28.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2Quaest: Cícero Lucena vence em todos os cenários na disputa para prefeito...

Quaest: Cícero Lucena vence em todos os cenários na disputa para prefeito da Capital; veja

A Quaest Consultoria e Pesquisa divulgou nesta terça-feira (27) a primeira pesquisa para aferir as intenções de voto na disputa eleitoral de João Pessoa deste ano. Os números foram exibidos pelo JPB2, da TV Cabo Branco, contratante da sondagem. Eles mostram uma ‘fotografia’ do momento de largada da corrida eleitoral.

O levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 deste mês, antes do início do guia eleitoral no Rádio e na Televisão.

De acordo com a pesquisa estimulada, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), candidato à reeleição, lidera em termos de intenções de voto. Ele é citado como tendo a preferência de 53% dos eleitores consultados pelo instituto.

Depois dele aparece o ex-prefeito e candidato do PT, Luciano Cartaxo. Conforme os números, Cartaxo tem 12% das intenções de voto. Colado em Cartaxo está o candidato e deputado federal Ruy Carneiro (Podemos). Segundo o levantamento, Ruy tem 11%.

Em seguida, conforme a sondagem, está o candidato do PL, o ex-ministro Marcelo Queiroga. De acordo com a Quaest, o candidato do PL tem 7% das intenções de voto.

 Em pesquisa Quaest, Cícero tem 53%; Cartaxo, Ruy e Queiroga estão empatados tecnicamente
Estimulada

Os três, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados – conforme a Quaest.

A pesquisa ainda quis saber as intenção de voto dos candidatos Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP), mas os dois não pontuaram. Na pesquisa estimulada, 9% dos eleitores de João Pessoa se declararam indecisos e 8% afirmaram que irão votar em branco, nulo ou não irão votar.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea (quando não há lista definida), o prefeito Cícero Lucena também lidera as intenções de voto, com citação por 29% dos eleitores consultados pelo instituto. Ele vem seguido por Ruy Carneiro e Marcelo Queiroga com 4% das intenções de voto, cada. O ex-prefeito Luciano Cartaxo aparece com 3%.
Na consulta espontânea, o instituto registrou 57% de indecisos. Os eleitores que declararam votar em branco ou nulo somam 3%.

Rejeição

O ex-prefeito Luciano Cartaxo teve 49% de rejeição entre os entrevistados na pesquisa, seguido de Ruy Carneiro (44%), Marcelo Queiroga (31%) e Cícero Lucena (25%).
Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP) apresentaram rejeições de 16% e 14%, respectivamente.

Gestão aprovada

A pesquisa da TV Cabo Branco/Globo também aponta que 62% dos eleitores de João Pessoa avaliam o governo do atual prefeito Cícero Lucena positivamente e 12% como negativo. Outros 24% avaliam a gestão como regular e 2% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

A consulta contratada pelo grupo Globo/TV Cabo Branco, realizada pela Quaest Consultoria e Pesquisa, está registrada sob o número PB-08301/2024, quando foram entrevistados 852 eleitores, entre os dias 24 e 26 de agosto. O nível de confiança das estimativas é de 95% e a margem de erro máxima prevista é de cerca de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-08301/2024.

 

Jornal da Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas