22.1 C
João Pessoa
Início Site

João Pessoa é destaque nacional e recebe capacitação inédita do Programa Criança Feliz

0

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), deu início, nesta segunda-feira (8), à capacitação dos visitadores e coordenadores do Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), também conhecido como Programa ‘Criança Feliz’. O evento, que acontece até a próxima sexta-feira (12), segue a jornada de capacitações profissionais do programa Capacita SUAS-JP.

João Pessoa é uma das seis cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para experimentar e avaliar uma nova metodologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), voltada ao fortalecimento das ações na primeira infância.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Diego Tavares, participou da abertura e destacou a importância do trabalho dos visitadores. “Vocês são quem bate à porta das famílias, quem leva acolhimento e cuidado. Representam a Prefeitura de João Pessoa e são peças fundamentais para o crescimento e o futuro da nossa cidade. Cuidar das nossas crianças é a certeza de um amanhã melhor”, ressaltou.

A formação está sendo realizada na Faculdade da Paraíba (FPB), no bairro Tambiá, e soma 40 horas de atividades, reunindo profissionais que atuam diretamente nas visitas domiciliares às famílias atendidas pelo programa. “São apenas seis cidades no Brasil recebendo essa capacitação. É uma honra trazer essa metodologia construída pela USP, com muitas novidades e espaço para ouvir as experiências dos profissionais. É um trabalho conjunto, que estamos construindo e aperfeiçoando”, destacou Leônidas Sousa, representante do MDS.

Alexandra Brentani, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da instituição, é uma das profissionais que vai conduzir a formação. Ela explicou que a semana será dedicada à compreensão e prática da nova metodologia. “Vamos trabalhar desde os conceitos sobre desenvolvimento infantil até as mudanças no processo de visitas, com atividades práticas, uso de aplicativo, dramatizações e bastante diálogo. A ideia é que cada profissional saia daqui mais preparado para atuar”, afirmou.

A capacitação reúne profissionais de João Pessoa e da rede estadual, fortalecendo parcerias e reafirmando o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o desenvolvimento integral das crianças e o apoio às famílias.

Para Verônica Potter, uma das coordenadoras do serviço em João Pessoa, o momento representa avanço e valorização da equipe. “Estamos em destaque nacional, recebendo uma equipe de excelência para nos preparar para o reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS. Essa é uma etapa inicial, mas essencial para as mudanças que virão”, disse.

Gerlane dos Santos, que atua como visitadora do Programa Criança Feliz há quatro anos, também reforçou a importância da qualificação. “A capacitação está sendo um meio de nós visitadores aprendermos como lidar melhor com as crianças de baixa renda e para elas terem um desenvolvimento lá na frente. Esse é um momento muito esperado por nós, visitadores, pois será uma experiência única de aprendizado”, comentou.

Capacita SUAS-JP – O Programa Municipal de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social de João Pessoa (Capacita SUAS-JP) tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos planos estratégicos e operacionais, com foco na melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.

O Capacita SUAS-JP contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em João Pessoa, o SUAS é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Paraíba registra quase 6 mil casos de Dengue este ano com redução de  52,64%

0

Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), divulgou, nesta segunda-feira (8), mais um boletim epidemiológico com o balanço de arboviroses no estado. No período de 1º de janeiro a 30 de agosto de 2025, foram registrados 7.036 casos prováveis de arboviroses, sendo 5.859 de dengue, 508 de chikungunya, 17 de zika e 652 de febre oropouche.

De acordo com o boletim, em relação ao mesmo período do ano passado, observa-se uma redução de 52,64% para os casos prováveis de dengue. Já para os casos prováveis de chikungunya houve uma redução de 65,77%, e quanto aos casos prováveis de zika, foi registrada uma redução de 77,92%.

Até o momento, foram confirmados quatro óbitos para dengue, sendo três no município de João Pessoa e um em São Domingos do Cariri. E dois óbitos para Chikungunya, sendo um em Campina Grande e um na cidade de Prata.

A técnica responsável pelas arboviroses na SES, Carla Jaciara, reforça a importância dos cuidados que a população precisa ter para combater o mosquito Aedes Aegypti,  transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Precisamos manter sempre a vigilância sobre as medidas de prevenção dessas doenças e lembrar que elas começam nas nossas casas. É nosso dever eliminar, de forma adequada e correta, os focos que acumulam água, a exemplo de garrafas, tampas, cascas de ovo, folhas, jarros e ficar atentos às datas da coleta de lixo. Se cada um fizer a sua parte, todo mundo sai ganhando!”, alertou.

“Ao apresentar sintomas sugestivos dessas doenças, é oportuno que o cidadão não se automedique, mas sim procure o serviço de saúde o mais rápido possível para que receba o atendimento necessário e o seu caso não se agrave. Na unidade de saúde, irão coletar a amostra e encaminhá-la para o Lacen, laboratório de referência, para que o caso seja tratado de forma adequada”, ressaltou Carla Jaciara.

Sintomas das arboviroses: 

Dengue – febre alta; dores musculares e articulares, de cabeça, atrás dos olhos; podendo ocorrer náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele; fadiga e fraqueza)

Chikungunya – febre alta; dores musculares; dores articulares intensas; inchaço nas articulações; podendo haver manchas vermelhas na pele; dor de cabeça; fadiga e cansaço

Zika – febre mais baixa ou ausente; manchas vermelhas na pele; coceira; conjuntivite não purulenta; dores leves nas articulações; dor de cabeça; náuseas e vômitos.

Confira o boletim no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/boletim-epidemiologico-arboviroses-urbanas-no-09_2025.pdf

Programa Empreender PB abre novo ciclo de inscrições para 29 municípios

0

O Governo da Paraíba, por meio do Programa Empreender PB, inicia o 5º ciclo de inscrições para concessão de crédito orientado para 29 municípios, de 7 regiões do estado. O processo será aberto nesta quarta-feira (10), a partir das 8h, de forma exclusivamente on-line, no site https://www.empreenderpb.pb.gov.br/ .  Ao todo, serão destinadas 870 vagas, com investimentos na ordem de R$ 6,960 milhão, para apoiar quem deseja abrir ou ampliar o seu negócio.

Cada município abrirá 30 vagas, que irão contemplar as seguintes linhas de crédito: Empreender Pessoa Física, Empreender Juventudes, Empreender Profissional Liberal e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

O objetivo do Programa Empreender PB é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do Estado. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Programa Empreender abriu mais de 4 mil vagas, em 116 cidades da Paraíba.

Confira as regiões e municípios que irão abrir inscrições: 

1ª Região:

Cabedelo, Sapé e Sobrado

2ª Região:

Alagoinha, Cacimba de Dentro, Pilões e Tacima

3ª Região:

Arara, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Remígio, Santa Cecília, Soledade e Taperoá

4ª Região:

Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Frei Martinho e São Vicente do Seridó

5ª Região:

São José dos Cordeiros, Camalaú, Caraúbas e Zabelê

12ª Região:

Salgado de São Félix e Serra Redonda

14ª Região:

Itapororoca, Jacaraú e Lagoa de Dentro

João Azevêdo avança em adesão da Paraíba a programa voltado para o empreendedorismo e solução de problemas sociais

0

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (8), de reunião virtual com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), oportunidade em que avançou na adesão da Paraíba à Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto), que visa incentivar o empreendedorismo e a geração de impactos sociais e ambientais positivos.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a expertise da Paraíba em projetos voltados para a tecnologia, inovação e empreendedorismo. “Nós vamos ser o primeiro estado do Brasil a instalar um computador quântico, vamos inaugurar em breve a sede do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, também estamos instalando o maior radiotelescópio da América Latina – Bingo – no Sertão e todos esses investimentos fizeram a Paraíba ocupar a 5ª colocação do país e a 1ª no Nordeste em Inovação no ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública”, frisou, ao destacar que a adesão do estado ao Enimpacto fortalecerá essas iniciativas.

Por sua vez, o secretário adjunto da Secretaria de Economia Verde do MDIC, Lucas Maciel, evidenciou os principais eixos de atuação do Enimpacto e parabenizou o governo estadual pelas iniciativas já adotadas no segmento do empreendedorismo. “Nós queremos impulsionar negócios de impacto, com a capacitação de empreendedores, ações de educação ambiental e tratamento de água, recuperação de florestas para promover o desenvolvimento e resolver problemas sociais e ambientais, com foco na inovação tecnológica e social”, disse.

 

O Enimpacto também atua em parceria com empresas privadas e universidades visando a diminuição dos problemas sociais do país e o aprimoramento das políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Também participaram da reunião virtual o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; o secretário executivo da  Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; a coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Franciele Garcia; a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria da SEV, Júlia Cruz; a coordenador geral de Economia Verde e de Impacto, Giselle Sakamoto; e coordenador do Enimpacto, Hérrison Dutra.

Paraíba World Beach Games recebe etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e o Brasileiro Top-16

0

Depois de encerrados os Jogos Universitários Brasileiros Praia (Jubs), o Paraíba World Beach Games recebe a etapa do Circuito Brasileiro Aberto de Vôlei de Praia, nesta quarta-feira (10), e dois dias depois, o Circuito Brasileiro Top-16, que vai reunir as melhores duplas do País.

Ao todo, mais de 150 atletas, entre homens e mulheres, estarão em João Pessoa, para o evento que conta com a organização da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O Aberto terá as finais no sábado (13). No domingo (14), será a vez de definir os campeões do Top-16.

Nomes conhecidos do vôlei internacional participam das disputas, como a dupla campeã olímpica Duda e Ana Patrícia, além de Thamela e Vic, atual líder do ranking mundial. “João Pessoa é a única capital do País que recebe o Circuito Brasileiro desde que foi iniciado e agora, mais uma vez, integrando o calendário do Paraíba World Beach Games”, destacou Harlen Vilarim, secretário-executivo de Esporte e Lazer.

“O Jubs foi sucesso total, movimentando a orla de Tambaú e Cabo Branco com atletas de todo o Brasil e foi apenas o começo do Paraíba World Beach Games, que já é o maior evento de praia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Agora, como Circuito Brasileiro de Vôlei, a expectativa é de ver a grande arena lotada”, frisou o secretário da Sejel, Lindolfo Pires.

Circuito Mundial – Dentro do calendário dos eventos do Paraíba World Beach Games, a partir do dia 17 de setembro, terá início a etapa do Circuito Mundial de Vôlei. Duplas de diversos países estão inscritas na competição.

Prefeitura de João Pessoa promove Feira da Agricultura Familiar durante o mês de setembro

0

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vai promover mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar ao longo do mês de setembro. A ação acontece dentro do conjunto do programa municipal ‘Eu Posso Semear’, voltado ao fomento da agricultura familiar pessoense. Bessa e Manaíra são os bairros que recebem os feirantes.

Nas quartas-feiras, os feirantes estarão no Parque Parahyba I, localizado no bairro do Bessa, das 14h às 19h. E nas sextas-feiras, das 5h às 11h, na Praça Assis Chateaubriand Arnold, em Manaíra, também conhecida como Praça da Rotam.

Melancia, jaca, seriguela, manga, acerola, mamão, limão, pepino, banana e abacate são algumas das frutas que serão comercializadas nas feiras. Verduras e legumes, como berinjela, maxixe, quiabo, pimentão, abóbora, poderão ser encontradas nos estandes. Na lista, ainda constam folhas (alface, couve, coentro), além de tubérculos, como inhame, cará e macaxeira.

Todos os produtos são 100% naturais, livres de agrotóxicos, garantindo mais qualidade de vida para a população. A Feira do Agricultura Familiar representa mais do que um espaço de comercialização de produtos: ela fortalece a conexão entre a comunidade e a agricultura local, valorizando o trabalho dos pequenos produtores e incentivando a economia solidária.

Feira da Agricultura Familiar – Edição de Setembro

Parque Parahyba I – Bessa

Dias 10, 17 e 24 (todas as quartas-feiras)

Das 14h às 19h

Praça Chateaubriand Arnold (Praça da Rotam – Manaíra)

Dias 12, 19 e 26

Das 5h às 12h

Educação para o trânsito da Semob-JP segue com programação especial durante mês de setembro

0

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (Died), segue realizando atividades de conscientização em diversos pontos da Capital durante todo o mês de setembro. As ações acontecem em escolas, faixas de pedestres e também em grandes eventos, a exemplo do World Beach Games.

Na manhã desta segunda-feira (8), a equipe esteve na Escola Conecta Expedicionários. As atividades prosseguem até o próximo sábado (13), com o objetivo de orientar estudantes, motoristas, pedestres e a população em geral sobre atitudes responsáveis no trânsito.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, ressaltou a importância do trabalho educativo. “Essas atividades reforçam o compromisso da gestão em priorizar a vida e orientar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito, em especial neste mês de setembro”, afirmou.

A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, destacou a relevância da aproximação com a comunidade. “Cada ação educativa é uma oportunidade de aproximar a Semob da população, seja nas escolas, nas ruas ou em grandes eventos, levando sempre a mensagem de respeito e segurança para todos”, pontuou Gilmara Branquinho.

Confira a programação da semana:

08/09 – Escola Conecta Expedicionários

09/09 – Faixa de Pedestre (Torre) / Escola Conecta Expedicionários

10/09 – Colégio INA (Valentina) / Vagas Especiais

11/09 – Escola Beth Shalon / World Beach Games

12/09 – Escola Ecoville / World Beach Games

13/09 – World Beach Games

Adriano Galdino ultrapassa marca de 10% e supera Lucas Ribeiro em nova pesquisa para Governo da Paraíba

0

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, alcançou 10,6% das preferências e ultrapassou o vice-governador Lucas Ribeiro (8,8%) na mais recente pesquisa do Instituto ANOVA, em parceria com o Portal PB Agora para o Governo do Estado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8) e revelam um cenário competitivo, com Cícero Lucena mantendo a liderança isolada, com 26,8%.

A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 6 de setembro de 2025, ouviu 2.000 eleitores em 70 municípios, abrangendo as regiões da Mata, Agreste, Borborema e Sertão. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Cenário com cinco pré-candidatos

No cenário estimulado, com todos os nomes apresentados, a disputa pelo segundo lugar está em empate técnico entre Adriano Galdino (10,6%) e Efraim Filho (11,9%), considerando a margem de erro. Lucas Ribeiro aparece em quarto lugar, com 8,8%, seguido por outros concorrentes.

Pesquisa Espontânea

Quando os eleitores são questionados sem estímulo de nomes, Cícero Lucena também lidera, com 16,4% das citações. O segundo lugar fica em empate técnico entre Pedro Cunha Lima (7,9%) e Efraim Filho (7,4%), Adriano Galdino (6,6%) e Lucas Ribeiro (5,9%).

Adriano ressalta que os números desta pesquisa mostram mais uma vez seu crescimento. “Chegamos no mês de setembro aparecendo com mais de 10% das intenções de votos. E agora vamos continuar trabalhando para chegar aos 20% que projetamos até o final do ano. Isso prova que nossa pré-candidatura é uma realidade e vamos continuar trabalhando para mostrar nosso desejo de contribuir para uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, frisou.

Leo Bezerra dá início às obras no tradicional Campo da Mangueira, no Rangel

0

No bairro do Rangel, o tradicional Campo da Mangueira está passando por uma grande revitalização para fortalecer o futebol amador e incentivar o surgimento de novas escolinhas de base. Nesta segunda-feira (8), o prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou a ordem de serviço que marca o início das obras. O espaço receberá nova iluminação, recuperação do alambrado e dos muros, reforma dos vestiários, além de pintura e melhorias em toda a estrutura.

Durante solenidade, marcada pela presença de parlamentares, auxiliares da gestão municipal e desportistas do bairro, Leo Bezerra pontuou que as obras no campo da Mangueira já começam de imediato, com prazo de duração de dois meses. Ele ainda garantiu que vai seguir acompanhando os trabalhos, até que o equipamento fique pronto para atender a comunidade.

“Hoje, tenho a honra de assinar a ordem de serviço, e a obra se inicia imediatamente. Ela será concluída em menos de 60 dias. Os trabalhadores já estão no local, realizando o lixamento das paredes e o levantamento de todas as necessidades para a reforma. Removeremos a cerca, reformaremos o campo, a iluminação e os vestiários. Há muito trabalho pela frente. Farei questão de retornar em dez dias para fiscalizar o andamento da obra, e estarei presente na data da entrega, com certeza, ao lado do prefeito Cícero”, projetou Leo Bezerra.

Projeto de campos amadores – Depois da entrega do estádio da Graça, que foi transformado em arena no bairro de Cruz das Armas, o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Zezinho Botafogo, disse que a Prefeitura inicia uma nova fase com foco na melhoria de campos amadores. Ele projetou um modelo em parceria com uma empresa privada para adotar um equipamento no Geisel e que outros bairros da cidade também receberão obras nos campos.

“A Prefeitura se compromete a realizar um trabalho de qualidade, replicando essa iniciativa em outros locais da cidade. Alguns bairros já estão sendo contemplados com campos de grama sintética, através de um programa que já teve licitação, e a recuperação do campo da Graça está atendendo a uma grande demanda, conforme se observa no sucesso das atividades realizadas. A Prefeitura está promovendo competições esportivas em diversos bairros. Recebemos inúmeros pedidos para a instalação de campos em outros bairros e estamos trabalhando para atender a essas demandas”, projetou.

Beneficiando escolinhas – Há mais de duas décadas, Francisco dos Santos, o Chico da Escolinha – um homem apaixonado por futebol e que sonha em revelar talentos – trabalha com crianças a partir dos 8 anos. São mais de 200 meninos e meninas praticando aulas de futebol no campo da Mangueira, que agora vai oferecer melhores condições.

“A gente necessita, principalmente da iluminação, para melhorar as aulas à noite. Aqui, a gente sonha em um dia ver algum deles se tornar jogador, mas o objetivo principal é dar oportunidade para vida, garantindo disciplina, tirando dos riscos que a vida apresenta. Estou muito feliz com a melhoria desse campo”, afirmou

Progressistas divulga nota após saída de Cícero Lucena

0

NOTA À IMPRENSA

Diante do anúncio de Cícero Lucena de desfiliação do Progressistas, a Direção Estadual da legenda na Paraíba vem repudiar publicamente as justificativas apresentadas pelo atual prefeito de João Pessoa, considerando-as infundadas e sustentadas tão somente por um impulso individualista que atropela a verdade e a história recente da política paraibana.

Como todos sabem, o Progressistas foi a sigla que deu a Cícero Lucena todas as condições políticas e partidárias para que ele pudesse ser candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2020. E, sem questionamentos, apesar de inúmeras restrições, algumas delas apontadas pela própria Justiça Eleitoral, reafirmar esse apoio para sua reeleição em 2024.

Nas discussões para construção de um projeto de 2026 capaz de preservar as atuais conquistas da Paraíba, muitas delas em João Pessoa, conduzidas pelo governador João Azevedo e todos os demais partidos aliados, fez questão de assegurar a participação do prefeito Cícero Lucena em todo o processo de discussão interna com a cúpula da base governista. Deixando claro, inclusive, a garantia de indicação direta por parte do prefeito para composição da chapa majoritária.

O anúncio do governador João Azevedo em confirmar pretensão legítima, por se tratar de um dos maiores governadores da história da Paraíba, em ser candidato ao Senado da República, colocou o Progressistas, pela primeira vez em toda sua trajetória, na condição de ter um representante de seus quadros pronto para assumir o cargo de governador do Estado, com plenas condições legais, políticas e pessoais de candidatar-se à reeleição, o vice-governador Lucas Ribeiro.

O que sugeriria o apoio natural e automático de todos os demais integrantes da legenda, especialmente do atual prefeito de João Pessoa, que desfrutou pessoalmente desta postura em sua reeleição na disputa de 2024.

Mas, ao contrário, Cícero Lucena preferiu alimentar projeto completamente individual de poder, conforme deixa claro em nota veiculada, rompendo clara e publicamente com uma aliança pela qual foi beneficiado duas vezes, e, pior, dando sinais de aliar-se com quem sempre trabalhou contra suas próprias vitórias e contra os avanços conquistados por este atual governo.

O Progressistas nunca questionou a reeleição de um filiado. Ao contrário, sempre trabalhou para potencializá-la em favor do crescimento da legenda e, principalmente, dos projetos desenvolvidos em favor da Paraíba e de suas cidades. Cícero inaugurou uma nova forma de aliança. A que só vale se for em seu favor.

Lealdade, no entanto, não é uma virtude autodeclarável. Ela se conquista praticando.

Ao tempo em que reafirma seu compromisso com a verdade, o Progressistas segue sendo leal aos seus filiados, aos seus aliados partidários, ao governo que transformou essa Paraíba num lugar mais valorizado e mais digno para se viver e, especialmente, ao povo da Paraíba, que merece sempre muito mais do que apenas o direito de alimentar o desejo individual de alguém em prejuízo à conquista de novos avanços coletivos.

Direção Estadual do Progressistas da Paraíba ‎

Assessoria de imprensa
Progressistas Paraíba