25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baDeputados participam de lançamento do Cofinanciamento Estadual 2019

Deputados participam de lançamento do Cofinanciamento Estadual 2019

Os deputados estaduais participaram, nesta segunda-feira (4), do lançamento do Cofinanciamento Estadual 2019, do Governo do Estado. A iniciativa realizará a transferência de R$ 6 milhões do Fundo de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social. O evento aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções em João Pessoa. Os municípios, através do Cofinanciamento, poderão executar ações voltadas para a operacionalização, aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, o apoio do parlamento é de extrema relevância para dar governabilidade ao Executivo e ajudar a desenvolver ações que fortaleçam os municípios. “Aprovamos a preocupação social do governador João Azevêdo, que está repassando recursos para os municípios. O Governo do Estado com sua sensibilidade, com sua visão social, faz essa parceria com os municípios e lhes dá a oportunidade de atender principalmente os cidadãos mais vulneráveis e que precisam de uma assistência especial por parte das prefeituras”, declarou o presidente.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia, deputada Cida Ramos, ressaltou que o Cofinanciamento é uma medida que reafirma o compromisso do governo com uma política pública da qual muitos paraibanos necessitam. “Reafirmar a política de assistência social é dizer que em meio a uma crise sem proporção, do ponto de vista econômico, as pessoas tem sim proteção social, principalmente, os mais vulneráveis”, declarou.

Na avaliação do deputado Wilson Filho é importante que haja essa união de forças entre o estado e municípios. O deputado lembra que o momento da economia nacional ainda é difícil e assim como os governos estaduais necessitam do Governo Federal, os municípios também precisam do apoio do Governo da Paraíba.  “Em tom administrativo, o governador da Paraíba convida os prefeitos a fazerem esse cofinanciamento e nas ações da assistência social, em cada um dos municípios, o Poder Executivo dá a sua participação financeira”, declarou o parlamentar.

Wilson Filho parabenizou a ação do governador João Azevêdo que, segundo ele, estabelece como prioridade na sua gestão a união de forças. Já o deputado Felipe Leitão analisou que, com o apoio do Poder Legislativo, e através de ações como o Cofinanciamento, o Estado tem buscado desenvolver iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos paraibanos. “A Assembleia tem sido uma parceira de primeira hora do governador João Azevêdo. O parlamento não tem se furtado de desempenhar o seu papel. Estamos aqui hoje para aplaudir, mas também para colaborar com esta abertura de crédito para os municípios”, observou o deputado.

O governador João Azevêdo explicou que, além do repasse de R$ 6 milhões a ser enviado ainda em 2019 aos municípios, haverá também a implantação de um sistema que fará o acompanhamento da aplicação desses recursos.  “Será lançado um sistema informatizado para fazer toda a prestação de contas, tornando mais fácil para os municípios. A transferência será feita ainda este ano e basta que os gestores municipais agilizem a documentação”, explicou João Azevêdo. Na oportunidade, João também realizou a abertura do CapacitaPB 2019 e deu início ao curso de Aprimoramento da Gestão do Suas – Vigilância socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Orçamentária e Financeira.

O vice-presidente da ALPB, Genival Matias, o senador Veneziano Vital do Rêgo e o deputado federal Wilson Santiago também participaram do evento, que contou ainda com a presença de prefeitos, secretários de Assistência Social, gestores do Fundo Municipal de Assistência, conselheiros, contadores e técnicos diretamente envolvidos na gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas