25.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baImunização: PMJP realiza ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra o Sarampo...

Imunização: PMJP realiza ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra o Sarampo neste sábado

Cerca de mil profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estarão mobilizados em mais de 100 postos de imunização neste sábado (30), até às 12h, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A segunda fase da Campanha teve início no dia 18 de novembro e é destinada a adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, mas o município estenderá para adultos até 49 anos.

A abertura oficial da Campanha será na Praça das Acácias, no Parque da Lagoa, no período das 8h às 12h. Em João Pessoa a meta de 95% de vacinação foi atingida no que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), para crianças com idade de um ano.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (Torre), de segunda à sexta-feira e, faz parte do calendário de rotina.

Em 2019 foram administradas até o momento 47.982 doses da vacina tríplice viral. No público com a faixa etária de 20 a 29 anos foram administradas 8.242 doses.

A cobertura em crianças de um ano de idade está em 96,86%, superando o recomendado pelo Ministério da Saúde que é 95%. “Estamos convocando toda a população que se encaixem no perfil desse chamamento para procurarem uma USF e, se necessário tomar a vacina”, informou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da PMJP. “Estamos trabalhando para criar um bloqueio sanitário e, protegendo as pessoas contra a doença, considerando que a vacina é a única forma de prevenção para o sarampo”, completou.

Dados – Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), 2019, foram notificados 53.761 casos suspeitos de sarampo, destes, foram confirmados 11.896 (22,1%) casos, sendo 9.300 (79,0%) por critério laboratorial e 2.596 (21,0%) por critério clínico epidemiológico. Foram descartados 22.089 (41,1%) casos e permanecem em investigação 19.776 (36,8%).

Em João Pessoa houve casos de sarampo nos anos de 2010, 2013 e 2019. Em 2010 foram 50 casos confirmados e 2013, seis casos da doença. Já em 2019 foram notificados 97 casos suspeitos, com 18 confirmados, 55 descartados com amostras positivas no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba e Laboratório de referência nacional – FIOCRUZ).

Também devem tomar a vacina: As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses a criança irá tomar a tríplice viral e com 15 meses a tetra viral. Crianças menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), terão o cartão de vacinas atualizado e será ofertado a vacina conforme situação vacinal encontrada. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

“Menores de 30 devem comprovar duas doses da vacina com componente do sarampo e, na faixa etária de 30 a 49 anos, a comprovação de uma dose. Se o usuário for profissional de saúde, independente da idade, deve ter duas doses da vacina”, ressaltou Fernando Virgolino.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas