27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAções melhoram atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa

Ações melhoram atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa

Com soluções caseiras, sem custos extras e bons remanejamentos, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu, em apenas dois meses de administração direta, realizar uma série de mudanças para melhorar o fluxo de atendimento no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Como por exemplo: ampliação dos leitos, transformação da Pediatria em Complexo Pediátrico, Unidades de Tratamentos Intensivos Clínicos e mais um posto de internação.

O diretor geral da instituição, Laercio Bragança, explicou que essas mudanças podem ser consideradas um marco na história do Hospital de Trauma. “Essas alterações internas contribuíram para ampliar leitos, oferecer mais recursos à assistência avançada, além de otimizar o fluxo de pacientes. Como por exemplo, a diminuição no tempo de permanência do usuário, que antes aguardavam até 30 dias para cirurgias. Tivemos idosos, que já entraram na instituição e receberam alta em 72 horas após a cirurgia”, ressaltou.

A partir de agora, a unidade de saúde possui duas Unidades de Terapias Intensivas Clínicas (UTIC I e II), que juntas somam-se 18 leitos de cuidados intensivos. A UTIC II conta com um leito voltado para cuidados de pacientes em isolamento, com sistema de exaustão, conforme preconizado com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC/Anvisa). Toda a equipe médica, de enfermagem e multiprofissional foi redimensionada para prestar melhor atendimento aos pacientes.

O complexo pediátrico do Hospital de Trauma é formado pela Observação Pediátrica, Enfermarias, UTI, consultório médico e uma brinquedoteca com vários recursos e profissionais qualificados, atualmente tem 22 leitos disponíveis. A UTI Pediátrica passou a ter três leitos de cuidados intensivos com estrutura de suporte à permanência dos familiares (como novas poltronas), a fim de agilizar o processo de recuperação dos pacientes infantis.

Gratidão e tranquilidade foram as palavras descritas pela dona de casa, Cecília Santos, que está com sua filha internada na instituição. “O lugar que minha filha mais gosta de estar é na brinquedoteca. Aqui no complexo pediátrico, ela vem recebendo um tratamento igual de um hospital particular. O difícil é esquecer os momentos dolorosos que passamos, mas essa equipe nos deixa bastante segura e esperançosa para voltarmos a nossa casa”, frisou.

Para dar mais celeridade à fila de cirurgias eletivas, a unidade hospitalar criou mais um posto de internação para pacientes que estão aguardando a realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos. Para isto, foram disponibilizados 16 novos leitos. A Área Vermelha se transformou na Sala de Choque, onde a vítima permanecerá por duas horas e as multiespecialidades deverão recomendar a melhor conduta para o paciente.

Já a Área Laranja foi subdivida em dois setores: Sala Laranja – Os pacientes procedentes da Sala de Choque com estado de saúde estável ou que precisem de perfil de UTI; e Sala Amarela – recebem vítimas regulares que aguardam vaga nas enfermarias.

A organização do fluxo da emergência do Hospital de Trauma foi realizada conforme o Protocolo de Manchester (um processo de classificação de pacientes implantado com pulseiras de identificação, que definem o grau de urgência).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas