27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaWilson Filho irá recorrer de decisão que isentou Manaíra Shopping de obedecer...

Wilson Filho irá recorrer de decisão que isentou Manaíra Shopping de obedecer lei dos 20 minutos nos estacionamentos

O deputado estadual Wilson Filho (PTB) anunciou que irá recorrer da decisão da juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que isentou o Manaíra Shopping de cumprir a Lei Estadual nº 11.504/2019, que garante 20 minutos de carência nos estacionamentos de shoppings, universidades, hospitais e qualquer entidade pública ou privada que cobre pelo uso de estacionamentos.

 

Ele afirmou que o argumento da juíza para conceder a liminar, de que leis que versam sobre propriedade privada são de competência da união, não tem fundamento, pois a lei trata sobre direito do consumidor – seara que é de competência das assembleias legislativas. Ele lembrou que a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Procuradoria-Geral do Estado, que recomendou ao governador João Azevêdo a sanção, é de que a lei é constitucional.

 

“Em nenhum momento falamos de gratuidade, mas de direito do consumidor. O próprio judiciário paraibano tem vasta jurisprudência, sempre ressaltando a relação de consumo quando o assunto é a guarda do veículo. Quando você estaciona, o estabelecimento assume o ônus da guarda do carro e qualquer dano é passível de demanda jurídica. Estamos tratando, portanto, de direito do consumidor, que é uma prerrogativa da Constituição Federal. Quando colocamos o prazo de 20 minutos, é para quem não utilizou o serviço. Qual é o fundamento comercial de um estacionamento de um estabelecimento? Guardar o seu veículo. Se você entrou no estacionamento e não estacionou ou até queria, mas não achou vaga, é muito abusiva a cobrança da taxa”, destacou.

 

Wilson Filho, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor, lembrou que em todo o Brasil existe carência em estacionamentos pagos de empreendimentos, seja por lei municipal ou estadual, firmamento de termo de ajustamento de conduta (TAC) entre Ministério Público, estabelecimentos e Executivo ou por iniciativa voluntária dos empresários, que entendem a importância da carência para uma prestação de serviço melhor para os consumidores.

 

Validade da lei

 

O parlamentar ressaltou que a decisão judicial se aplica apenas ao Manaíra Shopping e que os demais estabelecimentos: universidades, hospitais, supermercados, aeroporto etc. continuam obrigados a cumpri a lei sob pena de multa de R$ 1.500 por cada cliente que teve o direito tolhido.

 

“Aqueles que percebam que em algum local a lei não está sendo respeitada, procure-nos nas redes sociais, procure a ouvidoria da Assembleia, ligue para o 151 do Procon estadual para que ele possa fiscalizar e multar os infratores”, informou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas