque tem muita gente que não pode ir para lugares mais distantes”, afirmou.

Já Suellen Rodrigues Brito, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, falou sobre a expectativa para a apresentação deste domingo. Segundo ela, os alunos vinham em ritmo de ensaios para o evento há vários meses. “Eu estava bastante ansiosa para desfilar. Acordei às 5 horas. Acho muito legal e já desfilei duas vezes”, relatou a adolescente.

Moroni Victor Simões Santos é da Escola Municipal Índio Pirangibe e também participou do desfile cívico. Ele contou que apesar da chuva intensa, foi uma experiência boa. “Por mais que não tenha sido do jeito que eu esperava, a experiência foi muito legal. A gente se manteve firme enquanto desfilava”, disse.

A colega de desfile de Victor, Ana Sara Felinto Rocha, também afirmou que a chuva não intimidou o grupo. “A gente não saiu em nenhum momento, mesmo com a chuva. Eu trabalhei nesses dois quadros [apresentados durante o desfile], representando o afroculturismo, um artista indígena, que morreu faz pouco tempo, e o outro em referência a Luana Flores, a artista que inspirou a gente”, explicou a aluna.

Trabalho conjunto – O desfile cívico em Mangabeira contou com a parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob- JP), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e as Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Infraestrutura (Seinfra), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) e da Polícia Militar.

Confira a programação dos desfiles cívicos para o mês de setembro:

Sábado (06)

Ilha do Bispo – em frente ao terminal de ônibus 602, Avenida Redenção.

Hora: 14h às 17h

Sábado (13)

José Américo – Avenida Hilton Souto Maior.

Hora: 14h às 17h

Domingo (14)

Valentina de Figueiredo – Campo da Marquise (início da rua Avenida dos Santos)

Hora: 8h às 12h

Sábado (20)

Funcionários II – Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira

Hora: 8h às 12h

Domingo (21)

Bairro das Indústrias – Avenida Cidade de Cajazeiras

Hora: 8h às 12h

Sine-PB oferta mais de 860 vagas de emprego em 13 municípios paraibanos, a partir desta segunda

0

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (1), ofertará 862 vagas de emprego em 13 municípios do Estado: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Princesa Isabel, São Bento, Conde, Mamanguape, Sapé, Bayeux, Patos, Itaporanga e Cajazeiras. O maior número de vagas se concentra na capital paraibana, com 531 oportunidades de emprego, sendo a maioria para a função de operador de telemarketing ativo e receptivo (300).

Outras funções com ofertas de vagas em João Pessoa são: representante comercial autônomo (20), vendedor interno e atendente de lanchonete (12 vagas cada cargo), ajudante de motorista e auxiliar de logística (10 vagas cada função), carregador de caminhão (8), armador de estrutura de concreto, açougueiro, carpinteiro, operador de vendas – lojas, vendedor pracista, pedreiro e servente de obras (5 vagas cada cargo), engenheiro civil – vaga para estágio (1), entre outras.

O Sine/PB em Campina Grande será o segundo município que ofertará o maior número de oportunidades de emprego, com 102 vagas para diversas funções, entre as quais ajudante de motorista (30), representante comercial autônomo (20), vendedor em domicílio (8), mecânico de máquina industrial – ensino superior completo (2), comprador (uma), etc.

No Conde, serão oferecidas 50 vagas em funções como auxiliar de pedreiro (10), pedreiro (8), repositor de mercadorias, carpinteiro e armador de ferragens na construção civil (4 vagas cada cargo), operador de caixa, auxiliar de cozinha, ajudante de carga e descarga de mercadoria (duas vagas cada cargo), governanta de hotelaria, encanador e estoquista (uma vaga cada cargo), entre outras.

Em Santa Rita, as 25 vagas disponíveis contemplam funções como vendedor interno (12), ajudante de carga e descarga de mercadoria (4), auxiliar de linha de produção (3), atendente de lojas, vendedor pracista e assistente administrativo (2 vagas cada função).

No posto do Sine estadual em Bayeux, serão ofertadas 15 oportunidades de emprego: para operador de caixa (8), auxiliar de padeiro e balconista de açougueiro (2 vagas cada cargo), conferente de mercadoria, auxiliar de linha de produção e gerente comercial (uma vaga cada cargo). Já em Sapé, serão nove vagas para promotor de vendas e atendente de farmácia – balconista (2 vagas cada cargo), advogado – ens. superior completo (uma).

Em Guarabira, o Sine Estadual disponibilizará 23 vagas, sendo 20 para vendedor pracista e três para costureira em geral. Por sua vez, 24 vagas de emprego estarão disponíveis no município de Princesa Isabel, distribuídas entre as funções de auxiliar de linha de produção (10), ajudante de estruturas metálicas (4), técnico em saúde bucal – ensino superior completo (uma), entre outras.

No município de São Bento, o Sine-PB contará com 32 vagas em diversas funções, dentre as quais operador de caixa (6), embalador – a mão (3), estoquista, atendente do setor de frios e laticínios, balconista de açougue e encarregado de hortifrutigranjeiros (2 vagas cada cargo). Em Itaporanga, serão ofertadas três oportunidades de emprego para motorista de automóveis (2) e consultor de vendas (uma).

No Sine estadual em Patos, as 29 vagas de emprego disponíveis serão destinadas para funções como almoxarife, apontador de obras, assistente administrativo e auxiliar de limpeza (4 vagas cada cargo), vigia (3), ajudante de cozinha e motorista entregador (duas vagas cada cargo). E em Cajazeiras, estarão disponíveis 10 vagas de emprego para açougueiro, balconista, fiel de depósito, auxiliar de cabelereiro e vendedor interno (uma vaga cada cargo).

Por fim, o Sine-PB oferecerá nove vagas em Mamanguape para mecânico de máquinas pesadas (4), operador de flotador na refinação, operador de máquinas de centrifugar, operador de evaporador para concentração de xarope na refinação de açúcar, soldador e lanterneiro de automóvel – reparação (uma vaga cada cargo).

O Sine-PB orienta os trabalhadores interessados a comparecerem às unidades de atendimento portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, são 16 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimentos nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel.

O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (83) 3218-6600.

Confira as vagas

Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a varicela

0

A Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a varicela, também conhecida como catapora, e a necessidade de manter o documento de vacinação das crianças sempre atualizado. A cobertura vacinal contra a doença no município tem apresentado índices abaixo do esperado, o que torna ainda mais urgente a ação dos pais e responsáveis para garantir a proteção da população infantil.

A varicela é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta, principalmente, com lesões na pele que causam intenso prurido (coceira). Embora geralmente benigna em crianças, a doença pode apresentar quadros mais graves em adolescentes e adultos. O contágio ocorre principalmente pelo contato com as lesões de pele ou secreções respiratórias de pessoas infectadas, sendo fácil sua disseminação. O período de incubação da varicela varia de 10 a 21 dias e o vírus pode ser transmitido até 6 dias após o aparecimento das crostas.

Com a regularização do abastecimento das vacinas contra a varicela, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta aos pais que busquem os postos de saúde mais próximos para atualizar o cartão de vacinas de seus filhos, caso ainda não tenham tomado as doses recomendadas.

“A varicela é uma doença que pode ser facilmente evitada por meio da vacinação, por este motivo, seguimos fazendo alerta e convocando a população para manter o documento das crianças atualizado. As crianças que frequentam as escolas e estejam com sintomas devem ficar em casa até que todas as lesões de pele se transformem em crostas”, orientou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Casos em 2025 – Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de surtos da doença no Estado aumentou em 2025, considerando o mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 4 surtos em diferentes municípios, entre eles: Cajazeiras, São José da Lagoa Tapada, Massaranduba e Aroeiras. No total, 29 notificações de varicela foram registradas em 2025, o que representa um aumento significativo em comparação a 2024.

O diagnóstico da catapora é feito com base no quadro clínico, sem a necessidade de exames laboratoriais na maioria dos casos. Para pessoas com sintomas mais leves, o tratamento é sintomático, focando no alívio da dor e coceira. Os profissionais de saúde alertam para a importância de não coçar as lesões e manter cuidados rigorosos de higiene, utilizando apenas água e sabão para a limpeza da pele. O uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como a aspirina, é fortemente contraindicado devido ao risco de complicações graves.

Esquema vacinal – Para prevenir a varicela, o Calendário Nacional de Vacinação estabelece a imunização para crianças aos 15 meses, com a primeira dose da vacina tetraviral. Aos 4 anos, é administrada a segunda dose da vacina varicela atenuada. Crianças que não foram vacinadas nos momentos apropriados podem receber as doses até os 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Além disso, trabalhadores da saúde que não têm histórico de infecção ou vacinação também devem ser imunizados.

Em João Pessoa, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais. Além disso, a cidade conta com três pontos móveis de vacinação, que funcionam de segunda a sábado, com horários diferenciados para facilitar o acesso da população.

Cobertura vacinal – No município de João Pessoa, a cobertura vacinal contra a varicela apresentou variações ao longo dos anos. Em 2020, o índice era de 46,30%. Em 2021, esse número caiu para 37,26%, mantendo-se em 36,87% em 2022. Em 2023, foram registrados 38,88% de vacinados. No entanto, em 2024, o percentual voltou a cair para 21%. Já em 2025, observa-se uma nova elevação, chegando a 42,10%. Os números referentes à cobertura vacinal são consolidados e extraídos da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde referentes às doses aplicadas.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão SUS e o cartão ou caderneta vacina.

Onde se vacinar:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

USF Integrada Cruz das Armas

– Todas as vacinas do calendário de rotina e campanhas ativas;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários.

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

Policlínicas Municipais

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Centro Municipal de Imunização

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Home Center Ferreira Costa

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos;

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (aos sábados)

Shopping Sul

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (aos sábados)

Shopping Tambiá

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Apenas grupos prioritários;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (aos sábados)

Inmet alerta para chuvas de até 50mm nas próximas horas em João Pessoa e mais 40 cidades da Paraíba

0

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou mais um alerta meteorológico para cidades paraibanas. Dessa vez, trata-se de um aviso de chuva forte em toda a região litorânea do estado.

De acordo com o Instituto, até às dez horas da manhã desta segunda-feira, deve ocorrer em João Pessoa, chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Com essas condições climáticas, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

As autoridades recomendam que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso seja necessário, a população pode obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do tempo: Paraíba tem possibilidade de chuvas e temperaturas mínimas de até 17°C
Inmet divulga alerta de baixa umidade para 66 cidades da Paraíba neste domingo
Confira as cidades afetadas pelo alerta de chuva na Paraíba
Alhandra
Araçagi
Baía da Traição
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Caiçara
Caldas Brandão
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Curral de Cima
Duas Estradas
Guarabira
Gurinhém
Itabaiana
Itapororoca
Jacaraú
João Pessoa
Juripiranga
Lagoa de Dentro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mogeiro
Mulungu
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Pilar
Pitimbu
Riachão do Poço
Rio Tinto
Salgado de São Félix
Santa Rita
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
Sapé
Sobrado
Demais regiões afetadas pelo aviso meteorológico
Metropolitana de Recife
Mata Pernambucana
]Mata Paraibana
Leste Alagoano
Agreste Paraibano
Leste Sergipano
Leste Potiguar
Agreste Pernambucano
Agreste Potiguar
Nordeste Baiano
Agreste Alagoano