26.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaManual básico sobre o corona para desavisados, teimosos ou ignorante - no...

Manual básico sobre o corona para desavisados, teimosos ou ignorante – no texto de Marcos Thomaz

Vou tentar ser bem didático (ainda mantenho esta teimosia de acreditar na rapaziada): -Como todos sabem não há vacina, ou antiviral para o Coronavírus. Ainda nem existe previsão… -O Covid-19 é menos letal que outros vírus, mas com muito mais capacidade transmissora. Tem mais tempo de vida e incubação, o que eleva exponencialmente o risco de contágio. -E é exatamente dessa capacidade de se disseminar que reside o risco principal, já que, o mais perigoso sintoma é respiratório e, uma vez, espalhado, os leitos de UTI estarão superlotados e, casos que seriam tratáveis, serão letais.
 
-Por outro lado, apesar da baixa letalidade, é inverídica a afirmação de que ele mata apenas idosos. As pessoas acima dos 60 anos de idade são as principais vítimas fatais, mas em todo o mundo muitos jovens morreram, inclusive atletas…
 
-Vi muitas críticas a outras atividades que permanecem abertas. Saúde, segurança, assim como farmácia, alimentação, supermercado etc são serviços básicos essenciais. É da natureza de cada funcionar, mesmo em excepcionalidades como agora. -Defender o retorno de jovens ao trabalho e de crianças a escola é expor estes e os familiares vulneráveis destes, visto que circularão e retornarão para casa potencialmente transmitindo o vírus a idosos, gestantes, suscetíveis em geral. –A OMS, maior referência em saúde do mundo recomenda o isolamento social como melhor método de combate ao vírus.Estudo de uma instituição inglesa revela que sem o isolamento, número de vítimas pelo coronavírus pode ultrapassar a marca de 1 milhão de pessoas. Com o modelo atual podemos ficar abaixo das 50 mil fatalidades.
-A mesma pesquisa alerta para situações que podem ampliar a pandemia no Brasil, como as dificuldades de moradia e péssimas condições sanitárias da maioria da população.
Conclusão básica: O isolamento é para reduzir drasticamente e até o limite a circulação de pessoas. Assim minimiza-se naturalmente a quantidade de infectados, podendo dar cobertura na rede pública de saúde a todos os eventuais doentes. Sem este controle o índice de mortes aumentará em progressão geométrica. Já imaginou o que representa milhares de pessoas morrendo sem ar, por falta de atendimento? Assim tem sido na Itália e seria ainda pior aqui. Observação Fato é que, por alguma providência, fomos “privilegiados” por termos como referência, infelizmente, os erros cometidos em países como Itália, Espanha etc. Se, o Brasil fosse a segunda porta do corinavírus, como o foi o país italiano, presenciaríamos uma dizimação aqui, visto que mesmo com esta referência explícita ainda titubeamos em vários pontos e, além da indisciplina cultural (o tal jeitinho brasileiro), cultivamos em.tempos modernos o apreço pela ignorância, que criou a negação oficial da ciência). Vejamos: 1- O presidente trabalha diuturnamente contra a prevenção, lança e paga 5 milhões com recursos públicos por uma ultrajante campanha contra o isolamento e, em plenno domingo, contraria as recomendações do próprio Ministério que dirige??? e vai ao comércio brasiliense encontrar populares.
. 2- O povo faz carreata pelo fim do isolamento e “a boca pequena” parte da população se manifesta favorável a teoria estapafúrdia! A alegação básica é a sobrevivência econômica de negócios e consequentemente das pessoas. Ora, despendam esta energia inócua de protestar contra o vírus (hã???), para exigirem do governo federal um plano econômico de socorro a população Brasileira, como absolutamente todos os países estão fazendo (Reino Unido -80% dos salários pagos pelo governo; Portugal -2.400 reais a cada cidadão; EUA – 1.200 dólares a cada cidadão). O que não dá é para levar o povo ao genocídio! Renda mínima ao povo, senhor presidente! Mas isso é assunto para a próxima coluna!
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas