22.1 C
João Pessoa
Início Site

Cícero entrega certificados de curso de eletricista e projeta auxílio para concluintes

0

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (7), os certificados de conclusão do curso de eletricista predial para 32 participantes. A qualificação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa, o Senai e o Instituto Alpargatas, com o objetivo de promover capacitação profissional e geração de oportunidades. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Na ocasião, o gestor municipal destacou o compromisso da Prefeitura com a formação e o desenvolvimento profissional dos cidadãos. Cícero Lucena também anunciou que os formandos poderão contar com o apoio do programa ‘Eu Posso’, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) voltada ao microcrédito, que estará à disposição dos alunos para financiar a aquisição de ferramentas e materiais necessários ao início da atividade profissional.

“Visando otimizar o potencial dos trabalhadores de nossa cidade, possuímos um programa, ‘Eu Posso’, que oferece financiamento tanto para pessoas físicas quanto para empresas, abrangendo capital de giro, expansão e implantação de negócios. Vamos ver formas de auxílio financeiro que podemos disponibilizar, abrangendo ferramentas e materiais necessários para seus projetos”, projetou o prefeito durante solenidade, que também teve apresentação do projeto social Caminhos da Esperança.

A Prefeitura, nessa iniciativa, foi responsável por identificar a população que se inscreveu para o programa de capacitação, além do espaço de qualificação na Lavanderia Comunitária de Mandacaru, que foi reconstruída na atual gestão com essa função social. “Este é o primeiro curso que promovemos e nos sentimos honrados em receber o reconhecimento do Senai e da Alpargatas, visando a inserção no mercado de trabalho”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Norma Gouveia.

Mercado de trabalho em alta – De acordo com Adriano Santana Lima, gerente do Senai, numa qualificação como essa em parceria com a Prefeitura e Senai, considerando a alta demanda da área da construção civil, a perspectiva de empregabilidade é de cerca de 90% dos participantes. “Existe uma grande necessidade de profissionais qualificados. Ao concluir um curso como este, as oportunidades de emprego se ampliam significativamente. Esse setor está em alta e nossa unidade, em particular, é especializada em construção civil”, afirmou.

Fortalecendo a parceria – Representando o Instituto Alpargatas, Rosângela Pereira anunciou que os concluintes já poderão participar de mais uma iniciativa dessa parceria – um curso na área de risco em altura. Ela também disse que “o objetivo é garantir que todos os alunos e as comunidades se sintam integrados e valorizados em suas individualidades. O Instituto Alpargatas acompanha e monitora o processo desde a seleção dos candidatos até a conclusão da formação profissional, além de orientar e apoiar na busca por oportunidades”, destacou.

Aprimorando os conhecimentos – Ane Caroline Lucena dos Santos, assistente de engenharia, fez o curso de eletricista predial para aprimorar seus conhecimentos e trabalhar na área. “Soube do curso pela Prefeitura e achei as aulas ótimas, que me ajudaram a entender mais sobre a construção civil e a se destacar no mercado de trabalho”, afirmou a concluinte.

Vereador Fábio Lopes promove sessão para debater futuro da educação

0

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará, no próximo dia 11 de agosto, às 14h, uma Sessão Especial dedicada a discutir os rumos do futuro da educação no Brasil. A iniciativa, proposta pelo vereador Fábio Lopes, terá como tema central “O impacto da implantação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e do eventual Sistema Nacional de Educação (SNE)”. O encontro será no Plenário da Casa Napoleão Laureano e aberto ao público.

O debate busca analisar as mudanças estruturais previstas nos dois projetos que tramitam no Congresso Nacional. Entre os pontos em discussão estão a redefinição das responsabilidades entre União, estados e municípios e a criação de comissões tripartites, que reuniriam representantes governamentais, organizações não governamentais e sindicatos para tomar decisões estratégicas sobre a educação no país.

Especialistas alertam para possíveis riscos à autonomia de gestores locais e famílias, além da falta de parâmetros claros no texto do SNE para avaliar a qualidade do ensino. Também serão discutidas a importância de metas baseadas em evidências científicas, a preservação de metodologias inovadoras e a garantia da pluralidade nas redes de ensino.

Para o vereador Fábio Lopes, é essencial que o debate combine autonomia, qualidade e liberdade de escolha das famílias. “As futuras gerações dependem da responsabilidade com que tratamos este tema. É nosso dever construir um sistema educacional que respeite a diversidade, promova o aprendizado efetivo e garanta a liberdade de escolha das famílias”, afirmou.

A sessão reunirá gestores públicos, educadores, acadêmicos e representantes da sociedade civil, buscando propostas que atendam às demandas de um país diverso e em constante transformação.

Mais de 120 unidades da Farmácia Popular são descredenciadas na Paraíba

0
Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde descredenciou 121 farmácias na Paraíba, após a não renovação anual de credenciamento ou ausência de documentação exigida para permanecer no programa.

Campina Grande lidera o número de descredenciamentos, com 26 estabelecimentos afetados, seguida por João Pessoa, com 25, juntas representando quase metade das farmácias descredenciadas no estado.

Em João Pessoa, foram removidas do programa grandes redes e farmácias conhecidas, como:

  • Redepharma Ltda

  • Farmácia Beira Rio Ltda

  • Souza Leitão & Cia Ltda

  • Arruda Andrade Comércio de Medicamentos Ltda

  • Farmácia Vinte e Seis de Julho Ltda

  • Erick Farma Produtos Farmacêuticos Ltda

  • Empreendimentos Globo Ltda

Mesmo com essas remoções, 474 farmácias permanecem ativas, garantindo o acesso gratuito aos 41 itens disponibilizados pelo Programa Farmácia Popular.

ANTT viabiliza implantação de VLT em Campina Grande

0

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de autorizar a desativação de um trecho ferroviário de 16,3 km localizado no perímetro urbano de Campina Grande, na Paraíba. A decisão atende à solicitação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que formalizou o pedido com o objetivo de viabilizar a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região. A iniciativa contou com parecer técnico favorável da Superintendência de Transporte Ferroviário da ANTT, além de manifestações positivas do DNIT, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da concessionária FTL. O Extrato de Termo Aditivo foi publicado na edição desta quinta-feira (7/8) do Diário Oficial da União (DOU).

O trecho em questão, atualmente concedido à Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), compreende parte da chamada Malha Nordeste e faz parte da antiga malha ferroviária urbana da cidade, que atualmente se encontra sem operação e fora dos planos de reativação ou integração à malha ferroviária nacional. Após articulações técnicas e institucionais com a Prefeitura de Campina Grande, o Ministério dos Transportes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a própria concessionária, a ANTT concluiu que a devolução do segmento à União é viável e não compromete o desempenho da concessão ferroviária.

O Superintendente de Transporte Ferroviário destaca “A nova destinação desse trecho da malha ferroviária, inicialmente destinado à cargas, para uso no transporte de passageiros representa um grande avanço para Campina Grande, promovendo a integração da cidade com um modal moderno e eficiente, que valoriza a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, indo ao encontro das diretrizes de política pública em prol do transporte ferroviário de passageiros.”.

A autorização ocorreu após amplo processo técnico e jurídico, incluindo inspeções no trecho ferroviário, avaliações patrimoniais e alinhamentos com os órgãos envolvidos. A partir de agora, o trecho será oficialmente desvinculado do contrato de concessão da FTL e transferido ao DNIT, que viabilizará a destinação da área à Prefeitura para implantação do VLT. O projeto é considerado estruturante para a mobilidade da cidade e da região, com foco em transporte público moderno, limpo e integrado.

A iniciativa também contempla um Termo de Compromisso assinado entre a ANTT, o Ministério dos Transportes e a Prefeitura, pelo qual as partes assumem esforços conjuntos para garantir as condições técnicas e legais para a efetivação do projeto. A implantação do VLT em Campina Grande é uma demanda local e um compromisso com a sustentabilidade, planejamento urbano e com a valorização do transporte sobre trilhos. A medida reforça o compromisso da ANTT com integridade institucional, planejamento urbano e integração intermodal.

Vereador Carlão defende liberdade religiosa de padre investigado por intolerância

0

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (7), o vereador Carlão (PL) usou a tribuna para defender o padre Danilo César, da Paróquia de Areial, na Paraíba, que está sendo investigado por intolerância religiosa, após comentários feitos durante uma missa, em que citou a morte de Preta Gil e fez críticas às religiões de matriz africana.

O caso gerou repercussão nacional, indignação de entidades religiosas e abertura de inquérito policial. De acordo com o parlamentar, o religioso tem liberdade para professar sua religião e defender as Sagradas Escrituras.

“Preciso falar da injustiça que estão cometendo com o sacerdote Danilo, de Areial, se sua mensagem agrediu os ouvidos de irmãos que professam outra fé. Também precisamos debater sobre limites e liberdade religiosa. Padre Danilo, dentro de um templo católico, falando para homens de fé católica, defendeu o que está dentro da Sagrada Escritura”, defendeu.

Carlão questionou se o ‘politicamente correto’ vai impedir que se professe o que se acredita. “A nenhum homem foi dado o pode de salvar. A Sagrada Escritura deixa isso claro há mais de 2 mil anos, só Jesus salva”, argumentou.

“Por que satanizar um homem, que pode ter errado no exemplo, ao trazer a figura da Preta Gil, dilacerada pelo câncer, e seu pai, por dizer que ia buscar a cura pelos orixás. Ele pode fazer isso, mas, ao mesmo tempo, o sacerdote pode dizer que a salvação só vem através de Jesus Cristo. Não podemos nos curvar ao politicamente correto. O padre não roubou, não matou, só defendeu o que diz a Sagrada Escritura, há mais de 2 mil anos”, explicou.

Para o vereador, nenhuma outra religião vai ditar o que a Igreja Católica pode fazer. “Sacrificaram o sacerdote, mas ele segue sua missão, porque professou sua fé no altar de Cristo, assim como tem seu direito quem defende seus orixás nos terreiros. A Sagrada Escritura é a ferramenta mais poderosa do universo, que evitou que humanidade fosse tomada pelos selvagens. Muita cautela para entender a liberdade religiosa ampla e irrestrita”, alertou.

Vereador Fábio Lopes sugere melhoria no contrato da PMJP com o HU

0

Para melhor a Saúde do Município, o vereador Fábio Lopes (PL) sugeriu que a Prefeitura da Capital aprimore o contrato que tem com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), localizado no Castelo Branco. O parlamentar, que foi gestor do HU por três anos, debateu sobre a área de Saúde, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (7).

Fábio Lopes afirmou que já existem equipamentos hospitalares em funcionamento que podem ser bem utilizados pelo Município. “Construir hospitais é uma boa ideia, mas, e para bancar depois? Já existem hospitais, como o HU. Os melhores funcionários e médicos da Paraíba estão lá, contratados pelo Governo Federal”, declarou o parlamentar.

“Passei três anos tentando fazer um contrato melhor com a Prefeitura. A gente não precisa construir mais hospitais. Cabe ao gestor municipal fazer um contrato melhor com o HU, naquelas referências, e pagar a tabela SUS ou não, dependendo do que for negociado, porque a tabela SUS não é uma obrigação, é uma referência. Na nossa gestão, instalamos um mamógrafo novo, mas, vamos dizer que a capacidade do HU é atender duas mil mulheres por mês e a Prefeitura contrata 300 atendimentos. Por que não contratar mais? Aí se repete isso para cirurgias de cabeça e pescoço, bucomaxilo, procedimentos do coração, atendimento à mulher, mental, fisioterapia, etc”, explicou.

Fábio Lopes afirmou ainda que, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o HU foi reformado. “Quase R$ 50 milhões investidos, mais equipamentos, com subestação de energia nova, rampa de emergência, um orçamento de R$ 1,5 bilhão”, citou. “A Prefeitura de João Pessoa tem obrigação de salvar vidas, fazendo um contrato melhor com o HU em várias referências”, defendeu o vereador.

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimos

0
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Após cerca de 48 horas de obstrução do funcionamento dos plenários pela oposição, o Senado aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei (PL) que isenta do pagamento do Imposto de Renda (IR) os trabalhadores que ganham até dois salários-mínimos, o que equivale a R$ 3.036. O texto agora segue para sanção presidencial. A isenção vai valer a partir de maio do mês-calendário 2025.

O PL 2.692/2025 foi apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, e substituiu a medida provisória 1.294/2025, editada pelo governo federal, e cuja validade venceria na próxima segunda-feira (11). Caso a MP perdesse a validade, poderia prejudicar milhões de contribuintes – o IR passaria a ser obrigatório para aqueles que receberam, em média, R$2.606 por mês.

O relator da matéria no Senado, o líder do governo Jacques Wagner (PT-BA), comemorou o resultado da votação, que foi aprovada em votação simbólica sem manifestações contrárias.

“Depois, trabalharemos para aprovar a proposta de estender a isenção para quem ganha até R$ 5 mil. Seguimos trabalhando por mais justiça social e fiscal”, explicou o relator.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A proposta de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil reais está em tramitação na Câmara, aguardando votação no plenário. Já aprovada em Comissão Especial, o texto prevê ainda uma redução do IR para quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7.350.

A medida é uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A votação da matéria foi atrasada pelo motim da oposição, que ocupou as mesas diretoras dos plenários da Câmara e Senado após decretada a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e investigado por obstrução do processo penal, devido às ações dos Estados Unidos contra o comércio brasileiro e a sanção da Casa Branca contra Moraes. Ele nega as acusações.

 

Educação do futuro: Cícero Lucena entrega 600 tablets para alunos da Escola Anayde Beiriz

0

A tecnologia, por meio de tablets, pode tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e adaptado às necessidades individuais de cada estudante. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Cícero Lucena entregou 600 unidades para alunos da Escola Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, elevando para 15.800 o número de dispositivos móveis distribuídos desde o início do ano.

Desde 2021, somando a primeira gestão com o atual mandato, o prefeito já entregou mais de 58 mil tablets na Rede Municipal de Ensino, beneficiando alunos do 7º, 8º e 9º anos. “Temos o compromisso de promover um ensino cada vez mais tecnológico, que ofereça mais oportunidades aos nossos alunos e os prepare para o futuro. Esta escola é um exemplo do modelo que estamos levando para toda a rede”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

A secretária executiva de Educação, Luciana Dias, ressaltou que, embora a biblioteca, com seus livros, e as aulas, com a orientação dos professores e o uso de livros didáticos, continuem sendo fundamentais, a inclusão do tablet amplia o acesso ao universo da internet. Com a orientação adequada, o professor pode direcionar as atividades, indicando fontes seguras e relevantes.

“Os tablets, por sua vez, contam com mecanismos de proteção, como filtros de conteúdo, que garantem um ambiente online seguro. Dessa forma, os alunos podem realizar pesquisas e trabalhos tanto em sala de aula, com a supervisão do professor, quanto em casa, já que o dispositivo é portátil e, frequentemente, equipado com acesso à internet. Existe, portanto, uma orientação e preparação para que o aluno saiba utilizar o tablet de forma eficaz e segura”, explicou a secretária.

Os tablets já vêm configurados com a suíte completa do Google, incluindo o Google Sala de Aula, Meet e outras ferramentas educacionais. Além disso, contam com chip e acesso à internet disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa.

Obras de ampliação – Após a entrega dos tablets, o prefeito Cícero Lucena inspecionou as obras de ampliação da unidade, que estão em fase avançada e irão abrir novas vagas para os moradores do Bairro das Indústrias. Com a expansão, a Escola Anayde Beiriz passará a contar também com espaços de tecnologia, como as Salas Google e o Espaço Maker.

Cícero Lucena inicia modernização da iluminação pública com tecnologia de Cidades Inteligentes

0

O prefeito Cícero Lucena deu início, nesta quarta-feira (6), ao projeto de modernização da iluminação pública de João Pessoa. A iniciativa inclui a instalação de lâmpadas de LED e está alinhada ao conceito de ‘Cidades Inteligentes’, com sistema de acionamento por dispositivo portátil, garantindo mais eficiência no consumo de energia e na qualidade da iluminação. A implantação começa pelo bairro dos Expedicionários e será estendida a toda a cidade.

Na prática, o sistema permite que as lâmpadas dos postes estejam interligadas a um centro de controle na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), possibilitando o acionamento remoto, além da identificação de falhas na iluminação para que a manutenção seja realizada com mais agilidade. Esta é a primeira etapa do projeto, que também prevê a instalação de postes inteligentes, equipados com tomadas para carregamento de veículos elétricos e integração com semáforos e forças de segurança.

“Essa iniciativa trará benefícios ambientais significativos através da redução do consumo de energia e promoverá a modernização do sistema de monitoramento das luminárias. Vamos chegar a todos os bairros de João Pessoa, concretizando a meta de João Pessoa 100% LED”, projetou o prefeito durante início dos trabalhos na Avenida Capitão João Freire.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Rubens Falcão, a previsão para que toda a cidade fique iluminada com tecnologia em LED é de 10 meses. “Este projeto se enquadra no conceito de smart city ou Cidades Inteligentes. O projeto abrange a iluminação pública, com foco na redução do consumo de energia e controle da intensidade luminosa. Além disso, os semáforos serão interligados, facilitando a comunicação com ambulâncias e a polícia”, detalhou.

Mais benefícios – A diretora de Iluminação da Secretaria de Infraestrutura, Joyce Alves, explicou que, além monitoramento do consumo real, o sistema de telegestão presente nas lâmpadas regula a intensidade luminosa e tem diversas outras funcionalidades tecnológicas. “Hoje, estamos instalando uma luminária com tomada de sete pinos, com dispositivo de proteção contra surtos de tensão. Em caso de elevação excessiva da tensão na rede, causada por alguma ocorrência, esse dispositivo protege a luminária”, explicou.

Djanira Araújo, aposentada de 87 anos, se alegrou com a inovação na Avenida Capitão João Freire, onde mora há mais de 60 anos. “Como estou feliz, porque fazia muito tempo que o bairro não recebia nenhuma ação importante. Esse LED faz toda diferença, porque é mais qualidade e segurança”, afirmou a moradora.

Fotos: Sérgio Lucena

Cida Ramos rebate prefeito do PT sobre apoio a Lucas Ribeiro: “Falou por ele”

0

A deputada Cida Ramos afirmou, nesta quinta-feira (7), que não apoia as decisões do prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, que recentemente declarou apoio ao atual vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, como pré-candidato a governador do estado nas eleições de 2026.

De acordo com Cida Ramos, Ranieri Ferreira não consultou o Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT-PB) sobre o apoio a Lucas Ribeiro.

“O prefeito falou por ele sem escutar o partido, nem levar em consideração que nosso objetivo é construir uma frente ampla na Paraíba, com o maior número de partidos unidos para fortalecer a candidatura do presidente Lula”, disse a petista.

De acordo com Cida Ramos, a posição oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação às eleições de 2026 será definida em alinhamento com a campanha do presidente Lula.