25.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baGoverno do Estado, Cartaxo, Veneziano, Adriano Galdino e demais políticos lamentam a...

Governo do Estado, Cartaxo, Veneziano, Adriano Galdino e demais políticos lamentam a morte de Lena Guimarães

Governo do Estado

O Governo do Estado da Paraíba vem externar profundo pesar pelo falecimento da jornalista Lena Guimarães. Ao tempo em que presta a mais singela e merecida homenagem a uma das jornalistas mais talentosas e respeitadas da Paraíba.

Lena Guimarães foi repórter, redatora e chefe de reportagem do Jornal A União, além de editora dos cadernos de Cultura, Cidades, Economia e Política no jornal Correio da Paraíba. Ela também ocupou o cargo de diretora de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação e de secretária de Comunicação do Estado, no governo José Maranhão (2009-2010). A jornalista foi ainda editora-geral do jornal O Momento e repórter regional da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil. Há alguns anos, mantinha coluna no Correio da Paraíba.

O Governo do Estado expressa ainda o desejo que os amigos e familiares de Lena Guimarães sejam confortados neste momento de perda, e que seu legado possa servir como alento para preencher o espaço deixado pela sua partida.

Luciano Cartaxo

Lamento profundamente o falecimento precoce da jornalista Lena Guimarães, uma das mais atuantes e qualificadas profissionais de jornalismo que conheci. Lena era nacionalmente reconhecida pela responsabilidade na apuração dos fatos, princípio fundamental do bom jornalismo e uma das suas marcas.

Sua seriedade e rara capacidade analítica conquistaram os paraibanos, fazendo dela uma referência. O seu público cativo acostumou-se com as informações precisas e uma leitura especial da realidade. Por onde passou, Lena foi exemplo da união entre talento e dedicação. Seu legado ficará por muitas gerações, que seja um símbolo permanente a orientar a prática do jornalismo.

Pessoalmente e profissionalmente, Lena Guimarães merece todo o nosso respeito e admiração. Solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por esta perda irreparável.

Veneziano

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) afirmou ter sido tomado de surpresa com o falecimento da jornalista Lena Guimarães, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 18, em um hospital particular de João Pessoa. “Era uma profissional que sempre nos recebia com muito carinho e respeito ao nosso trabalho, pautando sua atividade sempre nos bons preceitos jornalísticos”, disse.

Por onde passou, conforme o Senador, Lena deixou sua marca, não apenas na TV Correio, onde era comentarista de política, mas da mesma forma ao tempo em que foi Secretária de Comunicação do Estado, repórter do jornal Correio da Paraíba, Editora do Jornal Correio e do Jornal A União e assessora política.

Veneziano afirmou estar solidário com todos os profissionais de imprensa nesta segunda-feira triste. “O jornalismo paraibano perde um grande nome, uma mulher valorosa, de caráter e símbolo de amor ao que fazia. Ficam as boas lembranças, das incontáveis entrevistas e os bons diálogos nos nossos encontros. Que Deus a coloque num bom lugar”, destacou Veneziano Vital.

Lena Guimarães, que era natural de Cajazeiras, lutava contra um câncer de pâncreas havia alguns meses.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, d

Adriano Galdino

eputado estadual Adriano Galdino, em nome de todos os deputados da Casa Epitácio Pessoa, vem a público lamentar com profundo pesar a morte da jornalista Lena Guimarães, que atuava atualmente como colunista de política do Jornal Correio da Paraíba. Lena faleceu aos 62 anos vítima de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Ela deixa um filho, Daniel Guimarães.

Por incontáveis vezes o olhar crítico e justo de Lena Guimarães jogou luz sobre o trabalho da Assembleia Legislativa da Paraíba, ora elogiando o nível de discussões e a atuação dos parlamentares, ora com uma visão crítica que fazia todos refletir sobre a honrosa e difícil missão de representar o povo paraibano.

“Lena é uma referência no nosso jornalismo. Com uma trajetória marcada pela competência, ocupou durante muitos anos a editoria geral do Sistema Correio e ainda comandou a secretária de Comunicação do Estado. Sua postura sempre crítica foi sua marca registrada, fazendo o bom jornalismo e aguçando o senso crítico da população. Fica aqui os meus sentimos a toda a família e que ela seja recebida nos braços do Pai”, resumiu.

Como prova do reconhecimento ao trabalho desempenhado pela profissional em décadas de atuação, em maio deste ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu Medalha de Mérito Jornalístico a Lena Guimarães. A homenagem foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Romero

O prefeito Romero Rodrigues lamentou profundamente a morte, na manhã desta segunda-feira. 18, em um hospital particular de João Pessoa, da jornalista Lena Guimarães, colunista do Jornal Correio da Paraíba e uma das apresentadoras do programa Correio Debate, na TV Correio. Lena faleceu após travar uma luta contra um câncer no pâncreas, há vários meses.

– A imprensa paraibana perde uma das importantes referências das últimas décadas e o jornalismo do nosso Estado sofre uma perda incalculável – resumiu Romero Rodrigues, que disse ter conhecido Lena Guimarães praticamente desde que iniciou sua vida pública e sempre nutriu por ela admiração e respeito.

Natural de Cajazeiras, Lena Guimarães teve uma carreira marcada pela competência e superação de desafios. Foi repórter, editora setorial e editora-geral do jornal A União. Foi também diretora de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação.

O prefeito Romero lembra ter sido Lena a responsável pelo período de maior crescimento do Jornal Correio da Paraíba, numa expansão que terminou por dar grande visibilidade à sucursal do veículo em Campina Grande, com a estreia de um clichê especial para a cidade e ampliação dos investimentos na cidade.

Lena foi também secretária de Comunicação do Estado, assessora do senador Raimundo Lira e, ultimamente, vinha desempenhando funções de colunista e apresentadora no Sistema Correio da Paraíba. Até a conclusão desta matéria, não havia ainda informações sobre o local do velório e sepultamento do corpo da jornalista.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas