24.4 C
João Pessoa
Início Site

16 de Maio: ‘Sexta Rosa’ traz louvor, ministração e comunhão para mulheres cristãs, em JP

0

No próximo dia 16 de maio, às 19h, João Pessoa será palco de um dos encontros mais inspiradores do calendário cristão feminino: a Sexta Rosa – Encontro de Gerações. O evento acontecerá na Igreja da Liberdade, localizada no bairro Pedro Gondim, e promete reunir mulheres de todas as idades em uma noite de celebração, edificação e conexão com os propósitos de Deus. O congresso traz uma proposta poderosa: fortalecer os laços entre diferentes fases da vida feminina, inspirando cada mulher a viver plenamente seu chamado em todas as áreas da vida — seja como filha, mãe, líder, profissional ou serva de Cristo.

Mais do que uma conferência, a Sexta Rosa é um chamado divino para que mulheres se posicionem com coragem e intencionalidade. A proposta é clara: quando uma mulher se alinha ao coração de Deus, ela não apenas é transformada, mas também se torna uma poderosa agente de mudança para sua família, sua comunidade e sua geração.

O encontro contará com ministrações impactantes e momentos de louvor que prometem tocar profundamente o coração de cada participante.

Convidados Especiais

Três nomes de peso estarão à frente das ministrações e adoração:

• Nani Alencar – Com sua experiência e sensibilidade, trará palavras de fé e encorajamento às mulheres.

• Andréa Machado – Líder do ministério Perfumadas e referência no discipulado feminino, conduzirá o encontro com uma palavra de alinhamento espiritual e propósito.

• Lukas Agustinho – Ministro de louvor reconhecido nacionalmente, trará uma atmosfera de adoração intensa e íntima.

Ingressos

Os ingressos para a Sexta Rosa já estão disponíveis no primeiro lote pelo valor de R$ 60,00. As vagas são limitadas, e a organização recomenda que as interessadas garantam sua participação o quanto antes. A compra deve ser feita exclusivamente através do site oficial:

www.mulheresperfumadas.org.br

Após a confirmação da compra, a participante receberá um QRCode pelo WhatsApp, que deverá ser apresentado no dia do evento junto a um documento oficial com foto para retirada da credencial.

Localização

Igreja da Liberdade
Rua Prof. Joaquim Francisco Veloso Galvão, 1734
Pedro Gondim – João Pessoa/PB
CEP: 58031-130


História do congresso Perfumadas

O movimento Perfumadas Mulheres Cristãs nasceu com a missão de despertar mulheres para viverem segundo o propósito de Deus, deixando o “bom perfume de Cristo” por onde passarem. Com conferências, congressos e conteúdos que inspiram o crescimento espiritual e pessoal, o Perfumadas tem se tornado uma referência no cuidado, discipulado e ativação de mulheres em várias regiões do Brasil. A Sexta Rosa é mais uma extensão desse chamado, reunindo gerações para que juntas possam edificar umas às outras.

João Azevêdo anuncia inauguração de primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande para o dia 21

0

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (12), durante o programa semanal ‘Conversa com o Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande. O evento será realizado no próximo dia 21, a partir das 17h, com  show do cantor Japãozin, além de apresentações de quadrilhas juninas e atrações para o público infantil, com mais de 20 brinquedos, pipoca e algodão doce.

Além disso, também será realizado um tributo a Antônio Barros e Biliu de Campina, com a participação de cerca de 10 artistas locais. São eles: Capilé, Savanna Aires, Eloísa Olinto, Gitana Pimentel, Alexandre Tan, Tony Dumont, Gegê Bismark, Calliandra Andrade, Jonny Garotinho e Adília Uchôa.

As quadrilhas juninas que irão se apresentar na programação de inauguração são Moleka 100 Vergonha, Arraial em Paris e Mistura Gostosa.

“Essa primeira etapa que estamos entregando equivale a 80% do empreendimento e nós vamos fazer uma grande festa para que a população conheça essa obra extraordinária para a cidade. Em outubro, no aniversário de Campina Grande, nós deveremos entregar o grande auditório para que as pessoas tenham todo o equipamento concluído”, pontuou o governador.

Nesta primeira etapa, será entregue o Pavilhão de Feiras e Congressos, além da área externa. No total, o equipamento recebe investimento de R$ 138,5 milhões e contará com um grande espaço para feiras, auditório, heliponto, Praça das Bandeiras e estacionamento com 624 vagas, sendo 25 vagas para ônibus, 32 vagas para cargas/serviços, 12 vagas para pessoas com deficiência (PcD), 13 vagas para idosos e 542 vagas para o público em geral.

A área do centro de eventos, feira e exposição tem um amplo espaço, com 12.679,45 m². O auditório será o maior da cidade, com uma capacidade para 1.900 pessoas em uma área de 5.188,73 m².  No total, o equipamento tem uma área construída de 17.956,28 m².

“Esse é um equipamento que, verdadeiramente, vai transformar o turismo de eventos de Campina Grande porque vai movimentar diversos setores da economia, por isso, vamos celebrar essa grande conquista”, acrescentou o governador.

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã desta segunda-feira (12) o italiano Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira. Em nota, a entidade afirmou que Ancelotti, chamado pelo presidente Ednaldo Rodrigues de “o maior técnico da história”, vai comandar o time até a Copa do Mundo de 2026.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, disse Ednaldo em nota publicada pela CBF.

A CBF também divulgou um vídeo, no qual Ednaldo agradece a “paciência e o apoio” da torcida brasileira durante a longa negociação com treinador italiano. Ancelotti chega para treinar a Seleção para os dois próximos jogos das eliminatórias da Copa, contra o Equador, no dia 5/6, e Paraguai, no dia 10/06.

Ainda vinculado ao Real Madrid, da Espanha, o italiano só deverá assumir a seleção no dia 26 de maio, após o término do Campeonato Espanhol – o time merengue ainda tem três jogos pela frente: contra o Mallorca (dia 14), o Sevilla (dia 18) e o Real Sociedad (dia 24). Há a expectativa de uma liberação antes do dia 26, caso o Barcelona, que no momento tem sete pontos de vantagem sobre o Real Madrid, conquiste o título de forma antecipada.

O anúncio põe fim a uma novela que se arrasta há cerca de dois anos. Em julho de 2023, a CBF já negociava com o Ancelotti, que comandaria o Real Madrid até o meio daquele ano. Mas o clube espanhol renovou o contrato com Ancelotti, mantendo-o na Espanha e adiando sua vinda para a Seleção.

Soccer Football – World Cup – South American Qualifiers – Brazil v Argentina – Estadio Maracana, Rio de Janeiro, Brazil – November 21, 2023 Argentina’s Nicolas Gonzalez and Rodrigo De Paul celebrate after the match REUTERS/Ricardo Moraes
Seleção vem de uma série de partidas ruins, com futebol pouco inspirado. Atualmente, está em 4º lugar nas eliminatórias para a Copa do Mundo Foto: Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados
Entre o primeiro contato da CBF com o italiano e a confirmação da contratação, a Seleção Brasileira foi comandada por Fernando Diniz após uma boa temporada à frente do Fluminense em 2023, e Dorival Júnior, que vinha de dois bons trabalhos no Flamengo e no São Paulo. Mas o futebol pouco inspirado e os maus resultados na Copa América de 2024 e nas eliminatórias da Copa derrubaram Dorival em março deste ano e fizeram Ednaldo Rodrigues a intensificar as conversas com Ancelotti.

A CBF chegou a anunciar o fim das negociações em 29 de abril, diante do impasse em relação à liberação do treinador pelo Real Madrid. Mas, a despeito da aparente desistência, o acordo foi selado.

Perfil
Carlo Ancelotti nasceu em 10 de junho de 1959, em Reggiolo, na Itália. Ex-jogador, foi escolhido, em 2019, pela revista France Football, um dos dez maiores técnico da história do futebol mundial. Em 2022, Ancelotti se tornou o treinador com mais conquistas em torneios interclubes da UEFA e, também, o que mais venceu a Liga dos Campeões, cinco vezes como técnico, além de outras duas como jogador. Além disso, o italiano foi campeão do Mundial de Clubes da Fifa três vezes – uma pelo Milan (ITA) e duas pelo Real Madrid. Ele também foi técnico da Juventus (ITA), do PSG (FRA), do Chelsea (ING) e do Bayern de Munique (ALE).

Estrangeiros na Seleção
Ancelotti será o terceiro técnico estrangeiro a dirigir a seleção brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, que em 1925 dirigia o Vasco. Ele foi convidado a ser o técnico da seleção no Campeonato Sul-Americano daquele ano, na Argentina – atual Copa América. Em quatro jogos, ele obteve duas vitórias, um empate e uma derrota.

O segundo foi o argentino Filpo Nuñez, quando o Palmeiras, que ele dirigia, representou a seleção em um amistoso contra o Uruguai, na inauguração do estádio do Mineirão, em 1965 – o Brasil venceu por 3 a 0.

Em 1943, o português Jorge Gomes de Lima, o Joreca, esteve ao lado do brasileiro Flávio Costa em duas vitórias, em amistosos contra o Uruguai, em 1943, mas não era o técnico principal.

Agência Brasil

Política salarial: Auditores Fiscais de João Pessoa decidem paralisar as atividades

0

A paralisação acontecerá nos dias 12 e 13 desse mês, como forma de protesto contra a falta de acordo com a Secretaria da Receita

Os Auditores Fiscais, da Secretaria da Receita Municipal de João Pessoa decidiram, em Assembléia Geral Extraordinária, suspender todos os serviços prestados nos próximos dias 12 e 13 desse mês, como forma de protesto pela falta de diálogo com relação a política salarial da categoria.

De acordo com nota enviada à imprensa pelo presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais do Município de João Pessoa (SINDIFIM),José Bráulio Nóbrega de Oliveira, a “quebra de harmonia no relacionamento do Fisco com o Executivo municipal levou a Categoria de Auditores da Secretária da Receita do Município de João Pessoa, SEREM, a realizarem, só este ano, duas Assembleias Gerais Extraordinárias para discutirem a Política Salarial da Categoria”.

Os Auditores alegam que cumpriram as metas executivas impostas pela SEREM nos períodos compreendidos entre 2023/2024 e 2024/2025. Além do “cumprimento de outra meta Extraordinária e voluntária, apresentada pelo Secretário da Receita, com o apoio das Entidades, fundamentada na imperiosa necessidade de elevação da receita própria, visando ampliar o coeficiente de participação do município de João Pessoa, quando da distribuição do IVA que se dará a partir de 2029 e perdurará até 2079”, diz a nota..

Embora tenham sofrido a decepção pelo não pagamento dos reajustes devidos em janeiro de 2024 e janeiro de 2025, os agentes fiscais trouxeram resultados surpreendentes. “Mesmo tendo cumprido todas as metas estabelecidas, o Fisco municipal vem se debruçando e trabalhando a todo vapor, trazendo resultados surpreendentes de arrecadação já nestes primeiros meses de 2025, além é claro da extraordinária arrecadação do ano de 2024 que elevou a receita tributária do município de João Pessoa para um número recorde de receita própria! É imperioso destacar que só com esse esforço de 2024, já assegurou ao Município de João Pessoa o equivalente a mais de quinhentos milhões de reais de repasse do futuro IVA”.

De acordo com a nota assinada pelo presidente do Sindifim, a grande preocupação das entidades da classe é com a desmotivação da categoria daqui para frente nos exercícios de 2025 e 2026, anos cruciais para a consolidação do coeficiente do IVA. “Em entendimentos entre as entidades e a direção da SEREM, ambos projetavam um acumulado de mais de um bilhão e quinhentos milhões de reais em repasses do IVA, a partir de janeiro de 2029, que somados as demais receitas do Município se constituam na redenção econômica da Cidade de João Pessoa”.

Segundo Bráulio Nóbrega, “todo esse esforço, resiliência e comprometimento com espírito republicano, ainda assim não foi suficiente para comover e motivar os dirigentes municipais no sentido de corresponderem com a contrapartida necessária e justa a que legalmente o Fisco tem direito”.

Por fim a nota do Sindfim diz acreditar em um acordo para evitar prejuízos à sociedade pessoense. “As Entidades ainda acreditam na força da diplomacia e que os entendimentos prosperem e prevaleça o mesmo espírito público em defesa de nossa cidade. Contudo, diante do exposto, conforme decisão tomada em assembleia, ocorrida em 12.03 do corrente ano, comunicamos a todos que interessarem que a categoria fará mobilizações nos dias 12 e 13.05.2025, suspendendo todos os serviços prestados pelos Auditores Fiscais, no âmbito da Secretaria da Receita Municipal( SEREM)”, finaliza a nota.

Secretaria da Saúde anuncia comitê para acompanhar princípio de incêndio no Hospital de Trauma de João Pessoa

0

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, na manhã desta segunda-feira (12) que criou um comitê para acompanhar princípio de incêndio no Hospital de Trauma de João Pessoa.

 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA: 

Nota Oficial

Princípio de Incêndio no Hospital de Trauma de João Pessoa

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) informa que, em relação ao princípio de incêndio registrado, nesse domingo (11), no Hospital de Trauma de João Pessoa, foi instaurado um comitê para acompanhar tanto a obra em andamento quanto a situação ocorrida na sala de curativos da instituição.

Esclarecemos que:

1. O princípio de incêndio foi prontamente controlado pela equipe de segurança e apoio técnico, sem registro de feridos.

2. Como medida preventiva, 72 pacientes foram transferidos para outras unidades hospitalares da Grande João Pessoa, com o apoio das redes estadual e municipal de saúde, garantindo a continuidade da assistência de forma segura e organizada.

3. Os pacientes transferidos continuam recebendo assistência adequada nas unidades para as quais foram realocados.

4. O atendimento de Urgência e Emergência segue normalmente na unidade, assim como os serviços ambulatoriais.

5. Desde dezembro de 2024, a SES-PB vem investindo R$ 3,2 milhões na modernização da parte elétrica e no reforço do sistema de proteção contra incêndios, reafirmando seu compromisso com a segurança e eficiência das instalações.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça sua prioridade com a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Concerto da Orquestra Jovem da Paraíba tem tango, jazz, música brasileira e solo de saxofone

0

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza seu segundo concerto oficial da temporada 2025 nesta quinta-feira, 15 de maio, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação terá como destaque o saxofonista Jaderson Tenório como solista. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h, na bilheteria da Rampa 4, limitada a dois ingressos por pessoa.

O programa da noite reúne obras de compositores da França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Brasil, com uma combinação que promete surpreender o público: tango, jazz sinfônico, música impressionista e peças nacionalistas. A abertura fica por conta do “Tango Americano”, do compositor norte-americano John Alden Carpenter.

Na sequência, o público será conduzido pela atmosfera lírica e refinada do “Choral Varié para Saxofone Alto e Orquestra, Opus 55”, do francês Vincent d’Indy, interpretada neste concerto pelo saxofonista Jaderson Tenório.

“Estar como solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no segundo concerto oficial me deixa muito honrado, além de ser uma realização como músico. As expectativas são as melhores, pois o repertório está muito bonito e possui alguns desafios para o saxofone, e é um marco na minha carreira profissional”, disse o músico pernambucano.

A música brasileira será representada neste concerto pelo “Batuque – Dança de Negros”, do cearense Alberto Nepomuceno. Outro ponto alto da noite será a execução da “Balada para Orquestra, Opus 33”, do compositor britânico Samuel Coleridge-Taylor. E encerrando o concerto, a orquestra apresentará “Três Danças Espanholas”, do espanhol Enrique Granados.

Para o maestro Luiz Carlos Durier, será uma noite especial. “O concerto abre com o Tango Americano de John Alden Carpenter, composto em 1920 originalmente para piano. O amor de Carpenter pelo elemento hispânico faz dessa obra um ícone celebrado e tocado em todo o mundo. Nessa versão para orquestra, a Jovem trabalhou para emocionar o público com toda dramaticidade do tango e tocar como estreia brasileira da versão sinfônica”, afirmou Durier.

Sobre Choral Varié para Saxofone Alto e Orquestra, o maestro explicou que o solista da noite toca um instrumento pouco usual num conjunto sinfônico. “A obra foi concebida de maneira bem integrada para solo de saxofone alto e orquestra, empregando à composição a forma de tema com variações. Vincent d’Indy entendeu bem o potencial expressivo e timbrístico do saxofone na orquestra moderna que passeia por estilo predominantemente impressionista”, destacou.

“A música brasileira é representada pelo Batuque – Dança de Negro, quarto movimento da Série Brasileira do compositor cearense Alberto Nepomuceno”, continuou Durier. “Um bonito exemplo de realismo musical, que impulsionou o nacionalismo brasileiro na arte musical, empregando material sonoro afro-brasileiro de grande relevância”.

“Destacamos como ponto importante do concerto, a Balada para Orquestra, Opus 33, do compositor inglês Samuel Coleridge-Taylor. O autor emoldura uma canção de amor sublime e lírica entre dois movimentos externos altamente energizados, conferindo à obra um forte senso de equilíbrio e contraste. É uma composição exuberante, romântica, rica e sensual”, observou.

Em relação à música que encerra o concerto, o maestro explicou que Henrique Granados escreveu uma série de Doze Danças Espanholas sinceras e juvenis para piano solo. “São peças simples em termos de técnica e escrita, mas nobres e ricas em inventividade e retórica musical, um belo exemplo do romantismo nacionalista espanhol do final do século XIX”, afirmou.

“Este trabalho de orquestração de Joan Lamote de Grignon, em forma de suíte,  apresenta três danças: o número dois, Oriental, caracterizada por seu humor melancólico e intimista, que remete a uma serenata mourisca; a quinta, Andaluz, a mais popular de todas, que é uma alusão ao místico flamenco da Andaluzia; e a Rondalla Aragoneza (Jota), número sete, que encerra esta suíte com canto e dança animados em compasso ternário, em que as castanholas ocupam um lugar de destaque, nos envolvendo numa dança frenética e poderosa”.

“A OSJPB tem trabalhado para oferecer aos jovens bolsistas uma grande diversidade de composições, de estilos bem variados. Ensinando maneiras de tocar, na busca da excelência artística para emocionar o público que nos assiste e prestigia”, finalizou o maestro Durier.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 27 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.

O solista

Jaderson Tenório (saxofone) – Natural de Aliança, Pernambuco, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos na banda de música Sociedade Musical 15 de Agosto. Em 2015, integrou a Banda Sinfônica do CEMO como clarinetista. Como músico atuante da Orquestra Pernambucana de Clarinete, participou em 2018 do ClarinetFest na cidade de Osteend, na Bélgica.

Em 2021 concluiu o curso de Licenciatura em Música, com ênfase em clarinete, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No mesmo ano, concluiu a pós-graduação em Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade IBRA, de Minas Gerais. Atualmente cursa Bacharelado em Clarinete pela Universidade Federal de Pernambuco e é aluno do curso em extensão em Clarinete pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM).

Neste ano de 2025, atuou como solista na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco. Durante sua trajetória, participou de vários master class  e atuou como monitor em bandas de música do interior de Pernambuco.

Atua como clarinetista na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB); é professor de iniciação musical da Banda Cinco de Novembro (Revoltosa) e, como saxofonista, participa de shows com artistas renomados, grupos de câmara e grupos regionais.

Entrada – A entrada para o concerto é gratuita, mas só terão acesso as pessoas que retirarem o ingresso na bilheteria da rampa 4, que estará aberta às 19h. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

2º Concerto Oficial da Temporada 2025

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Jaderson Tenório (saxofone)

Dia: 15 de maio (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Entrada: Gratuita, mas é necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h

 

Agevisa alerta farmácias para retorno da escrituração obrigatória de medicamentos controlados

0

Agência Estadual de Vigilância Sanitária alerta os proprietários de farmácias em atividade na Paraíba sobre os prazos para retorno da transmissão obrigatória de arquivos eletrônicos ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Segundo o diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, os estabelecimentos em atividade na Região Nordeste deverão iniciar, no máximo até o dia 2 de janeiro de 2026, as operações junto ao SNGPC com o envio de arquivos (no formato XML) relacionados à escrituração de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos ao controle especial e de antimicrobianos.

“De acordo com o cronograma para início obrigatório das operações do SNGPC, estabelecido e divulgado pela Anvisa, os prazos para início das operações no sistema ficaram assim definidos: Região Sudeste, 1º de setembro de 2025; Regiões Sul e Norte, 1º de novembro de 2025, e Regiões Centro-Oeste e Nordeste 1º de janeiro de 2026”, explicou Geraldo Moreira.

Controle especial – A medida se refere às movimentações de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos ao controle especial, conforme previsto na Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, e na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 471, de 23 de fevereiro de 2021, que estabelece os critérios para prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias antimicrobianas de uso sob prescrição.

O restabelecimento observa os prazos definidos nos parágrafos 3º e 4º do art. 10 da RDC nº 22/2014, que obriga as farmácias a realizarem a escrituração de toda e qualquer movimentação, assim como o controle do estoque de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos ao controle especial por meio de sistema informatizado compatível com as especificações e padrão de transmissão estabelecidos pela Anvisa, de modo a garantir a interoperabilidade entre os sistemas. Com isso, os estabelecimentos devem retomar a transmissão regular dos arquivos XML ao SNGPC dentro do intervalo mínimo de 1 (um) e máximo de 7 (sete) dias consecutivos, contados a partir da data indicada para cada região.

Orientações – A inobservância dos prazos estipulados no cronograma divulgado pela Anvisa configurará infração sanitária, estando os estabelecimentos sujeitos às sanções administrativas e penais cabíveis. E para que não haja problemas na transmissão regular obrigatória dos dados, a recomendação é que, antes do início da transmissão, os farmacêuticos priorizem a atualização dos cadastros, visando evitar eventuais problemas relacionados ao acesso.

No portal da Anvisa, está disponível um documento com o passo a passo para o cadastro de usuários, que permite a verificação de todas as etapas necessárias para inserção dos dados, configurações e atribuições de perfis. Em caso de dificuldades na atualização dos cadastros, as dúvidas poderão ser direcionadas aos canais de atendimento da Anvisa, disponíveis em:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento.

Sobre o SNGPC – O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), implementado em todo o Brasil desde 2007, consiste em um sistema de informação de Vigilância Sanitária para a escrituração de dados de produção, manipulação, distribuição, prescrição, dispensação e consumo de medicamentos e insumos farmacêuticos por farmácias e drogarias.

Devido a períodos de instabilidade e problemas técnicos, a Anvisa publicou a RDC nº 586/2021, que estabeleceu a suspensão temporária e por tempo indeterminado dos prazos previstos para a transmissão de arquivos das movimentações de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos à escrituração no SNGPC.

A norma determinou que, durante esse período e após seu encerramento, os estabelecimentos mantenham a escrituração da movimentação nos registros internos, para fins de comprovação de estoque e fiscalização. O prazo de guarda documental, previsto na Portaria SVS/MS nº 344/1998 e na RDC nº 22/2014, continua vigente.

Testes e ajustes técnicos – Em outubro de 2024, a Anvisa divulgou em seu portal institucional um cronograma para realização de testes ampliados com vistas ao restabelecimento completo do SNGPC. Todas as farmácias privadas foram convidadas a participar da operação, que teve como objetivo viabilizar os ajustes técnicos necessários para garantir maior robustez e estabilidade ao sistema.

Durante a fase de operações assistidas, com o apoio de diversas entidades representativas do setor, foram disponibilizados e amplamente divulgados materiais informativos. Também foram realizados seminários, reuniões técnicas e webinares para promover a mobilização sobre a importância da preparação prévia para o retorno ao uso obrigatório do sistema.

O SNGPC passou, então, por melhorias estruturais e correções operacionais. As intercorrências observadas durante os testes foram tratadas e resolvidas, e foram implementadas as ações necessárias para prevenção de novas falhas.

Envio pode ser antecipado – Ao divulgar o cronograma de retorno obrigatório das operações, a Anvisa orientou as farmácias a iniciarem ou continuarem o envio das informações ao sistema o quanto antes, em preparação ao uso obrigatório do SNGPC, que permanece disponível e em funcionamento contínuo.

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

0

O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence na próxima segunda-feira (19). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo.

Os dados mostram que, desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. “Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é sua identidade cidadã”, destacou o TSE, em comunicado.

Entenda
Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pago a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.

Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

O cancelamento do título não se aplica a:

– eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas);

– pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar;

– casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.

Como regularizar
Para consultar a situação, eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral.

Caso haja débitos existentes, é preciso acessar o autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento. Também é possível comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, portando os seguintes documentos (a depender da situação de cada eleitor):

– documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);

– título eleitoral ou e-Título;

– comprovantes de votação;

– comprovantes de justificativas eleitorais;

– comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.

Justificativa
Eleitores que estavam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável.

O prazo é de 60 dias após cada turno ou de 30 dias após o retorno ao Brasil.

Se não houver justificativa, aplicam-se os procedimentos para quitação de multa.

Agência Brasil

Cícero Lucena vistoria construção do Residencial Dubai e projeta entrega para março do próximo ano

0

Em Gramame, a Prefeitura de João Pessoa avança na construção do Residencial Dubai, que vai realizar o sonho da casa própria para 416 famílias que viviam em um assentamento localizado em área de preservação permanente, no Cidade Verde, em Mangabeira. Nesta segunda-feira (12), o prefeito Cícero Lucena vistoriou a obra, que também inclui a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) nas proximidades e infraestrutura completa, com ruas pavimentadas.

Na ocasião, o gestor da Capital projetou a entrega das primeiras unidades em março do próximo ano. “São apartamentos de qualidade, com um padrão elevado, completos em serviços como educação e creche. É o modelo da nossa gestão: fazer bem feito, com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Enquanto isso, estamos auxiliando as famílias com o aluguel social”, detalhou o prefeito.

A secretária Municipal de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que logo após a Prefeitura ter recebido uma decisão judicial determinando a saída de moradores de uma área de preservação permanente, agiu de imediato, oferecendo todo o apoio necessário e garantindo o auxílio-moradia para que essas famílias tivessem um lugar digno enquanto aguardam a nova casa.

“Dentro da política habitacional do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra, o foco não é apenas na quantidade de moradias, mas principalmente na qualidade. Não se trata apenas de construir casas, mas de oferecer dignidade às famílias. O prefeito esteve aqui agora há pouco, acompanhando de perto a obra, e estamos organizando a entrega por etapas. São 416 unidades habitacionais com infraestrutura completa. A ideia é entregar por blocos, porque entendemos a urgência dessas famílias em voltarem a ter um lar seguro”, explicou a secretária.

“O empreendimento conta com creche dentro do conjunto e uma escola a apenas 400 metros, reforçando o compromisso com a educação e o cuidado com as crianças. É um projeto voltado especialmente para as famílias que viviam em situação de risco ambiental. Temos uma comissão de moradores que acompanha toda a obra, desde o início, e vai seguir até a entrega final”, completou Socorro Gadelha.

Diálogo e transparência – A construção do residencial Dubai acontece em ritmo acelerado e acompanhado por uma comissão de representante dos moradores, através de reuniões e visitas ao empreendimento, com a finalidade de garantir que esse processo ocorra de maneira célere e transparente. “Uma alegria enorme ver essa obra avançando, ainda mais depois de tudo que as famílias passaram”, comemorou Adrielly da Silva Santos, representante dos moradores.

Eleições de conselheiros regionais e municipais do ‘Você Prefeito’ acontecem a partir desta segunda-feira

0

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP), realizará as eleições para novos conselheiros regionais e municipais do programa ‘Você Prefeito’ a partir desta segunda-feira (12). Até o dia 20 de maio, os cidadãos podem ser eleitos para os cargos, seguindo um calendário por região. João Pessoa é dividida em 14 regiões, compreendendo 71 bairros e 147 comunidades.

Para o secretário de Participação Popular da Capital, Thiago Diniz, esta renovação garante que os representantes de bairros e comunidades continuem sendo ouvidos e atendidos em suas demandas através do programa para melhorar a qualidade de vida dos pessoenses. “Esse é um momento extremamente valioso para a cidade de João Pessoa, pois nós ganharemos novos cidadãos e cidadãs comprometidos em contribuir com a ampliação de políticas públicas nos seus bairros e nas suas comunidades e fazer com que João Pessoa possa avançar cada vez mais”, afirmou.

O conselheiro municipal é quem vai apresentar as demandas de melhorias para os bairros que representa dentro das plenárias do ‘Você Prefeito’. Para isso, o candidato precisa morar na região para a qual quer ser eleito e apresentar comprovante de residência e documentos de identificação. Também não pode ter vínculo empregatício com órgãos públicos.

Para o candidato ser eleito, precisa de 10 votos dos moradores de cada região, que também precisam apresentar o comprovante de residência. Ao todo, a capital paraibana conta com 209 conselheiros regionais e 28 municipais.

Datas para eleição de conselheiros da SEPP:

12/05 – 2ª e 9ª Regiões

13/05 – 10ª e 14ª Regiões

14/05 – 1ª e 11ª Regiões

15/05 – 3ª e 13ª Regiões

16/05 – 4ª e 12ª Regiões

19/05 – 5ª e 7ª Regiões

20/05 – 6ª e 8ª Regiões

Bairros e comunidades – João Pessoa é dividida em 14 regiões, compreendendo 71 bairros e 147 comunidades. Para conferir o Mapa das Regiões de Participação Popular, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/maparegioes/.