26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baPMJP lança I Festival do Abacaxi com atividades de gastronomia, artesanato e...

PMJP lança I Festival do Abacaxi com atividades de gastronomia, artesanato e workshops gratuitos

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou o I Festival do Abacaxi na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). Durante o evento, foi anunciada a programação, que acontece de 7 a 11 de novembro, e promete reunir atividades gastronômicas, workshops, artesanato, apresentações culturais, sorteios, rodas de conversa e capacitações.

O I Festival do Abacaxi na Cecaf é uma realização da PMJP por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o programa João Pessoa Cidade Criativa e o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e outras Secretarias. O evento tem como objetivo estimular o fortalecimento da cadeia produtiva do fruto, que além de ser um dos produtos principais da agricultura familiar do Estado, também proporciona inúmeros benefícios à saúde.

O Festival será aberto ao público e as oficinas e worshops serão gratuitos. Para participar, basta levar RG e CPF e comparecer a Cecaf, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e realizar a sua inscrição. Já é possível se inscrever e as vagas são limitadas. “Os temas são muito atrativos para quem trabalha com artesanato, gastronomia e também para os comerciantes que querem se atualizar na área do empreendedorismo”, destacou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Durante o período do Festival será possível encontrar abacaxi sendo comercializado a preços mais acessíveis, assim como acontece durante o Festival do Milho, realizado no mês de junho. Os produtores estão empolgados com o evento e já se preparam para o período. “Comecei há algum tempo, mas dou uma força no plantio dos meus vizinhos. A população procura muito abacaxi na Cecaf e o terreno onde moro é fértil e propício para o plantio do fruto. Tô muito animado com o evento e já ampliei a produção para o Festival”, explicou José Trajano, agricultor familiar do município de Alhandra, há 44km de João Pessoa.

Durante a abertura oficial do evento os gestores fizeram uma fala institucional, detalhando a importância da realização do I Festival do Abacaxi na Cecaf. “João Pessoa não é uma cidade criativa à toa. Recebemos esse título graças a cada um de vocês, a essa determinação que cada um possui dentro de si, de fazer acontecer. Somos a cidade criativa do artesanato, da arte popular, mas também pela nossa gastronomia e outras áreas. Essa transversalidade dentro desses segmentos é muito importante e nós pretendemos incentivar essas atividades com a realização desse evento”, destacou Mariane Góes, coordenadora do programa João Pessoa Cidade Criativa, da Unesco.

“Um evento dessa magnitude favorece a produção do abacaxi, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, a Paraíba ocupa o segundo lugar a nível nacional na produção do fruto. Realizado a muitas mãos, o Festival vai favorecer desde o agricultor familiar aos artesãos e consumidores que frequentam a Cecaf”, destacou Edísio Peixoto, chefe de gabinete da Sedurb.

Cecaf – A Cecaf reúne 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. No local são comercializados produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. A qualidade dos produtos da Cecaf e a economia que é possível fazer no local são carros-chefes das feiras, que acontecem nas quintas, sextas e sábados, das 5h às 12h. Está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no José Américo.
Confira a programação completa:  https://midi.as/HxT2

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas