30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baBanda 5 de Agosto e Artesan Trio se apresentam no 7º Festival...

Banda 5 de Agosto e Artesan Trio se apresentam no 7º Festival de Música Clássica na tarde desta quarta-feira

A música clássica é destaque durante toda essa semana na Capital. Nesta quarta-feira (27), dentro da programação da tarde do 7º Festival Internacional de Música Clássica, o Mosteiro de São Bento recebe, a partir das 14h30, a Banda de Música da Cidade de João Pessoa (5 de Agosto). Já às 16h, na Primeira Igreja Batista, localizada no Centro da Capital, é a vez do grupo Artesan Trio se apresentar. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.

Abrindo a programação desta terça-feira (26), a Orquestra do projeto Ação Social Pela Música de João Pessoa, unidades Mangabeira e Gervásio Maia, se apresentaram e emocionaram o público. Com a regência do maestro Samuel Espinoza, a orquestra trouxe grandes sucessos da música clássica para apresentação. A orquestra da unidade de Mangabeira, que é formada por estudantes de 6 a 16 anos, atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. Já a do Gervásio Maia, é formada por alunos de flauta doce e a equipe docente é composta por professores de instrumentos de sopros, atendendo uma media de 60 crianças e pré-adolescentes.

Para José Guilherme, de 13 anos, que faz parte do projeto apenas há um mês, é um grande privilégio participar do festival. “Eu estou a tão pouco tempo na Ação Social Pela Música e, logo iniciando, já tive a oportunidade de poder tocar aqui, neste grande festival. Espero que seja apenas o começo desta minha carreira, que pretendo dar continuidade, buscando aprender cada dia mais, me esforçando bastante, assim como já faço hoje, estudando o meu instrumento todos os dias da semana, no horário da tarde”, disse o estudante.

O maestro Samuel Espinoza disse que foi a primeira vez que viu um adolescente participar de um festival em tão pouco tempo tendo contato com o instrumento musical. “Esse menino bateu um recorde absoluto, em tão pouco tempo já participando de um festival internacional. Meus parabéns para ele e que esse exemplo sirva para muitos outros músicos”, comentou.

Com participação de um grande público, mais de 60 estudantes da Rede Municipal de João Pessoa tiveram a oportunidade de assistir a essa apresentação. Na programação desta terça-feira, os alunos da Escola Municipal Radegundes Feitosa Nunes visitaram o Mosteiro de São Bento para ver de perto o festival. Durante toda a semana outras escolas irão participar do evento. “Participando do evento aqui eu pude sentir desejo de também estudar música, achei tudo tão lindo. A música acalma a gente e com certeza vou indicar para minha família e amigos poderem vir assistir também”, disse a aluna da Escola Radegundes Feitosa, Ingrid Evelyn.

Dando continuidade a programação da tarde do Festival de Música Clássica, a Primeira Igreja Batista recebeu o grupo Iamaká. Atuando desde 2012, o grupo se apresentou em importantes eventos: Festival de Inverno de Garanhuns; Fepac; Festival de Flauta Doce e I Circuito Cultural Universitário Internacional. O Iamaká, vinculado ao DeMus-CCTA-UFPB, em parceria com IFPB e EEMAN, se dedica à música antiga, em especial a medieval-renascentista, e à contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros.

Além do grupo, se apresentou também o Coro de Câmara de Campina Grande, que foi criado em 2010. O Coro já se apresentou em várias cidades da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e São Paulo, sob a regência de maestros brasileiros, norte-americanos e europeus.

Festival – O Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa conta com 22 apresentações (concertos e recitais), 12 masterclasses e mais de 30 atrações. O evento, um dos mais destacados do gênero erudito no Brasil, e que em sua sétima edição homenageia a Bossa Nova, está sendo realizado até o dia 30 de novembro.

Para conferir mais notícias, toda programação de concertos, locais, além do perfil dos músicos é só acessar o site oficial do evento: musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas