27.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baEquipe de robótica da rede estadual da Paraíba vai representar o Brasil...

Equipe de robótica da rede estadual da Paraíba vai representar o Brasil em Portugal

Uma equipe formada por seis alunos, entre 15 e 17 anos, e três professores da Rede Estadual de Ensino conquistou o terceiro lugar no campeonato Latino Americano de Robótica – Latin American Robotic Competition (Larc) realizado de 22 a 26 deste mês, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG – RS), e representarão o Brasil na Robocup 2020, em Portugal. Eles competiram na modalidade ‘On Stage Advaced’ (Dança dos robôs).

A equipe construiu cinco protótipos que interagiram entre eles e com os alunos. Para o professor Thalles Araújo, “foram sete meses de muito trabalho. Devido a logística da viagem os robôs chegaram todos danificados, a equipe trabalhou na recuperação das máquinas e fez uma belíssima apresentação. O que mais chamou atenção foi a superação da equipe”, destacou.

Os estudantes são de três escolas de João Pessoa: Escola Cidadã Integral Técnica Mestre Sivuca; Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Sousa e Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira.

A competição é composta por fases. No primeiro dia, os estudantes foram entrevistados por uma bancada de especialista na área. Nos dias seguintes, fizeram uma demonstração aberta no palco e duas performances. “Além de estarem radiantes de felicidade, os estudantes falaram como foi interessante conhecer uma cultura diferente, no Rio Grande do Sul. E isso por meio da robótica. Você imagina a expectativa deles com a Robocup em Portugal?”, comenta o professor Thalles.

Para o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Cláudio Furtado, o resultado reflete a persistência dos jovens e o acerto na integração da pasta da Educação com a Ciência e Tecnologia. “Os estudantes estão de parabéns por terem representado tão bem a Paraíba. Os professores também, conduzindo o conhecimento aplicado pelos estudantes. Comprovamos com isso os benefícios de integrarmos a Ciência, a Tecnologia e a Educação e vemos que estamos no caminho certo para o crescimento do nosso estado”, afirmou.

O Latino americano de Robótica é um dos eventos integrantes do Robótica 2019, que congrega olimpíadas, competições, mostras, workshops e simpósios na área de robótica. A edição do ano passado aconteceu em João Pessoa. No Rio Grande do Sul, mais de 300 instituições participaram. A data da Robocup 2020 será definida no próximo janeiro. Mas a presença da equipe está garantida, com o apoio da SEECT, conta o secretário.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas