O encerramento da Expotec 2025, nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, foi marcado pelo anúncio das equipes vencedoras do Hackathon – Oceano Digital, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Programa Estratégico de Estruturas Marinhas da Paraíba (Preamar-PB). Ao todo, R$ 75 mil foram destinados em apoio financeiro às equipes vencedoras, que também terão acesso a um programa de capacitação e pré-incubação no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.
Durante três dias de maratona tecnológica, que somaram 24 horas ao todo, 22 equipes de estudantes universitários de instituições públicas e privadas desenvolveram soluções criativas voltadas à reconexão da sociedade com os ecossistemas marinhos, refletindo o tema da 11ª edição da Expotec: “Tecnologias Emergentes: Caminhos para o desenvolvimento com a soberania digital”.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, destacou a importância do hackathon por promover a reflexão sobre o uso sustentável dos ecossistemas marinhos. “A temática do oceano digital é fundamental porque nos faz refletir sobre a convivência com esse ecossistema que está presente no nosso dia a dia, mas muitas vezes é esquecido. É preciso pensar em preservação, mas também em como gerar soluções sustentáveis, econômicas e turísticas. Iniciativas como o hackathon são importantes porque unem a academia, o terceiro setor e as comunidades para transformar ideias em projetos reais. Nosso compromisso é seguir apoiando esses jovens, e o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação estará aberto para receber e impulsionar essas iniciativas”, afirmou
Ao final da competição, as equipes Virt-o, em 1º lugar; DataMar; em 2º lugar, MangueBytes, Gabriela Porto; receberam um fomento financeiro no valor de R$ 25 mil cada, além do ingresso em um programa de capacitação e pré-incubação oferecido pelo Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.
Entre os vencedores, a equipe Virtu-o conquistou o primeiro lugar com a proposta de criação de plataformas virtuais em 360 graus que conectam educação ambiental, ecoturismo e economia sustentável. O estudante de sistemas de dados do IFPB, Samuel Merson Neves, é um dos integrantes da equipe e comentou sobre o processo criativo e de construção do resultado.
“Criamos esse serviço onde a gente constrói espaços virtuais interativos para qualquer celular, qualquer dispositivo com internet, sem necessidade de baixar aplicativo. E nela a gente pode inserir informações, pode inserir vídeos, narrações, sons ambientes, tudo que a gente quiser colocar lá dentro, seja para ecoturismo, seja para educação ambiental ou seja para fomentar o turismo ou o setor de hotelaria e gastronomia para as empresas parceiras”, disse.
A gestora de projetos da Secties, Elis Regina, foi uma das avaliadoras da banca e comentou que o hackathon tem papel educacional, formativo e de estímulo à inovação empreendedora entre os jovens universitários da Paraíba. “A Secretaria proporciona, junto a parceiros, a oportunidade desses alunos vivenciarem uma experiência onde a ideia deles pode se transformar em projeto. Eles são orientados, mentoreados e passam a entender que podem empreender, que podem criar uma solução, um negócio a partir de uma ideia. Isso é fomento à inovação”, explicou.
A banca avaliadora da maratona também contou com a participação de Brenda Guedes, gerente de projetos da incubadora do PTHI; Emerson Jeronimo, professor do IFPB; Layse Sobreira, coordenadora de empreendedorismo e inovação da Fapesq e Marcela Teixeira, pesquisadora do Preamar.
Além dos recursos financeiros, as equipes vencedoras receberão acompanhamento técnico e participarão de um processo de pré-incubação, com capacitações voltadas à modelagem de negócios, validação de mercado e desenvolvimento de MVPs (produtos mínimos viáveis). A metodologia do hackathon envolveu etapas de ideação, prototipação e apresentação final dos projetos, com suporte de mentores especializados nas áreas de tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo.
Além do hackathon, a Secties esteve presente na Expotec com ações como a Mostra de Robótica, a exposição Expor Biomas, e o estande interativo do programa Game Dev Quest, com oficinas e experiências em desenvolvimento de jogos. Também apoiou o 6º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF), promovido pelo IFPB.
Painel “Cenário Paraíba: Novas Perspectivas” – Dentro da programação da Expotec, também foi realizado o painel “Ciência, Inovação e Sustentabilidade: políticas públicas para o futuro”, com a participação do secretário Claudio Furtado. Durante o encontro, o gestor destacou iniciativas estratégicas do Governo da Paraíba, como o Sistema de Informação e Difusão Tecnológica (SIDTEC), que mapeia e monitora indicadores de ciência, tecnologia e inovação no estado; além de ações voltadas à transição energética, com foco em fontes renováveis, e aos impactos das mudanças climáticas. Claudio enfatizou que a construção de políticas públicas baseadas em dados e ciência é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável e preparar o estado para os desafios das próximas décadas.