29.4 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo entrega 68ª creche em novo padrão e amplia número de vagas...

Cartaxo entrega 68ª creche em novo padrão e amplia número de vagas em berçários de 200 para 1.800; ouça

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta quarta-feira (13), a requalificação da Creche Rita Gadelha, no bairro Bancários. Com a unidade, o maior programa de investimentos na educação da história da Capital paraibana chega à marca de 68 Centros de Educação Infantil em novo padrão. Nos últimos sete anos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) saiu de apenas 12 turmas de berçário, para 82, fazendo saltar de 200 para 1.800 crianças de seis meses a um ano e 11 meses matriculadas nas creches.

A Creche Rita Gadelha, que atendia 100 crianças de 2 a 5 anos, é mais uma unidade de ensino de João Pessoa a ganhar uma turma de berçário. Atendendo a uma reivindicação da comunidade, que apresentava a necessidade de um espaço para atender também aos bebês da região, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) fez, além da requalificação, uma ampliação para tornar possível oferecer uma turma de berçário.  A unidade passou por obras de manutenção elétrica e hidráulica, pintura externa e interna, além de pinturas lúdicas, novo playground e troca de mobiliário.

“Em João Pessoa, o futuro começa mais cedo. Com esta entrega, aumentamos em nove vezes o número de bebês com acesso à Educação Infantil na nossa Capital. Uma mudança com impacto direto na vida das mães, que podem voltar ao mercado de trabalho, mas que se torna imprescindível para o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem destas crianças. É por que isso além de um novo ciclo escolar, o que vemos aqui é o passo decisivo para um novo ciclo de vida, com inclusão e mais oportunidades ainda na primeira infância”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Esse cuidado com as crianças pode ser percebido também em cada detalhe presente nas creches. Além do espaço acolhedor, renovado e confortável para as crianças, são oferecidos a elas todo o material didático, livros paradidáticos, brinquedos, produtos de higiene de extrema qualidade, além de cinco refeições diárias preparadas com o acompanhamento nutricional necessário para o bom desenvolvimento das crianças. A Creche Rita Gadelha, por exemplo, ganhou também uma horta, como já ocorreu em outras unidades, com o objetivo de despertar nas crianças desde cedo a importância da alimentação saudável e da preservação do meio ambiente.

“A gente tinha uma Educação Infantil antes e uma depois da gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Durante toda a história de nossa cidade, foram construídas apenas 43 creches, ou seja, era muita demanda reprimida, muita criança fora da sala de aula e sem acesso ao ensino, muitas mães aflitas porque não tinham com quem contar para auxiliar na educação de seus filhos. E hoje temos 89 creches. Construímos mais, modernizamos as unidades, implantamos um novo padrão e chegamos a locais onde o poder público antes não chegava. A população do Timbó sonhava com um berçário na Creche Rita Gadelha há mais de 10 anos e agora a gestão Luciano Cartaxo atende a mais esta solicitação das mães”, declarou a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas