28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMedidas preventivas da Prefeitura de João Pessoa seguem exemplo de cidades que...

Medidas preventivas da Prefeitura de João Pessoa seguem exemplo de cidades que reduziram impacto do coronavírus no mundo

Criação de um Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados com relação ao coronavírus, lojas (serviços não essenciais) e escolas fechadas, suspensão das viagens de ônibus e de eventos culturais ou esportivos, higienização de mercados públicos, capacitação dos profissionais de saúde, atendimento online e telefônico para evitar a ida desnecessária da população aos hospitais. Essas foram algumas medidas decretadas pelo prefeito Luciano Cartaxo para evitar a disseminação da covid-19 na capital paraibana e que seguem o exemplo de cidades que já conseguiram reduzir o impacto do coronavírus.

É o caso da província chinesa de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan (epicentro de covid-19 na China). Lá, a quarentena foi iniciada no dia 23 de janeiro. Até esta sexta-feira (27 de março), mais de 60 mil pessoas infectadas com o novo coronavírus já conseguiram se recuperar e os números de novos casos diminuem a cada dia. Autoridades chinesas exaltam as medidas, como o isolamento de mais de 55 milhões de pessoas e os investimentos na área da saúde, como os principais fatores. Inclusive, alguns serviços, como as viagens de trens, já foram retomados.

Outra cidade que conseguiu reduzir o número de novos casos de coronavírus e manter uma taxa de mortalidade relativamente baixa foi Seul, capital da Coreia do Sul. As autoridades lançaram uma campanha de ‘distanciamento social’, pedindo às pessoas que ficassem em casa, evitassem grandes aglomerações e reduzissem contatos. Muitos eventos esportivos e culturais foram cancelados, conforme solicitado pelo governo.

Medidas de isolamento social também foram adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) desde o dia 13 de março, quando a Paraíba ainda não tinha nenhum caso confirmado de coronavírus. Entre as medidas, já estavam a intensificação de ações de capacitação junto aos profissionais da saúde que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e rede hospitalar, e estender também para os profissionais que atuam nas escolas e creches da rede municipal de ensino, como professores, cuidadores e direção.

No dia 14 de março, o prefeito Luciano Cartaxo já suspendeu audiências regionais do Orçamento Participativo, atendimentos no Instituto de Previdência Municipal, corridas de rua e eventos culturais para evitar aglomerações. Também foram suspensos seminários, conferências, a Semana Municipal de Transparência Pública e todos os eventos dos espaços públicos mantidos pela PMJP.

Já no domingo (15 de março), o prefeito Luciano Cartaxo editou decreto com determinações para prevenção ao coronavírus e criou a Central de Orientações com médicos por telefone (3218-9214). Entre as novas determinações, estavam a suspensão de férias aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde até 15 de maio, o reforço nas medidas de higienização e disponibilização de álcool gel 70% em locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shoppings centers e comércio em geral.

Na segunda-feira (16), o prefeito reuniu diretores dos hospitais públicos, privados, filantrópicos e das UPAs para discutir o protocolo de atendimento em casos de coronavírus. Dentre as novas medidas adotadas, estavam a suspensão do internato de estudantes, racionalizar as visitas hospitalares e as consultas ambulatoriais dos hospitais, suspender as cirurgias eletivas e reservar o isolamento para casos considerados graves de covid-19.

Ainda sem nenhum caso confirmado da doença em João Pessoa, na terça-feira (17), Luciano Cartaxo anunciou a suspensão das aulas em escolas e creches até o dia 18 de abril, fechou novos espaços públicos municipais e modificou o expediente de servidores como prevenção ao novo coronavírus. Ainda no mesmo dia, a PMJP garantiu a refeição diária para 23 mil alunos atendidos nas escolas e creches durante o período de suspensão das atividades. Essa iniciativa foi destaque na mídia nacional.

Em 18 de março, dia em que a Paraíba teve o primeiro caso confirmado do coronavírus, o prefeito reforçou a Atenção Básica de saúde entregando a 36ª Unidade de Saúde da Família construída ou reformada pela gestão. Já no dia 19, Luciano Cartaxo determinou o fechamento de shoppings, a redução no horário de funcionamento do comércio, iniciou distribuição de marmitas nos Restaurantes Populares e destinou R$ 600 mil para instituições de acolhimento de idosos.

No dia seguinte (20), o prefeito de João Pessoa anunciou a suspensão das atividades do transporte coletivo e o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Clubes sociais, salões de beleza, clínicas de estética, casas noturnas, de festas ou de espetáculos também deixaram de funcionar.

No dia 21 de março, Luciano Cartaxo usou as redes sociais para pedir para a população para ficar em casa e suspendeu atendimento ao público na Prefeitura de João Pessoa a partir da segunda (23). Todas as secretarias mantêm o funcionamento online (joaopessoa.pb.gov.br). Também no sábado, profissionais de saúde da Capital começaram a utilizar as linhas de ônibus especiais para chegar aos locais de trabalho. A iniciativa foi destaque nacional.

No domingo (22), Luciano Cartaxo editou novo decreto e anunciou que vai reabrir dois hospitais para o combate ao novo coronavírus em João Pessoa (o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, em Tambiá, e o antigo Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio). No mesmo dia, o prefeito participou de videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião, o prefeito solicitou a estruturação de um cronograma de distribuição e chegada de respiradores, monitores e novos equipamentos de proteção individual (EPI), para possibilitar a abertura de novos leitos, sobretudo de UTI.

Já na segunda-feira (23), a Prefeitura iniciou a entrega de kits de higienização para os usuários do Centro Pop, voltado ao apoio à população em situação de rua. A PMJP ainda assegurou 367 leitos hospitalares no combate à covid-19, com a abertura dos dois hospitais, a contratação de 100 profissionais da saúde e a criação de uma Central de Doações para moradores de rua e idosos em abrigos.

Na terça-feira (24), a PMJP iniciou a higienização dos mercados públicos e espaços destinados à realização de feiras na cidade. E nesta sexta-feira (27), o prefeito se reuniu com representantes da Fecomércio-PB e anunciou que os profissionais de saúde de João Pessoa terão acesso a 50 vagas em hotel para poder retornar a um lugar seguro sem oferecer risco aos familiares. Os trabalhadores na linha de frente no combate ao novo coronavírus terão acesso ao quarto e ao café da manhã no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas