25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baDiretoria da Famup realiza balanço de gestão e elabora ações municipalistas para...

Diretoria da Famup realiza balanço de gestão e elabora ações municipalistas para o ano

A diretoria da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realizou, nesta sexta-feira (17), uma reunião da diretoria para avaliar as ações executadas em 2019 e elaborar estratégias que serão colocadas em prática este ano, principalmente no que diz respeito ao 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a cessão onerosa, aos royalties, revisão da Tabela SUS e a derrubada do veto ao projeto de Lei 4.489/2019 que estabelece como “técnico e singular” os serviços de advogados e contadores. Outro tema abordado foi a participação dos gestores paraibanos na XXIII Marcha Em Defesa dos Municípios, que será realizado de 25 a 28 de maio.

“Reunimos nossa diretoria para apresentar as ações realizadas pela Famup em 2019 e pedir o apoio de todos para as novas lutas que vamos travar esse ano, sempre por um municipalismo mais forte. Aproveitamos ainda para agradecer a união e apoio de todos e pedir que estejamos novamente unidos, pois só conseguiremos vencer nas nossas causas se estivermos juntos”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Participaram da reunião os prefeitos Roberto Baima (Bom Jesus), Guilherme Madruga (Cuitegi), Joyce Renally (Duas Estradas), Doutor Lúcio (Itabaiana), Allan Bastos (Pedra Branca), Alexandre Araújo (Santa Luzia), André Gomes (Boa Vista), Cláudia Lopes (Quixaba), Cláudio Chaves (Pocinhos) e o prefeito Sérgio Lima (Baía da Traição).

Os gestores aproveitaram o encontro para apresentar seus pontos de vista em relação à gestão e destacar temas que podem ser essenciais na agenda da Famup para este ano. Para Roberto Baima, a Federação ganhou destaque nacional sob o comando de George Coelho, justamente pelas lutas iniciadas na Paraíba e que chegaram a Brasília, como a mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019 que propõe a extinção dos Municípios de até cinco mil habitantes que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos municipais sobre sua receita total.

Todos os prefeitos integrantes da diretoria reconheceram a atuação presente da Famup e parabenizaram o presidente George Coelho por garantir, em 2019, a descentralização dos serviços, aliada a capacitação de gestores e servidores, com abertura de canais de diálogo com os governos do Estado e Federal, uma maior aproximação da bancada federal paraibana no Congresso e o protagonismo nas lutas em defesa do municipalismo.

Para a prefeita Joyce Renally, é importante que a Famup permaneça presente na vida de todos os municípios paraibanos oferecendo ainda mais capacitações e buscando lutar por mais conquistas para que os municípios se tornem ainda mais fortes. “Temos uma gestão próxima dos prefeitos e isso é muito positivo. Este ano vamos aproximar ainda mais essa relação para termos uma Federação bem mais fortalecida”, afirmou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas