A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de João Pessoa e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) finalizaram nesta quinta-feira (11) a manutenção nos sete aparelhos de pluviômetros automáticos, que informam quantidade de chuvas.
“Nossa gestão se preocupou em trazer essa manutenção para esses equipamentos, pensando sempre em oferecer mais segurança para a população. Os nossos parelhos estão localizados em locais distintos, justamente para oferecer maior cobertura da cidade, nos dando os números e, a partir disso, a gente informar a sociedade”, disse o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.
A ação visa garantir o serviço de informação de chuvas, buscando a maior eficiência e evitar problemas técnicos, principalmente no período de chuvas. “Esse trabalho tem como finalidade aperfeiçoar a eficiência e qualidade de informação em tempo real das precipitações. Por meio disso, a Defesa Civil pode planejar as ações de assistência às áreas de risco de nossa cidade”, comentou o diretor de minimização de desastres da Compdec, Alberto Sabino.
A atividade teve o acompanhamento de técnicos da Defesa Civil e visitou os prédios públicos da cidade em que os equipamentos estão instalados. Essa é uma manutenção periódica, e a última revisão ocorreu em 2018.
Os aparelhos estão localizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Pereira da Nóbrega, no bairro do Cristo Redentor; Nas Unidades Básica de Saúde da Família (USF) do bairro do Grotão, Manaíra e Cuiá; Na Estação Cabo Branco, localizada no Altiplano; Na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, em Tambauzinho e no Paço Municipal, no Centro.
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para informar a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) durante um determinado tempo e local. A partir da quantidade de chuva recolhida, é calculado o índice pluviométrico, medido em milímetros, que é a somatória da precipitação em um determinado local durante um período de tempo estabelecido.
Disk Defesa Civil – Em casos de emergência, basta acionar a Compdec pelo 0800-285-9020.