Jogos dos Ciganos da Paraíba são abertos em Sousa e seguem até domingo

Os Jogos dos Ciganos da Paraíba 2019 foram abertos na manhã desta sexta-feira (4).  A solenidade ocorreu na Comunidade Pedro Maia, no município de Sousa, e contou com o desfile dos participantes e ainda a condução da tocha a cavalo pelo líder da comunidade e anfitrião dos Jogos, Francisco Figueiredo.

Até este domingo (6), cerca de 500 ciganos, em todas as faixas etárias, estarão movimentando as modalidades de: futebol de campo, futsal, atletismo, cabo de guerra e luta de braço, bem como apresentações culturais típicas. “As apresentações culturais fazem parte do protocolo cigano quando há eventos em seus territórios”, disse a coordenadora Isabel de Lourdes.

O representante da comunidade que recebeu a solenidade destacou a realização do evento. “Estamos todos gratos por receber os Jogos na nossa comunidade, denominada de Pedro Maia. O esporte é capaz de unir forças para beneficiar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e por isso, nossa gratidão”, afirmou Damião Silva, coordenador técnico.

Os Jogos dos Ciganos 2019 estão sendo realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e conta com parceria da Prefeitura Municipal de Sousa.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.