27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo recebe prêmio e João Pessoa é reconhecida com maior percentual de...

Cartaxo recebe prêmio e João Pessoa é reconhecida com maior percentual de áreas verdes urbanas do Norte/Nordeste

Premiação é resultado do conjunto de boas práticas ambientais realizadas na capital paraibana, que já plantou 200 mil novas mudas de árvores nativas

Reconhecida como uma das cidades mais verdes do País, João Pessoa foi considerada a capital com maior percentual de áreas verdes urbanas do Norte/Nordeste. O anúncio foi feito neste domingo (24/11) durante a entrega do prêmio do Arbor & Urbe, concedido ao prefeito Luciano Cartaxo no Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana, o maior sobre o tema no continente, que acontece Município. A premiação levou em consideração ações como o programa “João Pessoa, Cidade Jardim”, as mais de 200 mil mudas plantadas nos últimos sete anos, além da área de cobertura vegetal da cidade de 30,67%.

“Em João Pessoa, o futuro já começou. Planejamos a cidade para os próximos 20 anos, tendo a dimensão social, econômica e ambiental da sustentabilidade como princípios. Só alçamos a marca da capital com a maior qualidade de vida do Nordeste porque fomos também a cidade que mais investiu em arborização urbana na região. Fizemos isso com atenção especial a cada nova avenida implantada ou área de lazer construída e revitalizada, transformando áreas degradadas em espaços urbanos mais verdes. Ainda temos muitos caminhos a percorrer, com muitos motivos para seguir em frente”, disse o prefeito Luciano Cartaxo ao receber a premiação.

A capital paraibana foi também reconhecida por potencializar a convivência dos moradores com novas áreas verdes. “A arborização assumiu protagonismo no maior programa de parques e praças da história da Capital, que já chegou a 54 áreas da cidade. A Praça da Independência, o Parque da Lagoa e o novo parque da Bica são exemplos de espaços que receberam novo projeto paisagístico, com a inclusão de novas espécies de árvores e arbustos da mata nativa. É um novo conceito de cidade, mais sustentável, como um grande jardim aberto à população”, mencionou o diretor do departamento de paisagismo de João Pessoa, Sérgio Chaves.

Programação – Os eventos se estendem até o dia 27 com uma vasta programação no Hotel Tambaú, sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), International Society of Arboriculture (ISA), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e com apoio do Crea-PB. A programação inclui palestrantes internacionais, visitas técnicas, mini-cursos, mesas redondas, conferências, painéis, exposição de produtos e o X Campeonato Brasileiro e o II Ibero-Americano de escalada em árvores.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas