A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 91.402 doses da vacina antirrábica em cães e gatos no último sábado (27), ‘Dia D’ da campanha contra a raiva animal. Do total de animais, da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) vacinou 33.287 felinos e 58.115 caninos.



Apesar do Dia D realizado no último sábado, a campanha segue acontecendo até o dia 30 deste mês (terça-feira) e os tutores ainda podem levar seus pets para serem vacinados. A vacina está disponível das 8h30 às 12h e das 13h às 17h no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, no bairro dos Bancários.
“Para ser vacinado, o animal deve ser saudável e ter pelo menos três meses de vida. O tutor deve levar a carteira de vacinação do seu animal, mas caso não tenha, será entregue o comprovante de imunização no ato da vacina. Lembrando que as fêmeas gestantes não podem ser vacinadas”, explica a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Pollyana Dantas.
Pollyana destaca ainda que a vacinação é gratuita e os tutores dos animais não devem deixar de vacinar seus animais. “A vacina contra a raiva animal é a principal forma de prevenção contra a raiva e também evita os riscos de transmissão para seres humanos, pois é uma doença sem cura e que pode levar à morte”, destaca.
Doença – A raiva animal é uma doença viral contagiosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordidas, arranhões ou lambidas. Os animais infectados podem apresentar mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, levando à morte.
A prevenção da raiva animal baseia-se na vacinação anual de cães e gatos e na busca por atendimento imediato após qualquer contato com animal suspeito, lavando a ferida com água e sabão e procurando imediatamente um serviço de saúde.