26.4 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo entrega nova USF em Cruz das Armas e gestão chega a...

Cartaxo entrega nova USF em Cruz das Armas e gestão chega a 31 unidades novas ou reformadas na Capital

Expandindo os serviços oferecidos na Atenção Primária na Capital paraibana, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta segunda-feira (9), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Cruz das Armas. Com mais este equipamento, a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) chega à marca de 31 USF entregues, entre construídas, reformadas e ampliadas. A USF Cruz das Armas II atende a uma população de mais de 12 mil pessoas com três equipes integradas e diversos serviços. Até o próximo ano, será um total de 45 unidades entregues.

“Nossa gestão tem sido marcada pelos fortes investimentos na saúde, em todos os níveis, desde a Atenção Primária até a Atenção Especializada e hospitalar, melhorando os atendimentos e potencializando mais serviços para chegarem a quem mais precisa, o que é mais importante. E agora estamos entregando mais uma USF,  aproximando mais os serviços da população com profissionais qualificados para os atendimentos e em espaços mais confortáveis e humanizados”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Localizada na Rua Tomás Gomes da Silva, em Cruz das Armas, na Comunidade do Baleado, a unidade é integrada com três equipes de Saúde da Família, cada uma composta por médico, enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagens, agente comunitário de saúde (ACS) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. As três equipes já atendiam à população  em espaços alugados, mas agora passam a contar com um prédio novo, construído de acordo com os padrões para atendimento em USF e com capacidade de oferecer mais serviços.

O investimento da PMJP na construção da nova unidade foi de R$ 1.039.080,20. A estrutura do prédio contará com três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, três equipes de saúde bucal, sala de observação, sala de vacina, curativo, recepção, farmácia, copa e banheiros adaptados.

Quando assumiu a PMJP, em 2013, além de muitas unidades funcionando em casas alugadas, a cidade contava com 183 equipes de saúde da família. Com esta entrega desta segunda-feira (9), a gestão já conta com 203 equipes, melhorando não só os espaços físicos das unidades e entregando novos prédios, mas também ampliando o número de equipes para melhorar os atendimentos em todas as regiões da cidade. Todas as unidades contam com o trabalho dos profissionais do Programa Gerente Saúde, que atuam como multiplicadores de uma saúde mais humanizada na Atenção Básica da rede municipal.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas