Procon-JP libera tabelas de preços coletados em 3 semanas para comparação durante Black Friday

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está divulgando as tabelas de preços coletados durante três semanas nas lojas da Capital dos produtos mais procurados durante a Black Friday, que se realiza na próxima sexta-feira (29). Os preços nas lojas virtuais também estão sendo monitorados para verificação da veracidade dos descontos anunciados.

O Black Friday é uma ação de consumo que se caracteriza por oferecer grandes promoções em diversas lojas, virtuais e físicas. Segundo o secretário Helton Renê, foram levantados preços de mais 800 itens em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais, desde o início de novembro.

O titular do Procon-JP explica que “há três semanas estamos trabalhando nessa pesquisa de preços. Compilamos o valor dos itens mais procurados durante a Black Friday nas lojas físicas, inclusive os que estavam sendo antecipados como promoção, já realizando um primeiro comparativo”.

Publicidade enganosa – Helton Renê salienta que as lojas não são obrigadas a dispor de todos os seus produtos para a promoção, porém, os que não estão com preços reduzidos não podem ser anunciados como se estivessem, sob pena de se configurar publicidade enganosa. Por isso, o consumidor deve ficar atento na hora das compras”.

Os produtos – A pesquisa levantou preços de produtos como aparelho celular, fogões, geladeiras, microondas, máquinas de lavar, ventilador, ferro de passar, ar-condicionado, aparelhos de TVs e notebooks. “Estes são produtos bastante procurados nestas promoções. Por isso, quem vai às compras no próximo dia 29 deve consultar nossas listas de preços”.

Cresce a cada ano – De acordo com o secretário do Procon-JP, o Black Friday vem crescendo a cada ano no Brasil e, toda vez que ocorre, há sempre denúncia de fraudes nos descontos. “Já constatamos, em anos anteriores, que alguns lojistas se aproveitam da boa-fé do consumidor neste momento por que sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano e por isso aconselho ao consumidor ficar atento e denunciar aos órgãos de defesa do consumidor quaisquer irregularidades encontradas”.

Acesse a pesquisa completa http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2019/11/TABELAS_BLACK-FRIDAY.pdf

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.