23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMinistro concede habeas corpus para irmão de Ricardo Coutinho e outros três...

Ministro concede habeas corpus para irmão de Ricardo Coutinho e outros três envolvidos na Operação Calvário

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, por meio da concessão de um habeas corpus. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20). Outros quatro investigados também foram beneficiados pela medida.

Também tiveram habeas corpus concedidos para Vladimir dos Santos Neiva, Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas e Márcio Nogueira Vignoli, que foram presos em ainda em dezembro do ano passado e Hilário Ananias Queiroz Nogueira, detido no Rio de Janeiro.

Todos os investigados que tiveram habeas corpus concedidos ficam proibidos de manter contato com outros acusados, não podem se ausentar da comarca domiciliar sem autorização judicial e não devem exercer qualquer função pública na Paraíba.

Coriolano foi preso na sétima fase da Operação Calvário, chamada de Juízo Final, no dia 17 de dezembro de 2019. A ação investiga uma suposta organização criminosa suspeita de desvio de R$134,2 milhões de serviços de saúde e educação.

Ao todo, 17 pessoas tiveram mandados de prisão preventiva expedidos na mesma ocasião. Entre elas, estava o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que passou dois dias preso e também deixou a prisão por determinação de um ministro do STJ.

Para os ministros do STJ, Coriolano não tem mais como interferir nas investigações. Ele teve a liberdade negada anteriormente pelo próprio STJ. Na época, houve a análise do pedido de antecipação de tutela pela ministra e ele foi rejeitado. Na análise do habeas corpus, no entanto, a ministra mudou o entendimento inicial.

G1 Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas