Cartaxo reúne Núcleo de Prevenção e mobiliza Prefeitura de João Pessoa para trabalho preventivo ao coronavírus; assista

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, no início da noite desta sexta-feira (13), com o Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados em relação ao Coronavírus, no gabinete do Centro Administrativo Municipal, para intensificar as estratégias de prevenção ao Covid-19. Ele estabeleceu medidas a serem adotadas no âmbito das repartições municipais, escolas e creches, unidades de saúde, como os hospitais, USFs e UPAs e ainda no trade turístico.

Reunido com as secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Turismo, Administração, Instituto da Previdência Municipal e Desenvolvimento Social, e integrantes da Vigilância em Saúde, o prefeito Luciano Cartaxo, destacou a importância do Núcleo para intensificar a adoção de medidas preventivas, como também para dar respostas rápidas à população em respeito à pandemia que já está presente em 123 países e territórios e que, agora, começou a ser transmitida também no Brasil, mas sem casos confirmados em João Pessoa e na Paraíba.

“Estamos nos antecipando à confirmação de casos na Capital para intensificar as medidas que contribuam para a prevenção e conscientização da população sobre gestos simples que podem ser adotados para contribuir com a diminuição da circulação do vírus, mas também para traçar as estratégias de atendimento e de cuidados com casos suspeitos, confirmações e quarentena”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O serviço de Vigilância em Saúde e o Samu municipais já estão monitorando todos os casos suspeitos, sendo que existe apenas um caso de internamento e, a partir de agora, o Núcleo, envolvendo as secretarias citadas, acompanhará permanentemente a evolução da situação e poderá, dependendo da necessidade, ser reforçado por integrantes de outras secretarias e setores.

Entre as medidas a serem adotadas estão a intensificação de ações de capacitação sobre as medidas de prevenção junto aos profissionais da saúde que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e rede hospitalar, e estender também para os profissionais que atuam nas escolas e creches da rede municipal de ensino, como professores, cuidadores e direção.

Também serão adotadas medidas administrativas no âmbito do município para evitar aglomerações com o objetivo de mitigar a possível propagação do vírus e realizar campanhas educativas em todas as repartições municipais para orientar os servidores, profissionais da Defesa Civil, equipes que atuam nos restaurantes populares e abrigos mantidos pela PMJP e trade turístico. Além disso, campanhas específicas terão foco na orientação aos idosos e cuidadores.

“Cada pessoa que tiver acesso às informações de como se prevenir, poderá ser um agente multiplicador e disseminar ainda mais as orientações. Por isso também realizaremos campanhas educativas nas redes sociais oficiais da Prefeitura”, explicou Luciano Cartaxo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.