26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm nota, vereador Marcos Vinícius destaca dia da “consciência negra”

Em nota, vereador Marcos Vinícius destaca dia da “consciência negra”

O vereador, Marcos Vinícius Nóbrega (PSDB), emitiu nota na manhã desta quarta-feira (20) em que destacou a “dívida histórica” do Estado brasileiro “com a população negra”.

Marcos também lembrou a “morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo Palmares, símbolo da luta negra contra o regime escravocrata e pela defesa dos direitos do seu povo”.

Nota:

Quero me congratular com todos os que se manifestaram no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, especialmente com a vasta mobilização que será feita em todo país, com atividades culturais, com debates de conscientização e de elevação da autoestima da população negra, que sempre tem sido discriminada no País.
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares líder do Quilombo Palmares, símbolo da luta negra contra o regime escravocrata e pela defesa dos direitos do seu povo., reforça a busca por ampliação de políticas afirmativas, igualdade de oportunidades e respeito pelo passado e presente do povo negro.
Zumbi, um dos maiores expoentes da luta do movimento negro, morre sempre que direitos são negados ao seu povo, desfavorecido historicamente pela conjunta histórica e social. Zumbi morre todos os dias. Morre quando um negro é discriminado no seu espaço de trabalho, morre quando o salário de negros e negras é menor de que pessoas não negras, morre quando o jovem é vítima da violência por ser negro, morre quando as políticas públicas não alcançam os negros.
O Estado tem uma dívida histórica muito grande com a população negra deste país. Portanto, é preciso intensificar a luta no que diz respeito à discriminação sofrida ao longo dos séculos por negros. Enquanto não alcançarmos esse objetivo, não teremos uma democracia racial e tão pouco uma democracia neste país.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas