25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baRepresentantes da Prefeitura de João Pessoa e do BID realizam visita técnica...

Representantes da Prefeitura de João Pessoa e do BID realizam visita técnica ao projeto Cinturão Verde em Gramame

Na tarde desta quinta-feira (16), representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) realizaram uma visita técnica para conhecer as atividades produtivas do projeto Cinturão Verde, no bairro de Gramame. O objetivo é aplicar as atividades de produção e renda no projeto de urbanização e habitação, que atenderá comunidades nas imediações da Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), no bairro da Torre, em João Pessoa, e irá beneficiar os moradores da região.

O secretário de Trabalho, Produção e Renda (Setrab) da PMJP, Flávio de Araújo, explicou como funcionam os trabalhos no local e garantiu resultados excelentes na produção dos agricultores. “Essa visita é bastante importante, pois compartilhamos experiências positivas do trabalho que já desenvolvemos no projeto Cinturão Verde e que será também aplicado para os moradores da região da Beira Rio. Aqui, além do financiamento, oferecemos aos agricultores toda assistência técnica e logística. Temos também um veículo para auxiliar no dia a dia da produção e contribuímos também no processo de comercialização”, destacou.

Na visita, foi apresentada a produção da tilápia realizada por moradores da região e o apoio da PMJP, além do cultivo de muda de flores, que já está em desenvolvimento. “Estamos observando e conhecendo as atividades produtivas que possam fortalecer o aspecto da geração de trabalho e renda para comunidades e atividades onde a gente possa fortalecer essa parceria para o pessoal, visando fortalecer e conhecimento conjunto de todas as políticas públicas”, disse Daliana Grise, coordenadora de Aspectos Sociais do Programa João Pessoa Sustentável.

O morador da região, Francisco Ferreira da Silva, que foi beneficiado com o empréstimo do Banco Cidadão e conta com todo o apoio da PMJP na produção de peixe, relata que a parceria com a Setrab foi fundamental para mudar a sua vida e de toda a sua família. “O projeto tem me ajudado muito, pois a gente não tinha condições para fazer um poço desse e agora a gente já está entrando no terceiro. Tudo isso é graças à Prefeitura de João Pessoa, que ajudou a mudar totalmente a minha vida para melhor e sei que continuará ajudando outras pessoas de outros locais”, contou o agricultor.

O Programa – O Programa Cinturão Verde, da PMJP, que incentiva a agricultura familiar, vem mudando o perfil da economia agrícola na Capital, agindo como mediador da relação entre consumidor e produtor rural. Capitaneado pela Secretaria de Trabalho, Produção e Renda (Setrab), só agora em 2019, o programa já liberou R$ 1.200.000,00, um incentivo que se estende, também, para aquisição de máquinas, equipamentos e implementos destinados à atividade agrícola.

O programa beneficia ao todo 250 famílias de pequenos produtores de alimentos orgânicos, além de pequenos pecuaristas, gerando trabalho e renda com clientela fixa nas feiras em diversos bairros da Capital. “É um incentivo à produção agrícola e, ao mesmo tempo, incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. O programa atua em diversas vertentes, mas nesse aspecto, os ganhos são incomparáveis, tanto para os produtores quanto para os consumidores”, ressalta Flávio Araújo.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas