27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm João Pessoa, alunos que irão disputar Olimpíada Brasileira de Robótica viajam...

Em João Pessoa, alunos que irão disputar Olimpíada Brasileira de Robótica viajam na próxima segunda-feira

Os alunos de 12 escolas da Rede Municipal de João Pessoa já estão nos preparativos finais para disputarem a etapa da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR). Eles viajam na próxima segunda-feira (21) para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (16), eles foram recebidos na Estação das Artes, no bairro do Altiplano, pela secretária de Educação e Cultura (Sedec), Edilma da Costa Freire.

Todas as passagens aéreas, hospedagem, alimentação e as inscrições para a competição estão sendo custeadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Um investimento de cerca de R$ 265 mil, como explicou a secretária Edilma Freire.

“Temos uma enorme responsabilidade com todos estes alunos que irão viajar. Mais uma vez contamos com uma equipe numerosa, onde a prefeitura está presente desde o primeiro momento para garantir que todos busquem o destaque merecido, que tanto trabalharam para ter e conquistaram aqui, na etapa estadual. Toda esta estrutura da viagem vem sendo trabalhada desde janeiro. Precisamos justificar a saída e cobertura total pra 75 pessoas dentro de um processo licitatório, além de documentação, interação e protocolo, pois é assim que devemos tratar o dinheiro público”, pontuou Edilma.

Ao todo embarcam 75 integrantes, entre professores e alunos das Escolas Municipais Duque de Caxias, Paulo Freire, Antônio Nominando Diniz, Antenor Navarro, Aníbal Moura, José Novais, Antônio Santos Coelho Neto, Frei Afonso, Analice Caldas, Luiz Vaz de Camões e Santos Dumont, além dos integrantes da equipe da coordenação da Robótica Educacional da Sedec e professores de robótica.

“Nossos alunos estão focados nessa competição porque ela é classificatória para o Mundial da França 2010. Para fazerem uma bela apresentação, eles passaram pelo acompanhamento de uma coreógrafa para a modalidade ‘Dança com robô’. Estamos bem confiantes”, explicou a coordenadora da Robótica Educacional da Sedec, Sineide Andrade.

Equipes – A equipe Tireless, que representou a Escola Municipal Frei Afonso, foi campeã recentemente da XIII Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual. Isso tornou a escola pentacampeã estadual de Robótica. Já a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, busca o bicampeonato na categoria Dança com Robô. Esse ano a equipe disputou o mundial na Austrália.

Modalidades – As equipes que representam a PMJP irão competir nas seguintes modalidades: Rescue Maze; Onstage (dança com robôs); e Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Conquistas – Em 2013, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’.

Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos dessa mesma escola venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’. Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americano de Robótica (Larc), em Recife.

Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação. No ano passado a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, conquistou o ‘Campeonato Latinoamericano de Robótica 2018’.

Este ano, a Escola Municipal Frei Afonso foi campeã da XIII Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas