32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­ba90% do lixo reciclado vem dos catadores e Famup lança projeto de...

90% do lixo reciclado vem dos catadores e Famup lança projeto de valorização em 27 municípios paraibanos

Cerca de 90% de todo o lixo reciclado no Brasil são coletado pelos catadores, é o que aponta dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Na Paraíba, em 60% dos locais em que são destinados os resíduos sólidos, há presença de catadores, que vêem no lixo uma oportunidade financeira e auxiliam de maneira eficaz na preservação do meio ambiente.

Visando a valorização dos catadores no mercado de trabalho e identificando a fonte de riqueza por meio do uso inteligente dos resíduos sólidos, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vai apresentar, na próxima segunda-feira (17), o projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’.

O projeto, que será realizado pela Famup, tem como pilares: educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis. Conforme o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, no Brasil, há aproximadamente 800 mil profissionais do tipo em atividade.

O ‘Reciclo’ – Despertado Municípios’ foi selecionado para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual. No total 27 municípios serão beneficiados com a iniciativa, que terá o envolvimento da sociedade, por meio da participação de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino da Paraíba. Também haverá profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social dos 27 municípios que vão aderir ao Reciclo.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas