26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baSecretaria de Saúde de João Pessoa orienta o que fazer caso você...

Secretaria de Saúde de João Pessoa orienta o que fazer caso você esteja com sintomas da Covid-19

Febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar. Estes são os principais sintomas do Coronavírus (Covid-19) conhecidos até o momento. Os indícios são praticamente os mesmos de doenças já conhecidas, como gripe e alergia. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa orienta sobre o que fazer caso você esteja com esses sintomas. A primeira medida a ser feita é ligar para a Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus, no telefone 3218-9214.

“Primeiramente, precisamos que a população fique calma. Não se desespere e se dirija aos nossos hospitais e UPAs imediatamente. A orientação desses primeiros sintomas é ficar em casa e evitar ambientes com aglomerações. Em seguida, a pessoa deve ligar para o número 3218-9214, no qual médicos e enfermeiros estão de plantão para orientar e prestar esclarecimentos à população. Se os sintomas se agravarem, principalmente a insuficiência respiratória, a pessoa deve ligar para o Samu (192) ou se dirigir à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros.

O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, também ressalta sobre os perigos da automedicação. “Podemos dizer que medidas caseiras como o consumo de chás ou a hidratação, por exemplo, não têm tanta repercussão no quadro clínico da doença. O receio é com medicamentos, que podem não ser os indicados. Afinal, nenhuma das pesquisas ainda foi concluída. Logo, não há um conhecimento pleno sobre sua eficácia e nem sobre os possíveis efeitos colaterais. E esse alerta serve, principalmente, para os idosos”, disse.

“Caso haja necessidade do alívio da febre, o Ministério da Saúde indica o paracetamol. A não utilização do ibuprofeno é por precaução até que estudos mais consistentes sejam finalizados. Mas lembrem-se: a automedicação poderá intensificar a gravidade de enfermidades presentes, bem como, mascarar sintomas de outras doenças”, complementou Daniel Batista.

Cuidados – Saiba quais os principais cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus. Entre as medidas estão:
– Ficar em casa;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas