32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baA partir desta quinta: Festival do Abacaxi da Cecaf reúne shows gastronômicos,...

A partir desta quinta: Festival do Abacaxi da Cecaf reúne shows gastronômicos, workshops, artesanato e apresentações culturais

Quem passar pela Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, a partir desta quinta-feira (7), vai encontrar uma vasta programação cultural, gastronômica e artística, além de contar com abacaxis sendo comercializados a preços mais acessíveis. Isso porque inicia o I Festival do Abacaxi da Cecaf. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o programa João Pessoa Cidade Criativa e o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM).

O evento se estende até o próximo sábado (9) e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi, que hoje é um dos principais produtos da agricultura estadual e proporciona inúmeros benefícios à saúde. Nesta quinta, a programação tem início às 5h, com a abertura da tradicional feira da agricultura familiar. Às 7h está prevista a apresentação do grupo de xaxado Reaprendendo a Viver. Às 9h inicia a apresentação da Cia Helohim de Dança: lavadeiras do Sertão. A partir das 9h10 acontece simultaneamente as Oficinas Criativas João Pessoa Artesã de crochê básico e ponto russo, que também acontecem à tarde. Às 10h, o show da Banda Tuareg’s agita agricultores e clientes e no mesmo horário acontece o show gastronômico da chefe Rita Patrícia. Às 11h30 haverá ainda o sorteio de kits Abacaxis para clientes.

“O evento chega para somar ao nosso calendário de atividades e pretende potencializar o lucro dos agricultores familiares, cozinheiras e artesãos nessa reta final do ano. A Paraíba é produtora em potencial de abacaxi e aqui a gente conta com produtores rurais de várias áreas que trabalham com esse fruto. A nossa expectativa é que o evento consiga tanto êxito quanto o nosso Festival do Milho, que já faz parte do calendário pessoense”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

A Cecaf conta hoje com 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. No local são comercializados produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. Também é possível encontrar produtos orgânicos.

Workshops – Durante o evento serão ministradas oficinas de crochê e ponto russo, coordenadas pela SPPM. As inscrições são gratuitas e para se inscrever, basta procurar a Cecaf, no José Américo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, levando RG, CPF e comprovante de residência. Ainda há vagas. Também é possível se inscrever na sede da Secretaria, no Paço Municipal, levando a mesma documentação, em horário de expediente, das 8h às 17h.

Programação – É possível conferir a programação completa acessando: https://midi.as/lWT2.

Localização – A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, José Américo, vizinho ao NATU-TRE.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas