32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCentro de Especialidades Odontológicas garante assistência em saúde bucal 24h

Centro de Especialidades Odontológicas garante assistência em saúde bucal 24h

Uma urgência em saúde bucal pode acontecer a qualquer momento e para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante assistência bucal 24h no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro da Torre. O Centro está localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre, no antigo Lactário da Torre.

No CEO são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais.

Durante o dia, o CEO Torre realiza atendimentos especializados com encaminhamento das Unidades de Saúde da Família. “O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das Equipes de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelos atendimentos aos pacientes e pelos encaminhamentos dos casos mais complexos aos centros especializados” explica a diretora do CEO Torre, Verônica Navarro.

Tânia dos Santos levou a filha Júlia para atendimento no CEO Torre depois de encaminhada pela dentista de sua Unidade de Saúde de referência. “Minha filha está com problema no nascimento de alguns dentes e a dentista da unidade pediu que fizéssemos um raio-X para ela avaliar melhor a situação, e nos mandou para cá. Fiquei feliz em saber que temos esse serviço pelo SUS e ainda fomos muito bem atendidos e o resultado saiu praticamente na hora”, contou a dona de casa.

Além do CEO Torre, a rede municipal de saúde também oferta atendimentos especializados em saúde bucal nos CEOs Jaguaribe, Mangabeira e Cristo.  Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas organizações sociais que atuam no segmento da assistência psicossocial.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o Município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas