Parceria garantirá descentralização do Cedmex para Santa Rita

Os usuários de Santa Rita que utilizam remédios especiais fornecidos pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) serão beneficiados com a descentralização dos serviços. O centro está em fase de implantação no município e a medida permitirá que os pacientes não precisem se deslocar até João Pessoa para a retirada dos medicamentos. A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santa Rita.

Em mais uma etapa desse processo, farmacêuticos e auxiliares de farmácia participaram de uma capacitação no Cefor-RH. Quando implantado, serão beneficiados pacientes crônicos (asma grave, osteoporose, Hepatite C, entre outras enfermidades) ou com doenças que utilizam medicamentos de alto custo.

Cerca de mil pacientes de Santa Rita serão atendidos com a descentralização. “Esta iniciativa é importante porque esses usuários não precisarão mais sair de Santa Rita para receber sua medicação, que é cara e disponibilizada pelo Estado. Isto facilita a vida das pessoas que precisam dessa medicação e encontram dificuldades de se deslocar, seja por motivos financeiros ou por locomoção”, destacou Luciano Carneiro, secretário de Saúde do município.

Segundo explicou, o serviço será implantado de forma gradativa. “À medida que os usuários forem renovar e atualizar o pedido administrativo no Cedmex da capital, serão encaminhados para o atendimento em Santa Rita, onde passarão a receber a assistência”, disse Luciano.

A contrapartida do município é a concessão do local e dos servidores que vão atuar na dispensação dos medicamentos. A unidade de Santa Rita será instalada no prédio do antigo PAN, em frente à Praça da Saúde, e deve funcionar já no mês de dezembro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.