30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baMusicistas da Argentina, Rússia e Bielorrússia são atrações do Masterclass desta terça-feira

Musicistas da Argentina, Rússia e Bielorrússia são atrações do Masterclass desta terça-feira

Os violoncelistas Eduardo Vassallo (Argentina), Stanimir Todorov (Bulgária) e a violonista Júlia Dinerchtein (Bielorússia) darão aula especial nesta terça-feira (26), a partir das 10h, no Hotel Globo e Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico. A aula é gratuita para músicos e ouvintes inscritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica, que teve abertura oficial no último domingo (24). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O argentino Eduardo Vassallo, com apenas 17 anos, era membro fundador do Quarteto de Cordas da Rádio Nacional e violoncelo solo da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina. Em 1980, mudou para a Europa para continuar seus estudos na Academia Internacional de Música Menuhin, em Gstaad, com Radu Aldulescu, Yehudi Menuhin e Alberto Lysy. Participou de gravações e turnês mundiais e fez estudos com Pierre Fournier e Radu Aldulescu. Mudou para Colônia em 1986, para estudar com Boris Pergamenschikow e membros do Amadeus Quartet na Hochshule fur Musik.

Desde 1989, é o violoncelista principal da Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, sob a direção de Simon Rattle. É um dos fundadores e diretores do Birmingham Ensemble, com residência na Prefeitura de Birmingham. Lecionou em cursos de verão na Suíça, Portugal, Espanha e América do Sul. Como solista, ele deu recitais por toda a Europa e América do Sul, além de tocar concertos com várias orquestras.

Stanimir Todorov nasceu na cidade de Sofia (Bulgária) e começou no violoncelo ainda jovem. Recebeu bolsa de estudos da Academia Internacional de Música Menuhin (IMMA), em Gstaad, Suíça. Formado na IMMA e no Conservatório Europeu de Música de Paris, foi assistente do professor Aldulescu na IMMA, e se juntou à Camerata Lysy Gstaad como o primeiro violoncelo. Participou de importantes festivais na Suíça, Itália, Berlim e Apllonia.

Atuou como solista nas Orquestras da Rádio França, Dinamarca, Filarmônica de Monte Carlo, Nova Orquestra Sinfônica de Sofia, Filarmônica de Plovdiv, Filarmônica de Montevidéu e outras. Foi professor no Conservatório Real de Música de Copenhague; do Malmö Music Conservatory, Suécia e IMMA, Suíça. Lecionou masterclasses na Espanha, Guatemala, Bolívia, África do Sul, Bulgária e Argentina.

Foi premiado no Concurso Internacional Rostropovich (Paris, 1994). Em 1999, foi nomeado na Bulgária como “Melhor Jovem Músico Búlgaro do Ano”. Ele foi o primeiro violoncelo da Orquestra Nacional da Rádio Dinamarquesa, da Suisse Romande e da Orquestra Filarmônica de Monte Carlo. Atualmente é solista na Orquestra Estável do Teatro Colón.

Julia Dinerchtein estudou violino na Escola de música em Minsk, Bielorrússia, e depois no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Elizabetha Gilels e Andrei Korsakov. Começou a tocar viola com Michael Kugel na Academia de Maastricht, onde recebeu o Mestre Solista Licenciatura com distinção. Desde 2002, Julia vive em Haia e realizou recitais e concertos de música de câmara na Holanda e no exterior, inclusive como membro do The String Trio Haia e Quarteto Viola Zemtsov.

Ela é professora de viola do Conservatório de Roterdam, Maastricht Conservatório, Artez Conservatório (Arnhem / Zwolle) Musicalmente Talent Academy (Utrecht) e violino / viola Hellendaal Music Institute, em Roterdam. Todo verão ministra master classes na Itália e outros países europeus, como também na China, Colômbia, Espanha e EUA. Julia trabalhou na Orchestra Monnaie (Bruxelas Opera), Orquestra Filarmônica de Flandres, Bruxelas Philharmonic (BRT), Holanda Symphonia e a Orquestra Sinfônica de Limburg. Julia é a segunda vencedora do Concurso Internacional de Viola (Beethoven na Áustria).

Toda a programação do 7º Festival Internacional de Música Clássica pode ser conferido no site do evento no link: https://bit.ly/2XCbhdg

SERVIÇO:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA
MASTERCLASSES
Terça-feira (26/11)
Local/Horário: Hotel Globo, 10h
Violoncelo: Eduardo Vassallo (Argentina)
Violoncelo: Stanimir Todorov (Bulgária)
Local/Horário: Centro Cultural Casa da Pólvora, 10h
Viola: Julia Dinerchtein (Bielorrússia)

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas