25.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaVeja os principais temas que serão debatidos na Câmara Municipal de João...

Veja os principais temas que serão debatidos na Câmara Municipal de João Pessoa nesta semana

No período entre os dias 7 e 11 de outubro, as tardes da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) estarão movimentadas com três discussões e uma homenagem. O Legislativo Municipal vai debater o ‘Plano Diretor de Mobilidade Urbana’, a regulamentação do transporte por aplicativo e o impacto do Extremotec na Capital paraibana, além de homenagear 598 estudantes. Serão realizadas duas sessões especiais, uma solene e uma audiência pública.

Na terça-feira (8), a partir das 14h, será realizada uma sessão especial para debater o ‘Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa’. A discussão, proposta pelo vereador Tibério Limeira (PSB), acontece no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Pessoense.

Tibério Limeira destacou que o Plano Diretor de Mobilidade será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte nos próximos anos. Segundo ele, por meio do Plano serão definidas diretrizes e propostas, que deverão ser consolidadas como lei, para que a Microrregião de João Pessoa tenha uma mobilidade de melhor qualidade. “Como presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, solicitei essa sessão especial para que sejam divulgadas informações sobre o andamento do Plano, como o objetivo de fomentar e facilitar o acesso às políticas de mobilidade urbana que estão sendo desenvolvidas e implementadas em nossa cidade”, justificou o autor da proposta.

Na quarta-feira (9), às 14h30, acontece uma sessão solene para entregar o ‘Diploma Estudante Destaque José Lins do Rego’ a 598 alunos, de escolas públicas e privadas da cidade, que se destacaram em Olimpíadas do Conhecimento. A solenidade, proposta pela vereadora Eliza Virgínia (PP), será realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Rodovia PB 008, Km 5, s/n, no Polo Turístico.

“Esses alunos destaque alcançaram a 1ª, 2ª e 3ª colocação em olimpíadas e concursos de disciplinas constantes na Base Nacional Comum Curricular, que aconteceram em forma de competição de conhecimentos intelectuais e/ou tecnológicos. Com essa homenagem, queremos incentivar esses estudantes a continuarem se destacando e servindo de exemplo para outros alunos”, defendeu a vereadora.

Uma sessão especial, proposta pelo vereador Lucas de Brito (PV), acontecerá na quinta-feira (10), a partir das 14h30, no Plenário da CMJP. O parlamentar pretende discutir a “regulamentação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, realizado por intermédio de operadoras de tecnologia em João Pessoa”.

Lucas de Brito é autor de um projeto de lei sobre o tema, que encontra-se com a tramitação suspensa, a pedido das categorias envolvidas com o assunto e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), para que todos contribuam com a legislação, que será debatida durante a sessão especial.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (11), às 14h, será realizada uma audiência pública para discutir o impacto do Polo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec), na Capital paraibana. A discussão, proposta pelo vereador Thiago Lucena (PMN), acontece na Estação das Artes, no Anexo da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, na avenida João Cirilo da Silva, no bairro Altiplano.

O vereador Thiago Lucena destacou que pretende discutir e expor o impacto que o Extremotec causou em toda a cidade desde sua criação, em 2017, atraindo grandes empresas multinacionais. Segundo ele, essas empresas estão se instalando na Capital paraibana em busca de três ativos fundamentais para o fomento de seus negócios: benefício fiscal, mão de obra qualificada e qualidade de vida. “Discutiremos todos os benefícios já gerados e promoveremos um estudo sobre o que ainda pode e deve ser melhorado, para que João Pessoa venha a ser reconhecida como um grande Centro Tecnológico”, justificou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas