27.1 C
João Pessoa
Início Site

Na Pop: Meio-Dia Paraíba registra 178% de crescimento em audiência, aponta Ibope

0
Screenshot

O programa Meio-Dia Paraíba, transmitido pela Rede Pop, registrou 178% de crescimento em audiência, segundo pesquisa Kantar Ibope. O dado consolida a atração como uma das que mais cresce no jornalismo radiofônico do estado, unindo credibilidade, pluralidade de opiniões e forte interação com ouvintes.

 

Screenshot

Comandado pelos jornalistas Fábio Bernardo, Sony Lacerda, Pettronio Torres e Fábio Augusto, o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia, nas rádios Pop FM (89,3, João Pessoa), Pop Cariri (101,1, Campina Grande), além de outras emissoras parceiras da Rede Pop. A operação de áudio é do DJ O Patrãzinho, com edição de Cogenes Lira e direção e produção de Davi Albuquerque.

Além do rádio, o Meio-Dia Paraíba pode ser acompanhado em áudio e vídeo pelas TVs do Sistema O Norte de Comunicação e pelos canais das rádios Pop João Pessoa e Pop Cariri no YouTube. O público também participa ativamente por meio do WhatsApp (83 98809-8989) e do Instagram (@sigaradiopop – @popcariri101 – @meiodiaparaiba).

*Pluralidade de opiniões como marca*

Para a superintendente do Sistema Pop de Comunicação, Reny Cláudia, o crescimento do programa é reflexo da credibilidade e da diversidade de vozes que compõem o debate.

“O Meio-Dia Paraíba se destaca porque abre espaço para diferentes opiniões, sempre com responsabilidade e seriedade. Essa pluralidade é a marca do programa e contribuiu decisivamente para alcançarmos todo esse de crescimento”, afirmou.

*Rede de alcance*

O programa é transmitido por uma ampla rede de rádios e TVs, alcançando milhares de ouvintes e espectadores em todo o estado. Além da Pop FM e Pop Cariri, fazem parte da rede as rádios Pop Caruá (Soledade), São Vicente (São Vicente do Seridó), São José (São José da Lagoa Tapada), e Vieirópolis (Vieirópolis). O Meio-Dia Paraíba também pode ser acompanhado pelas TVs O Norte em Lucena, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras e São Bento.

Semana do Idoso começa com música e atividades no Centro de Referência da Pessoa Idosa da PMJP

0

A Semana do Idoso começou em clima de alegria nesta segunda-feira (29), com a apresentação do Coral Raio de Luz, no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Altiplano. O grupo encantou e animou o público, que também participou de atividades físicas e de uma oficina de memória, todas previstas na programação especial do evento.

O Centro faz parte da rede de serviços ofertados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e hoje atende aproximadamente 700 idosos, que participam de atividades voltadas para saúde, lazer, inclusão e fortalecimento de vínculos.

De acordo com a coordenadora do espaço, Mariângela Pontes, a proposta vai além da recreação. “É importante lembrar que envelhecer é um processo natural da vida e todos nós vamos passar por ele. Por isso, precisamos garantir respeito, cuidado, dignidade e oportunidades para quem está nessa fase. Isso inclui acesso à saúde de qualidade, lazer, segurança, inclusão digital e social. O respeito ao idoso não se limita a um dia no ano, mas é um compromisso diário, construído com empatia, responsabilidade e amor”, destacou.

Uma das integrantes do Coral Raio de Luz, Socorro Roque, de 85 anos, participa do Centro desde a inauguração. Moradora do bairro Altiplano, ela conta que encontrou no espaço um lugar para cuidar da saúde e também para desenvolver novas habilidades. “Quando percebi que tinha um local onde a gente podia desenvolver qualquer atividade que gostasse, principalmente memória, atividades que fortalecem o corpo e também buscar novos conhecimentos, eu me matriculei. O coral é mais recente, mas é uma das atividades que tenho mais prazer em participar. Além do canto, toco também violão, que aprendi apenas observando, e com a prática vou melhorando”, relatou.

Para ela, o maior benefício vai além das atividades. “Aqui a gente faz boas amizades. A felicidade é um conjunto, apesar dos aperreios da vida, a gente precisa deixar a tristeza pra lá e colocar a alegria na frente”, acrescentou.

Entre as atividades oferecidas pelo Centro estão hidroginástica, aeróbica dançante, dança, alongamento funcional, oficina de memória, artesanato, câmbio (jogo de vôlei adaptado para idosos), ginástica gerontológica, Reiki e dinâmicas de grupo. Além disso, a equipe organiza momentos festivos que contam sempre com a participação ativa dos idosos.

Outra usuária que se apaixonou pelo serviço foi Marisa Alves, de 73 anos. Natural de São Paulo, ela escolheu João Pessoa para viver a aposentadoria e foi acolhida pela equipe do Centro do Idoso “Eu trabalhei a vida toda na área administrativa de um hospital e, quando conheci a Paraíba, me apaixonei. Pouco tempo depois, descobri o Clube dos Idosos e já na primeira aula a professora me cativou. Sem dúvidas, estar aqui é uma das minhas melhores escolhas diárias”, contou.

Marisa revelou que os desafios também são parte importante da experiência. “Quando comecei na ginástica gerontológica percebi que não tinha as mesmas facilidades dos colegas que já estavam na aula há mais tempo. Então, comecei a me alongar em casa, a praticar os exercícios que aprendi aqui, porque queria acompanhar a turma. O que antes eu fazia para ter retorno financeiro, hoje faço pelo meu corpo. Usei muito a mente e o corpo durante a vida, e agora trabalho para cuidar deles. Eu amo estar aqui”, afirmou.

A Semana do Idoso é realizada anualmente pela rede socioassistencial da Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. A programação segue ao longo da semana, reforçando a importância de um envelhecimento saudável, com dignidade, respeito e oportunidades.

Programação que será realizada no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano:

Dia: terça-feira (30)

Horário: 7h30 e 14h

Atividade: Ginástica gerontológica, hidroginástica, musculação funcional e palestra sobre prevenção de quedas, com a enfermeira Wanessa Estrela;

Dias: 1° a 03 de outubro

Horário: 7h

Atividade: Torneio Estadual de Câmbio

Dias: 6 e 8 de outubro

Horário: às 10h (dia 6) e às 14h (dia 8).

Atividade: Oficinas da Memória conduzidas pelas professoras Marlene e Virgínia.

Sedurb divulga programação do projeto Feira Móvel para o mês de outubro

0

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) divulgou a programação do projeto ‘Feira Móvel’ referente ao mês de outubro. De acordo com o calendário, a iniciativa terá início nesta quarta-feira (1°), no Parque Solon de Lucena – Centro, nos dias 1, 2 e 3, das 9h30 às 16h. Na semana seguinte, entre os dias 9 e 12 de outubro, das 16h às 22h, haverá uma edição especial da Feira no Busto de Tamandaré, alusiva ao Dia das Crianças.

Em todas as terças-feiras do mês, os comerciantes do projeto estarão na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados; e no Parque Parahyba I, no Jardim Oceania. Nas quartas-feiras, o encontro com os consumidores acontece na Praça Padre João Cartaxo Andriola, no bairro do Altiplano.

Já nas quintas-feiras, será a vez dos empreendedores visitarem a Praça da Paz, nos Bancários. Toda sexta-feira, o evento acontece na Praça Antônio Fernando Dantas, no bairro Brisamar. E de sexta a domingo, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Tambaú.

A Feira Móvel acontece há mais de cinco anos, oferecendo produtos de qualidade e preços acessíveis ao consumidor. A cada edição, o evento coloca em destaque produtos do empreendedorismo criativo, moda sustentável, artesanato, gastronomia regional, agricultura familiar, brinquedos educativos e sensoriais, entre outros.

“A qualidade, variedade e preços dos produtos vendidos na Feira Móvel representam um grande diferencial! O projeto já ganhou a simpatia da população e vem conquistando clientes fiéis ao longo dos anos, gerando renda para 372 comerciantes e suas respectivas famílias, que ajudam a fortalecer a economia e o empreendedorismo em João Pessoa”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.

Confira a programação de outubro:

Parque Solon de Lucena – Centro

Dias: 1, 2 e 3

Horário: das 9h30 às 16h

Busto de Tamandaré

Dias: 9, 10, 11 e 12

Horário: 16h às 22h

Vila Olímpica Parahyba – Bairro dos Estados

Rua Desportista Aurélio Rocha, s/n

Dia: toda terça-feira

Horário: das 16h às 20h30

Parque Parahyba I – Jardim Oceania

Rua Josemar Rodrigues de Carvalho, 249

Dia: toda terça-feira

Horário: das 16h às 20h

Praça Padre João Cartaxo Andriola – Altiplano

Rua José Rufino, 176

Dia: toda quarta-feira

Horário: das 15h30 às 19h

Praça da Paz – Bancários

(em frente a praça de táxi)

Dia: toda quinta-feira

Horário: das 15h30 às 20h

Praça Antônio Fernando Dantas – Brisamar

Rua Inácio Ferreira Serrano, 100

Dia: toda sexta-feira

Horário: das 15h30 às 19h

CAT Tambaú – Tambaú

Praça Santo Antônio, 23

Dias: de sexta-feira a domingo

Horário: das 17h30 às 21h

Corpos encontrados em Sapé são de casal desaparecido há mais de um mês, confirma IPC

0

O Instituto de Polícia Científica (IPC) de Guarabira confirmou nesta segunda-feira (29) que os corpos em estado de decomposição localizados na zona rural de Sapé, na Mata Paraibana, pertencem aos idosos Célia e Nelson Honorato, desaparecidos desde 18 de agosto.

A confirmação foi feita com base em análises genéticas realizadas a partir de amostras coletadas do filho do casal. O material foi obtido via swab bucal em 11 de setembro e comparado com a arcada dentária do corpo do sexo masculino e do fêmur do corpo do sexo feminino, comprovando o vínculo genético.

A Polícia Civil afirma ter elucidado o assassinato de Célia e Nelson Honorato, que estavam desaparecidos desde o dia 18 de agosto. Segundo as investigações, o crime foi premeditado por um falso corretor de imóveis, que demonstrava interesse na venda da casa do casal.

Ainda de acordo com informações policiais, o homicídio ocorreu no mesmo dia do desaparecimento. A suspeita é de que as vítimas tenham sido mortas a golpes de marreta dentro da própria residência. O idoso teria sido o primeiro a ser atacado.

O inquérito está em fase final, e a Polícia se prepara para encaminhar à Justiça o indiciamento dos três suspeitos envolvidos no crime.

t5

IV Acampamento Inclusivo será realizado na Aldeia São Francisco, em Baía da Traição

0

A Aldeia São Francisco, território Potiguara em Baía da Traição, receberá entre os dias 15 e 17 de outubro o IV Acampamento Inclusivo, com a participação dos povos indígenas, quilombolas, ciganos, rurais e urbanas de diferentes regiões para discutir inclusão digital, cidadania e sustentabilidade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas em www.acampamentoinclusivo.org.br/2025.

A edição ocorrerá em território Potiguara, marcado historicamente como Aldeia Mãe, e terá como foco a valorização das culturas tradicionais, o fortalecimento de identidades e a discussão de direitos.

A programação inclui oficinas, rodas de conversa, vivências culturais e debates sobre inclusão digital, sustentabilidade, meio ambiente, cidadania e autonomia dos povos.

Além das populações tradicionais, o Acampamento contará com a participação de estudantes, pesquisadores e sociedade civil, fortalecendo a troca de experiências e a busca por caminhos de inclusão social e digital.

A iniciativa é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O encontro pretende fortalecer redes, estimular a troca de experiências e ampliar o diálogo entre comunidades tradicionais, sociedade civil, estudantes e pesquisadores. “Realizar o acampamento na Aldeia São Francisco destaca o papel central dos povos indígenas na preservação cultural, na defesa do meio ambiente e na memória histórica. O evento busca criar um espaço de diálogo entre diferentes comunidades, ampliando a construção coletiva de saberes e a formação de redes de apoio e cooperação”, argumenta Percival Henriques, Presidente da ANID, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Entre os palestrantes confirmados estão:

• Cláudio Furtado, secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior;

• Daniel Santana, professor indígena Potiguara e antropólogo;

• Jô Oliveira, vereadora de Campina Grande;

• Paloma Saldanha, pesquisadora em direito, tecnologia e sociedade;

• Tamara Rodrigues, integrante do Coletivo Memórias Potiguara;

• Carina Alves, escritora e empreendedora social;

• Ana Paula de Souza, Professora de Sociologia do IFPB e Coordenadora da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Instituição;

• Lídia Moura, Secretária de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana

• Além de lideranças Potiguara de diferentes aldeias, que conduzirão rodas de conversa e atividades culturais.

Cícero Lucena autoriza a pavimentação de 15 ruas de Muçumagro, que atinge a marca de R$ 15 milhões

0

O bairro Muçumagro chegou à marca expressiva de R$ 15 milhões em investimentos na sua infraestrutura por parte da Prefeitura de João Pessoa. O montante de recursos vem sendo aplicado desde 2021, em obras que contemplam, principalmente, o calçamento de ruas e aplicação de asfalto em pontos estratégicos, acabando com problemas históricos de lama e poeira. Nesta segunda-feira (29), o prefeito Cícero Lucena autorizou a pavimentação de mais 15 vias, dando continuidade ao compromisso de assegurar um bairro cada vez mais estruturado.

De acordo com o gestor, a meta é garantir que os moradores contem com um espaço urbano mais acessível e funcional, valorizando o Muçumagro e preparando a região para crescer com infraestrutura de qualidade. “Estamos empenhados em cobrar o cumprimento das obrigações contratuais das empresas, assegurando a entrega dos benefícios à população no menor prazo possível. Este esforço contínuo visa a concretização de um projeto abrangente, que inclui a pavimentação completa de João Pessoa”, afirmou o prefeito.

As 15 ruas, nesta ordem de serviço, totalizam 1.996 metros de extensão e investimentos da ordem de R$ 2,95 milhões. “Sinto-me honrado em colaborar com nossa equipe e com todos que contribuem para a construção de uma cidade melhor. A pavimentação de mais de mil ruas é um marco, e durante este mandato, nosso objetivo é pavimentar 100% da Capital. É com grande satisfação que partilhamos este dia, iniciando a semana com a entrega de algo essencial para a população: o calçamento”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.

No total, o Muçumagro já conta com 28 ruas inauguradas, 25 ruas contratadas e 15 em fase de projeto. Também foram realizadas ações de pavimentação asfáltica em vias importantes, como as Ruas Limoeiros e Dom Hélder Câmara, com investimentos de R$ 100 mil. “A meta é que, até o segundo semestre do próximo ano, Muçumagro esteja totalmente pavimentado, com sistema de drenagem, calçadas padronizadas, pisos táteis e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida”, destacou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.

Na Rua Isabel Maria dos Santos, a dona de casa Mariluce dos Santos disse que Muçumagro passou muito tempo esquecido em termos de ações do poder público. Ela agradeceu a chegada da pavimentação. “A gente vê as obras no bairro, chegando agora na minha rua é uma felicidade muito grande. Aqui, é só areia e poeira. Só quem sabe é quem vive. Mas, graças a Deus, vamos ter uma rua calçada, com melhores condições – minha família e tantas outras aqui da rua”, celebrou a moradora.

Confira a relação das vias que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço:

Rua Antônio Martins dos Santos
Rua das Caibeiras
Rua Cláudio José Gomes da Silva Filho
Rua Doutor Cláudio de Paiva Leite
Rua Francisca Dalva de Souza Azevedo
Rua Inácio Canuto
Rua Isabel Maria dos Santos
Rua Jeane da Silva Cruz
Rua Manoel Felix de Macedo
Rua Luiz Cezar
Rua Terezinha Garcia Ribeiro
Rua Olga Benário
Rua Professor Heronides A. Coelho Filho
Rua Severina do Nascimento Fonseca
Rua Santa Gertrudes

MPT recebe mais 230 denúncias de assédio moral e sexual nos seis primeiros meses do ano; são dois casos por dia

0

29/09/2025 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registra, em média, duas denúncias de assédio no trabalho por dia. Foram 233 denúncias somente nos primeiros seis meses deste ano, das quais 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual. Para discutir o assédio que leva ao adoecimento e como proceder, o MPT realizará um evento que encerrará as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, voltada à Saúde Mental no Trabalho. ‘No Acolhimento do Samba’ acontecerá nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.

 

O evento é em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município de Campina Grande. A proposta é utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contará com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista ‘Zé Lezin’.

 

“No primeiro semestre de 2025, o Ministério Público do Trabalho recebeu 216 denúncias de assédio moral na Paraíba. Em todo o ano de 2024, foram 420 denúncias. O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).

 

Além da procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, o evento contará com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley e com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.

 

DENUNCIE!

Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br). Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.

Rodrigo Pastana é anunciado como novo executivo de futebol do Botafogo-PB

0
Foto: Divulgação

No aniversário de 94 anos do Botafogo-PB, celebrado neste domingo (28), Rodrigo Pastana foi anunciado como o novo diretor de futebol do clube.

As conversas com o dirigente já vinham acontecendo há alguns dias, apesar do profissional negar que tinha fechado algum acordo com time botafoguense.

Pastana chega para ocupar o cargo que era de Felipe Albuquerque e será o responsável por tocar o planejamento do Belo para a temporada 2026.

Em seu currículo, Rodrigo conta com três acessos à Série A com Criciúma (2012), Paraná (2018) e Coritiba (2019), além de passagens por clubes como Goiás, Bahia, ABC, Ceará, Cruzeiro e Vitória.

Seu último trabalho foi no Guarani, onde foi dispensado no fim de abril deste ano, com a equipe na zona do rebaixamento da Série C do Brasileiro.

No radar de Pastana e do clube, dois nomes pintam como favoritos para assumir o cargo de treinador.

Hélio dos Anjos, do Náutico, desejo antigo do torcedor, e Júnior Rocha, atualmente no Caxias, ambos disputando o quadrangular do acesso na Série C, e fora da zona de classificação em seus grupos, são os atuais nomes mais cotados, e devem ter negociações abertas em duas semanas, após o fim da terceira divisão.

Voz da Torcida

Hospital Edson Ramalho realiza ação de saúde e beneficia 30 pacientes com cirurgias de vasectomia

0

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, neste domingo (28), uma ação com cirurgias de vasectomia que beneficiou 30 pacientes.

A iniciativa faz parte do serviço de Planejamento Familiar da unidade, ofertado por meio do Programa Opera Paraíba, que também oferece cirurgias de laqueadura e inserção de DIU. Para participar, os pacientes passaram por entrevistas com a equipe multiprofissional, exames e uma palestra com os médicos responsáveis.

O planejamento familiar é um direito garantido pela Lei nº 9.263/1996, que regulamenta o acesso a métodos de concepção e contracepção no Brasil.

O urologista Rafael Arruda destacou: “Nosso objetivo é oferecer um atendimento seguro, com informação de qualidade e acolhimento, para que o paciente possa tomar uma decisão consciente sobre seu futuro reprodutivo”.

Entre os pacientes beneficiados, a sensação foi de tranquilidade e gratidão. Carlos Soares, 40 anos, casado e pai de quatro filhos avaliou a iniciativa. “Eu já pensava em fazer esse procedimento há algum tempo. Aqui no hospital encontrei toda orientação, apoio e segurança para dar esse passo importante na minha vida”.

Com ações como esta, o Hospital Edson Ramalho reafirma o compromisso em garantir direitos, saúde e qualidade de vida para a população.

Faculdade Cidade Viva realiza “I Seminário Internacional de Espiritualidade & Saúde Integral”

0

Como a fé pode ajudar no enfrentamento e na prevenção de doenças, na redução da depressão e no bem-estar geral? Uma das maiores autoridades mundiais no campo da espiritualidade e a sua influência sobre a saúde, o Dr. Harold G. Koenig, vai ministrar na Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), em João Pessoa, nos dias 3 e 4 de outubro, no “I Seminário Internacional de Espiritualidade & Saúde Integral”, que acontece no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube.

O seminário internacional, que será totalmente gratuito, inclui dois eventos: uma palestra com o Dr. Harold G. Koenig, na sexta-feira, 3 de outubro, às 19h30, intitulada de “Esperança em Tempos de Caos” para o público geral; e um minicurso: “Métodos de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”, no sábado, 4 de outubro, das 9h às 12h e 14h às 17h, voltado para profissionais de saúde, terapeutas, pesquisadores e aconselhadores interessados em métodos de pesquisa na relação entre espiritualidade e saúde integral.

 

 

COMO SE INSCREVER – Para participar tanto presencial, com vagas limitadas, como da transmissão do online, com direito a certificado, os interessados precisarão se inscrever, de forma gratuita, por meio do link https://abre.ai/nD4S

SEMINÁRIO SERÁ UM MARCO – Para o presidente do Sistema Cidade Viva, Sérgio Queiroz, a realização do “I Seminário Internacional de Espiritualidade & Saúde Integral” será “um marco” não apenas para João Pessoa, mas para a Paraíba, para o Nordeste e porque não dizer para o Brasil.

ESTUDO PROFUNDO HÁ DÉCADAS – “Teremos a presença da maior voz e da maior autoridade no mundo no campo da relação espiritualidade, religião e saúde, o doutor Harold Koenig, que estuda há décadas e de maneira profunda os efeitos de práticas religiosas, de fé, e de virtudes sobre a saúde pessoal, mental, física e também nos relacionamentos. Mais que ministrar uma palestra e minicurso, esse psiquiatra vai trazer os estudos científicos mais recentes e as descobertas da ciência sobre a relação teologia-religião versus saúde”, frisou.

FICV VAI CRIAR CENTRO HAROLD KOENIG – Sérgio Queiroz informou que, durante o seminário, haverá uma homenagem ao doutor Harold Koenig com a criação do Centro Harold Koenig, de Teologia e Saúde. “Será um centro ligado à Faculdade Internacional Cidade Viva, que levará o seu nome e terá como objetivo de pesquisa, o ensino, projetos de extensão nessa área, trazendo para a sua composição, profissionais das mais diversas áreas em busca realmente da saúde integral do ser humano” e acrescentou:

“A vinda do doutor Harold Koenig abre uma linha de pesquisa científica relevante e inovadora via Faculdade Cidade Viva. Daremos o pontapé inicial para uma série de outras iniciativas voltadas ao alcance da saúde integral. Na relação com Deus, teológica, portanto, do corpo, da alma, da saúde e no sentido das relações sociais, e também a saúde do ser humano na sua relação com o meio ambiente. Enfim, o seminário será uma ótima oportunidade para as pessoas participarem, presencialmente, dentro das vagas que ainda restam, mas também em participar online, a partir do canal do YouTube, com participações de pessoas de vários países”, apontou.

LANÇAMENTO DA PÓS EM PSICOTEOLOGIA – Durante o seminário, haverá ainda o lançamento oficial da Pós-Graduação em Psicoteologia da FICV, que é uma pós inédita no Brasil, unindo fundamentos teológicos e psicológicos para compreensão integral do ser humano.

QUEM É HAROLD G. KOENIG – O Dr. Harold G. Koenig, uma das maiores autoridades mundiais no campo da espiritualidade e a sua influência sobre a saúde, é psiquiatra, professor, escritor e pesquisador renomado por seu extenso estudo científico e de publicações sobre a conexão entre religião, espiritualidade e saúde. Atualmente, é o diretor do Centro para Espiritualidade, Teologia e Saúde da Duke University Medical Center, no Estado da Carolina do Norte. Koenig já publicou mais de 500 artigos científicos em revistas especializadas e mais de 50 livros. Um dos mais conhecidos no Brasil é “Medicina, Religião e Saúde”, que explora a importância das emoções e da espiritualidade no processo de cura. Em 2012, Koenig recebeu o prêmio Oskar Pfister pela Associação Americana de Psiquiatria.

SOBRE FICV – Aberta em janeiro de 2018, a Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), localizada no bairro Aeroclube em João Pessoa, oferece os cursos de Bacharelado em Teologia (presencial e em EAD) e de Direito, além de diversos cursos de pós-graduação/especialização. A FICV, que tem na cosmovisão bíblica a base da sua visão, possui professores com mestrado e doutorado em seus quadros e de professores internacionais convidados e uma revista acadêmica denominada de Summae Sapientiae, de publicação semestral, e uma biblioteca atualizada. Mais informações dos cursos e da faculdade no portal da instituição https://ficv.edu.br/

SERVIÇO

“I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESPIRITUALIDADE & SAÚDE INTEGRAL”

DIAS: 3 e 4 de outubro

LOCAL: Centro de Convenções Cidade Viva

REALIZAÇÃO: Faculdade Internacional Cidade Viva

ONDE SE INSCREVER: https://abre.ai/nD4S

EVENTO: Gratuito