25.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaCORONAVÍRUS PODE NÃO TE PEGAR MAS VAI PESAR NO SEU BOLSO!!! -...

CORONAVÍRUS PODE NÃO TE PEGAR MAS VAI PESAR NO SEU BOLSO!!! – Novo artigo de Marcos Thomaz

Bem além do principal, a vida humana, o Coronavírus demonstra muito mais potencial de devastação em outras esferas, como a economia, por exemplo.

Antes que me acusem de minimizar a vida, afirmo isso porque todos os especialistas e os números levantados até então, comprovam que a letalidade do vírus é INFINITAMENTE menor do que a sua capacidade de propagação!  E é exatamente nesta proliferação rápida que reside a ameaça ao cenário econômico!

A Bolsa de Valores despenca diariamente, mas aí é a economia volátil, mercado de ações, macroeconomia etc.

Sem nem entrar no oportunismo que a especulação financeira lança mão em episódios de temor global assim, ou nas próprias teorias de que epidemias mundiais desta natureza seriam crimes intencionais, o que importa, na prática, é que a Bolsa é algo mais distante do dia a dia da maioria das pessoas…

Também no esporte, por exemplo, um dos maiores vetores econômicos em escala global, o impacto já é real.

O alerta mundial já está deixando estádios sem torcida, rodadas e, ou campeonatos suspensos (Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul), equipe inteira em quarentena (Arsenal-ING) casos confirmados de coronavírus em jogadores, como na Juventus-ITA, por exemplo! Até a gigante franquia NBA está paralisada por tempo indeterminado. Para se ter uma idéia, o campeonato de basquetebol norteamericano não parou nem após a morte trágica de Kobe Briant, maior ídolo recente do esporte.

Questão de tempo para o cenário esportivo mundial ter a temporada 2020 completamente paralisada. Olímpiadas no meio do ano, na Ásia, é algo praticamente impossível de se viabilizar, apesar da aparente naturalidade que a organização tenta imprimir…

Aproximando ainda mais para a realidade diária das pessoas, a preocupação reside nos sinais de alerta e medidas drásticas que começam a ser tomadas por alguns países e devem ser replicadas mundialmente: a restrição, ou completa proibição de aglomeração de multidões, ou simples circulação de pessoas!

Em uma análise rápida, pensemos em atividades corriqueiras como ida a um show, cinema entre outros! Pois bem, todas estas manifestações estão seriamente comprometidas, a tomar como base o que está sendo aplicado nos países mais afetados!

Antes mesmo de qualquer determinação governamental, o adiamento do Lollapalloza (um dos maiores festivais de música do país) já é dado como certo!

Imagina esta tendência se replicando nos menores eventos, estes que acontecem semanalmente, as simples idas a apresentações menores em bares e restaurantes locais??? Olha o impacto direto nesta microeconomia!!??

Somando-se isso ao alarmismo comum da mídia e a tendência apocalíptica-hipocondríaca que permeia o ser humano, imagina o quanto isto vai influenciar em uma ação básica, como a antes rotineira ida ao comércio da esquina, salão de beleza, lanchonete por exemplo??

Além da nossa vulnerabilidade econômica natural que se arrasta há anos, sem perspectiva de melhoras, ver um vírus originário do outro lado do mundo asfixiar nossas já combalidas finanças é aterrador!

Com base na confirmação desta perspectiva, o consultor financeiro Flávio Uchôa prevê, que já neste próximo mês as empresas pessoenses, sentirão o “baque” nos seus balanços de receita, o que naturalmente se refletirá em uma menor circulação de dinheiro como um efeito cascata em toda a cadeia econômica local… e assim, confirmando-se esse panorama, teremos consequentemente uma escassez também de produtos e itens básicos, ou em outra dimensão um aumento abusivo deste material!

Bem, espero que alguma solução menos radical, seja o desenvolvimento de um medicamento, ou qualquer outra medida menos agressiva, que este colapso econômico que se anuncia, se viabilize em tempo curto!!

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas