29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueCagepa garante Paraíba como líder da eficiência hídrica do Nordeste, aponta Instituto...

Cagepa garante Paraíba como líder da eficiência hídrica do Nordeste, aponta Instituto Trata Brasil

Por mais um ano, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) garantiu à Paraíba o posto de estado do Nordeste mais eficiente na distribuição de água. A informação é do “Estudo de Perdas de Água 2025”, publicado esta semana pelo Instituto Trata Brasil.

Além da liderança regional, a Paraíba também aparece no ranking dos 10 estados que menos desperdiçam água no país, com índices bem abaixo das médias nacional e regional. Na lista dos estados com menos perdas por ligação, a Paraíba ficou em quarto lugar, com perdas de 251 litros/dia. Nesse caso, a média do Brasil é de 348 litros/dia e a do Nordeste de 371 litros/dia. Já no ranking dos estados com menos perdas por distribuição, a Paraíba aparece na nona posição, com índice de 37,53%, marca inferior aos 40,31% da média nacional e aos 46,25% do Nordeste.

Excelência – A cidade de Campina Grande também foi destaque no quadro dos municípios com padrões de excelência, conforme norma estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Entre as cidades nordestinas, a Rainha da Borborema é a mais eficiente no controle das perdas por ligação, com média de 131,35 litros/dia. Nas perdas por distribuição, o índice é 24,54%, o que lhe garante a segunda posição na Região, atrás apenas de Teresina (PI), com 24,20%.

O bom desempenho se repete em João Pessoa, que se destaca como a segunda capital mais eficiente do Nordeste e a terceira do Brasil. Os indicadores da capital paraibana – 34,93% de perdas por distribuição e 306 litros/dia de perdas por ligação – são superados apenas por Teresina (PI) e Goiânia (GO), as únicas capitais a atingir o padrão de excelência do MDR.

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, os resultados do estudo refletem o trabalho que tem sido desenvolvido pela Companhia nos últimos anos, com foco na modernização de processos, automação de sistemas e fiscalização de desvios e fraudes.

“Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os serviços para garantir o atendimento de qualidade à população e manter a Paraíba como referência nacional na gestão da água. Os índices de Campina Grande, por exemplo, demonstram que nós temos condições de alcançar e superar a meta de excelência. Seguimos com o compromisso de levar essa mesma eficiência para todo o estado, garantindo que cada litro de água tratada chegue aos paraibanos e paraibanas sem desperdício e com a devida responsabilidade”, afirmou.

Perda de água – O “Estudo de Perdas de Água 2025” do Instituto Trata Brasil oferece um panorama dos desafios para melhorar a eficiência do saneamento básico no Brasil, com foco na análise das perdas de água. Para isso, utiliza informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa).

O índice de perdas por ligação calcula, em média, quantos litros de água são perdidos diariamente para cada cliente conectado à rede. Já o índice de perdas na distribuição mede a diferença entre a água que é produzida e a que é de fato consumida. Isso inclui o desperdício que acontece, por exemplo, por vazamentos, hidrômetros quebrados ou ligações clandestinas.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas