29.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaRÁDIO TABAJARA- A história da Paraíba passa aqui; leia o novo artigo...

RÁDIO TABAJARA- A história da Paraíba passa aqui; leia o novo artigo de Marcos Thomaz

Este ano a Rádio Tabajara, a pioneira da Paraíba e umas das mais antigas do país, está completando 83 anos de história! A celebração, de fato, se deu no dia 25 de janeiro. Somam-se oito décadas de serviços prestados a cultura, esporte e jornalismo paraibano, a “santa trindade” a que a emissora se devota desde sua fundação, lá no distante ano de 1937…

Eu tenho o prazer de ser “um átomo” desta energia vital, força bruta que emana das ondas sonoras da Rádio Tabajara. Como amante do rádio e “operário” deste veículo desde o início da minha jornada profissional, contribuir com esta rica história, escrever algumas páginas neste legado indelével e poder participar diretamente da modernização da emissora é motivo de satisfação plena!

Vejamos o que vem por aí…

Embalada por esta rica história, a rádio de todos os paraibanos se aproxima do seu centenário esbanjando pujança e sendo vanguarda também nas novas tecnologias. Uma “jovem senhora” em pleno vigor e processo de transformação!  Preparada para, ainda neste ano de 2020, sair das ondas da AM para FM e de visual inteiramente novo se repaginar na Parahyba FM 103,9. O novo “batismo” assim como a trajetória da emissora remete a própria história do estado onde está localizada, a  origem, começo de tudo nestas terras.

Assim no mesmo espaço físico a radiofonia oficial da Paraíba terá duas emissoras FMs, a Tabajara e a Parahyba.

A primeira será a herdeira, continuadora do legado de notícias com jornalismo focado na prestação de serviços, utilidade pública e pluralidade de vozes e cobertura esportiva focada eminentemente no local.

Já a nova Parahyba FM exponenciará o trabalho histórico de propagação da música e cultura paraibanas. Um espaço exclusivamente para “exposição” da arte com predominância das manifestações locais e exibição dos sons que embalam nosso estado. Se hoje, aqui na “rádio de todos os paraibanos” se executa cerca de 50% de músicas locais, imagine isso espalhado por quase 24 horas de programação direta, sem programas jornalísticos?!  Um oásis para os artistas locais e um deleite para os ouvintes, que podem ter acesso a rica produção paraibana!

Mas, muito além do tradicional sinal sonoro da Tabajara, as mudanças e novidades se expandem pelas novas tendências tecnológicas. Boa parte dos programas já são gerados ao vivo via streaming (facebook, instagram, youtube etc).

E a maior das inovações está na implantação do podcast, novo fenômenos das novas tecnologias em rádio! A Tabajara já detêm o maior acervo de podcasts entre as emissoras da Paraíba e, recentemente iniciou um projeto de produção exclusiva para a ferramenta. Uma delas é a apresentação de bastidores de grandes matérias e séries.

Soma-se a isso tudo o conceito de “rádio viva”, foco da diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez.  A proposta é levar a rádio para grandes eventos, perto do público, anunciantes e grandes idéias. Como programas gerados em Exposição Tecnológica, Fórum de Segurança, Feira de Empreendedorismo e, claro, o “filho da casa”, Palco Tabajara, maior vetor de difusão da música autoral paraibana.

Ainda nesta proposta de se “espalhar” pelo estado, a Rádio Tabajara realiza o Festival de Música da Paraíba, uma grande iniciativa com 3 eliminatórias em cidades diferentes e centenas de artistas de todos os cantos do estado inscritos.

Para conhecer um pouco mais da história e conferir todas estas novidades em implantação, basta clicar nos links abaixos e ouvir a série de Cibelly Correia sobre a história da Rádio Tabajara:

https://open.spotify.com/episode/12PPeOJoeyyjTkJ3JNEN5W?si=69jGs0ptRuaKx0cmBmeHrQ

https://open.spotify.com/episode/3fscod3OEKEDVrl6rRLFGm?si=tly_tzIAQeGiI2GQ_e3HIg

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas