Centenas de alunos de Santa Rita apresentam projeto sobre tradições indígenas

Comer cuscuz, macaxeira, milho. Tomar um chá de ervas. Deitar em uma rede. Tudo é costume assimilado dos povos indígenas e que hoje faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. O projeto de Educação para a Cultura, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Santa Rita e o Instituto Alpargatas, tem como objetivo valorizar as origens da formação da nossa sociedade, que traz o índio como uma de suas matrizes principais.

Esta semana, estão acontecendo as culminâncias de apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal.  Alunos de várias escolas participaram de pesquisas de campo em aldeias, elaboração de árvore genealógica para conhecer as origens de cada estudante, produção de artesanato e pinturas, construção de indumentárias típicas, aprendizagem de músicas e das danças dos rituais para ampliar o conhecimento e contribuir para a valorização da cultura indígena.

Cada escola, da zona rural ou urbana, buscou uma abordagem do tema e as apresentações contam toda a riqueza cultural dos povos indígenas que está presente no dia a dia de todos. Este aprendizado contribui para a valorização e reconhecimento de toda a importância dos índios e a necessidade de preservação de seus costumes e tradições.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.